Abscesso em Cavalos
Autora:

Abscesso em Cavalos

Um abcesso é um acúmulo de pus (células brancas do sangue) que forma um nódulo, interna ou externamente, no corpo do seu cavalo.

Abscesso em Cavalos

Abscesso em Cavalos

Esse problema comum pode causar claudicação súbita e severa, mas geralmente se resolve rapidamente com o tratamento adequado.

Um abcesso é um acúmulo de pus (células brancas do sangue) que forma um nódulo, interna ou externamente, no corpo do seu cavalo.

Ocorre como resultado de uma infecção, à medida que os glóbulos brancos se reúnem para combater um antígeno estranho e, em seguida, morrem, ficando emparedados em uma cápsula enquanto o corpo tenta isolar a infecção.

Este nódulo geralmente é acompanhado por inflamação e pode ser doloroso, devido ao acúmulo de pressão.

Com o passar do tempo, o abscesso pode se romper, liberando pus.

Você também pode gostar:

Sintomas e tipos

  • Leve inchaço sob a pele
  • Um caroço firme que pode ser macio ou quente ao toque
  • Secreção de pus
  • Claudicação

Causas

  • Penetração da superfície da pele com um objeto estranho
  • Um ferimento
  • Um prego no casco
  • Infecção
  • Estrangelos (infecção bacteriana respiratória causada por Streptococcus equi)

Detectando Abcessos

“Os sinais clínicos dependem da gravidade da infecção; portanto, a claudicação pode variar de leve, mínima claudicação evoluindo para moderada e severa claudicação ”. “Outros sinais clínicos podem incluir inchaço, calor, tratos de drenagem (pus, geralmente cinza ou preto, da sola / banda coronária), aumento do pulso digital e evidência de lesões no casco (que podem introduzir bactérias nas estruturas internas do casco, levando abscessos).”

Em casos graves, dentro do casco, a bolsa de abcesso ou seus efeitos, como deterioração óssea, são visíveis em uma radiografia.

“Um exame de testador de casco que aplica força focal é freqüentemente vital para localizar um abscesso dentro dos limites do pé ”.

"À medida que a pressão aumenta, o mesmo acontece com a dor."

Além disso, ao aparar o pé, pode ser observado uma mancha preta na junção da sola ou da parede única, onde uma rachadura ou perfuração está contaminada com sujeira. Isso se destaca em contraste com o resto da sola limpa e aparada. Este trato contaminado pode levar a um abcesso (nem todas as rachaduras contaminadas causarão abscessos).

A maioria dos abscessos pode ser encontrada dessa maneira.

Diagnóstico

Ao examinar a área afetada, seu veterinário deve facilmente ser capaz de determinar se a ferida é um abcesso. O veterinário pode então pedir exames de sangue para verificar outras infecções. Muitas vezes, pequenas coisas entrarão ou ficarão sob a pele e ficarão infectadas, causando um abcesso.

Tratamento

Complemente a sua leitura:

Na ocasião, um veterinário pode prescrever um antibiótico para curar a infecção que afeta essa área específica do corpo do cavalo. Nunca drene um abscesso por conta própria. Se o abscesso não estiver presente há muito tempo, a ferida pode ser limpa com um esfrega anti-séptico.

Para drenar a infecção, o veterinário pode usar um cataplasma - uma massa úmida macia que é frequentemente aquecida e medicada, e depois aplicada sobre a área infectada. Às vezes, o veterinário pega uma amostra (cultura) do pus e envia para um laboratório para ver que tipo de bactéria está causando a infecção. Isso pode ajudar a determinar qual antibiótico é usado ou se um antibiótico é necessário. Se o abscesso estiver no casco, o o casco pode ter que ser aparado.

O curso do tratamento varia de caso para caso (e pode ser determinado pelo tipo de infecção, bem como a localização do abscesso), portanto, não tente administrar o tratamento por conta própria.

Viver e gerenciar

Cuidar de um cavalo com abscesso não precisa ser complicado. Após o abscesso ter sido tratado, mantê-lo limpo é fundamental. Certifique-se de que a área está se recuperando e preste muita atenção à saúde geral do seu cavalo. Se outros sintomas aparecerem, como claudicação ou mudança de apetite, faça com que seu cavalo seja reexaminado imediatamente por um veterinário. Muitos cavalos sentirão alívio imediato quando o abcesso se romper.

Saiba mais sobre: Cavalo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Abscesso em Cavalos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.