O câncer de nariz (ou adenocarcinoma nasal) ocorre quando muitas células nas passagens nasal e sinusal do animal se unem.
A doença progride lentamente e ocorre tanto em cães quanto em gatos.
Estudos têm demonstrado que o câncer de nariz (adenocarcionoma nasal) é mais comum em raças de animais maiores do que em menores, e pode ser mais comum nos machos do que nas fêmeas.
Existem opções quando a doença é pega no início e tratada de forma agressiva.
Sintomas de adenocarcionoma nasal em cães
- Espirros
- Anorexia
- Convulsões
- Descarga nasal
- Deformidade facial
- Dor no nariz
- Massas obstrutivas no nariz do animal
Causas de câncer de nariz em cães
Um ambiente cheio de poluentes é uma causa conhecida de câncer de nariz em cães.
Diagnóstico de adenocarcionoma nasal
Os veterinários podem utilizar uma variedade de ferramentas para detectar câncer de nariz em cães. Uma câmera microscópica colocada no nariz (rinoscopia) pode ser usada para examinar a cavidade nasal, embora possa não ser eficaz se sangue ou massas estiverem obstruindo a visão. Uma biópsia será feita para um diagnóstico definitivo. Um diagnóstico também pode ser feito se as culturas bacterianas voltarem positivamente. O material dos gânglios linfáticos às vezes é examinado para ver se a doença se espalhou (metástase) em outras partes do corpo do animal.
Tratamento
Enquanto a cirurgia pode ser usada para remover um tumor, não é efetiva como opção de tratamento por conta própria. A radioterapia, quando combinada com a cirurgia, mostrou os melhores resultados em cães. Em alguns casos, a quimioterapia é prescrita.
Vida e Gestão
Se o câncer de nariz em cães não for tratado, o tempo médio de sobrevivência é entre três e cinco meses.
Quando a radioterapia é utilizada, as porcentagens de taxa de sobrevivência variam de 20 a 49% nos dois primeiros anos após os tratamentos.
É melhor seguir o plano de tratamento prescrito para garantir o melhor resultado possível para o seu animal de estimação.
Prevenção
Atualmente não há como prevenir o câncer de nariz em cães.