Por que você deve estar ciente do hipertireoidismo em gato?
Porque é a desordem glandular mais comum em gatos.
Desde que compartilha de diversos sinais com outras doenças felinas comuns como o diabetes, a insuficiência renal e mesmo a doença intestinal, pode ser difícil de diagnosticar.
Uma avaliação minuciosa do seu veterinário é necessária para fazer o diagnóstico correto.
O que é hipertireoidismo?
Hipertireoidismo em gatos é uma desordem causada pela produção em excesso de hormônio da tireóide a partir de um crescimento benigno ou um tumor da glândula tireóide. Embora quase todos os tumores da tireóide em gatos são benignos e raramente se espalham, a doença que causam pode ser uma ameça de vida.
Você também pode gostar:
Isso é porque os hormônios da tireóide estão intricadamente envolvidos no metabolismo do corpo. Os altos níveis de hormônios da tireóide presentes no hipertireoidismo em gato resultam em um metabolismo "super estimulado" e exercem efeitos negativos em muitos sistemas corporais. Com o tempo, estes efeitos negativos resultam nos sinais mais comuns do hipertireoidismo em gato.
- perda de peso. Perda de peso é o sinal mais comum em gatos com hipertireoidismo e é visto em até 98% dos gatos afetados, embora eles geralmente estão comendo quantidades adequadas de alimentos. É comum para gatos com hipertireoidismo estarem abaixo do peso e exibir uma aparência despenteada.
- aumento do apetite. Pelo menos 80% dos proprietários de gatos com hipertireoidismo relatam um apetite saudável ou muito robusto. Os gatos afetados exigem frequentemente mais alimento e comem vorazmente quando apresentados com suas refeições; no entanto, eles continuam a perder peso. Isto alude à seriedade do metabolismo super estimulado presente em gatos afetados.
- aumento da micção e água potável. Altos níveis de hormônios da tireóide causam maior produção de urina nos rins. Os proprietários de gatos com hipertireoidismo podem notar muitas vezes e maiores aglomerados de urina no lixo. Alguns gatos também podem urinar fora do lixo. Os gatos afetados igualmente bebem mais água para compensar para a produção extra da urina mas às vezes ainda desenvolvem a desidratação.
- vômitos e/ou diarreia. Cerca de 50% dos gatos com hipertireoidismo vai experimentar algum episódio de vômitos e/ou diarreia. Vômitos muitas vezes resulta de excesso rápido. Gatos com hipertireoidismo também vão experimentar o movimento rápido dos alimentos através de seus intestinos, o que pode resultar em diarreia e/ou aumento do volume fecal.
- hiperatividade e/ou mudanças comportamentais. Os proprietários de gatos com hipertireoidismo muitas vezes relatam aumento da atividade e inquietude, bem como o excesso de vocalizações. Alguns gatos afetados podem desenvolver uma tendência para a agressão e exibir comportamentos imprevisíveis ou incomuns.
Complemente a sua leitura:
Estes são os sinais mais comuns do hipertireoidismo em gato.
No entanto, devido à rotina de rastreio de meia-idade para os gatos mais velhos para esta desordem hormonal incrivelmente comum, muitos veterinários estão diagnosticando hipertireoidismo mais cedo do que nunca.
Como tal, alguns gatos afetados podem ter somente sinais menores com anormalidades limitadas em seus exames.
Uma pequena porcentagem de gatos com hipertireoidismo não podem exibir qualquer sinal de doença.