Diferentes espécies de algas prosperam sob diferentes condições de iluminação. Portanto, não há uma lâmpada específica para evitar algas. No entanto, a compreensão da forma como a iluminação do aquário funciona pode levar ao controle sobre algas.
Evite excesso de luz
Muitos tipos de algas prosperam quando um aquário está excessivamente iluminado. Você pode evitar isso usando a saída normal ou as lâmpadas fluorescentes. Use menos de 1,5 watts de potência por galão. Nos aquários de peixe, você precisa apenas de iluminação suficiente para ver seus peixes.
Você também pode gostar:
Plantas e Iluminação
Iluminação intensa, combinada com plantas de aquários saudáveis, pode realmente ajudar a manter as algas sob controle. As plantas de aquário são mais difíceis do que parecem; você precisa cuidar delas para que elas tenham um efeito positivo nas algas.
Com suas outras necessidades atendidas, plantas mais elevadas prosperam sob iluminação de alto desempenho, como fluorescentes compactas, lâmpadas de halogenetos metálicos e matrizes LED. Sob iluminação intensa, plantas de aquário prósperas superarsm as algas para obter nutrientes vitais, morrendo de fome nas algas.
Controlando a Luz
Controlando o tempo que o aquário recebe luz, chamado fotoperíodo, também pode ajudar a controlar algas. Um temporizador eletrônico para suas luzes pode facilitar o controle do fotoperíodo. Defina suas luzes durante 6 a 8 horas por dia. Com um fotoperíodo mais curto, quaisquer algas que necessitem de iluminação intensa vão encolher de volta.
Complemente a sua leitura:
Se o problema persistir, você pode aumentar o período de fotos para 8 a 12 horas por dia. Algumas algas prosperam sob condições de pouca luz, por isso aumentar a iluminação pode desencorajar o crescimento delas. Às vezes, experimentar é a melhor maneira de encontrar a quantidade certa de iluminação para o seu aquário específico.
Outros fatores
Como diferentes tipos de iluminação prosperam sob diferentes condições de iluminação, você também deve abordar outros problemas para evitar que as algas prosperem.
Todos os tipos de algas, independentemente das preferências de iluminação, precisam de compostos de nitrogênio para prosperar, incluindo amônia, nitrito e nitrato.
Você pode controlar compostos de nitrogênio, evitando o excesso de estoque e sobrealimentação do aquário. Alterações mensais de 25% da água também podem limitar esses nutrientes.