A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa que remonta a mais de 3.000 anos. Tem sido usado em animais quase tanto tempo: um manual sobre o uso de acupuntura em elefantes, pensado para ser 3.000 anos de idade, foi encontrado no Sri Lanka, em 1979.
Ao longo dos séculos, os praticantes mapearam uma série de pontos de acupuntura conectados juntos como luzes de Natal por caminhos chamados meridianos. Os gatos têm 112 destes acupoints.
Na medicina tradicional chinesa, a doença é vista como o resultado de um fluxo bloqueado ou excessivo de Chi, ou energia vital, através dos meridianos.
A acupuntura é uma das variedades de terapias que incluem ervas, acupressão, exercício e dieta, que os praticantes da medicina tradicional chinesausam para restaurar o fluxo apropriado do qui. A acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas, nos pontos de acupuntura. As agulhas desencadeam a liberação de endorfinas, os opiáceos naturais do cérebro, que alivia a dor e proporciona uma sensação de bem-estar. Eles também estimulam o acupoints, que pode atuar nos sistemas nervosos, imunes e endócrinos.
Os profissionais da medicina tradicional chinesa acreditam que, além de qualquer efeito sobre a química corporal, a inserção de agulhas no acupoints podem estimular ou suprimir o fluxo de Chi e restaurar o corpo para equilibrar.
Você também pode gostar:
A aproximação ocidental à acupunctura veterinária envolve tipicamente a inserção das agulhas na região onde o animal sente a dor um pouco do que em um ponto tradicional em outra parte no corpo. Os veterinários ocidentais usam a acupuntura na maioria das vezes para problemas como artrite, dor nas costas, lesões no tendão, displasia do quadril ou cotovelo, e problemas físicos do sistema nervoso.
A sociedade internacional de acupuntura veterinária afirma que a acupuntura em gato é indicada principalmente para problemas funcionais, como os que envolvem paralisia, inflamação não infecciosa (por exemplo, alergias), e dor, incluindo problemas osteomusculares, tais como a artrite ou a patologia do disco vertebral; problemas de pele, como lamber Granuloma; problemas respiratórios como a asma felina; problemas gastrointestinais, como diarreia; e os problemas reprodutivos selecionados.
Pode ser difícil de acreditar que um gato vai sentar, e ainda aceitar ter agulhas presas nele. Enquanto alguns gatos não toleram o tratamento, a grande maioria dos gatos aceitam a acupuntura. Quando conduzido por um médico qualificado, experiente, a acupuntura em gato não causa dor ou angústia.
As agulhas da acupuntura são muito menores do que uma agulha hipodérmica normal, geralmente somente 0.02 mm de largura, assim que não ferem como injeções ou como agulhas de coleta de sangue. Às vezes pode haver uma ligeiro sensação de ardência, mas isso não vai persistir quando a agulha é deixada na pele.
Complemente a sua leitura:
Porque os gatos não antecipam e se preocupam com o seu próximo compromisso, eles têm menos estresse, e, portanto, menos dor, do que um ser humano pode ter.
Um acupunturista veterinário experiente será simpático às necessidades do seu gato. Técnicas como o uso de um número mínimo de agulhas, inserindo algmas agulhas de cada vez, e deixando o gato descansar e esticar entre as agulhas fará o tratamento ser mais suave e agradável.
Se o seu gato realmente não pode lidar com agulhas, mas a acupuntura poderia ajudar, há métodos modernos de acupuntura com menos agulha, como lasers de baixo nível e luz infravermelha.
A acupunctura para gatos é um procedimento médico e deve somente ser executada por um acupunturista veterinário qualificado.
Não tem o procedimento realizado por alguém que dá acupuntura exclusivamente para os seres humanos. Seu veterinário pode ser capaz de recomendar um colega treinado como um acupunturista veterinário.
A acupunctura não deve ser usada como uma alternativa às drogas ou à cirurgia para o tratamento da dor severa ou aguda. Pode não ser apropriado para gatos com câncer.
Como sempre, antes de optar por empreender qualquer tipo de tratamento médico, holística ou de outra forma, para o seu gato, fazer a sua pesquisa e conversar com as pessoas que você confia, incluindo o seu veterinário.