Os cães podem sofrer alergias ou uma resposta anormal do sistema imunológico contra substâncias estranhas chamadas "alérgenos". Alguns alérgenos incluem pólen, medicamentos e até mesmo alimentos. O veterinário Dr. Susan Wynn afirma que 10% das alergias de cães são relacionadas com alimentos e frango é um culpado comum. Meu cachorro pode ser alérgico ao frango?
Sintomas de alergia no cachorro
O sintoma de alergia mais comum que o seu cão irá exibir em resposta a um alérgeno alimentar como frango é a pele com coceira. Você pode notar que o seu cachorro vai constantemente lamber e coçar a cabeça, o pescoço, as orelhas e os membros.
Lambidas e arranhões excessivos podem levar a pontos quentes, lesões e perda de cabelo. Assim como os seres humanos, os olhos do seu cão podem ficar irritados e ele pode ter infecções no ouvido com freqüência. Seu cão também pode sofrer distúrbios digestivos.
Você também pode gostar:
É uma Alergia Alimentar?
Como muitos sintomas de alergia alimentar são semelhantes da alergia respiratória, alergia de contato e alergias a mordidas de insetos, é importante primeiro excluir outras alergias. Felizmente, existem algumas pistas que podem ajudar a descobrir se o seu cão está tendo uma alergia a frango.
As alergias alimentares podem ocorrer a qualquer momento durante o ano, ao contrário das alergias sazonais ou ambientais. Medicamentos como anti-histamínicos e corticosteroides que são usados para tratar outros tipos de alergias são ineficazes quando usados para tratar alergias alimentares. Consulte o seu veterinário se suspeitar que o seu cão sofre de qualquer tipo de alergia.
Períodos de eliminação e avaliação do alimento
Se você e seu veterinário suspeitarem que o seu cachorro pode estar sofrendo de uma alergia a frango, você pode ser instruído para iniciar uma "dieta de eliminação". Você será instruído para primeiro remover frango e produtos que contenham frango da dieta do seu cão.
Em seguida, escolha uma fonte de proteína, como peru ou cordeiro, que o seu cão nunca tenha comido antes e alimentar o cão por um período de 12 semanas.
É importante abster-se de alimentar o seu cão com qualquer coisa, exceto esta fonte de proteína, além de um carboidrato, como arroz ou milho. Se os sintomas do seu cachorro melhorarem depois que a dieta de eliminação acabou, comece a alimentá-lo novamente.
Complemente a sua leitura:
Você pode concluir que seu cão é alérgico a frango se ele começar a exibir sintomas depois de voltar a sua dieta anterior. No entanto, se não houve melhora após as 12 semanas, você precisa repetir o processo novamente, introduzindo um ingrediente alimentar que ele nunca comeu antes.
Alterações dietéticas
Uma vez que você confirmou que seu cão é alérgico ao frango, faça as mudanças apropriadas em sua dieta. Alimenar o cachorro com alimentos que ele tolerou bem durante a eliminação e os períodos de teste e fique longe dos alimentos que não fizeram bem para ele. Ao longo do tempo, no entanto, os cães tendem a se tornar alérgicos aos alimentos que comem regularmente.
É recomendada a variação da dieta de um cão a cada dois a três meses para evitar uma alergia alimentar ao desenvolvimento. Você também pode optar por alimentar seu cão com alimentos de cão hipoalergênicos comercialmente comercializados que não contenham aditivos, aromatizantes artificiais ou colorantes. Por fim, você pode escolher preparar refeições caseiras para o seu cão para que você estejano controle do que vai na comida do seu cão.
No entanto, é imperativo que você consulte seu veterinário ou um nutricionista para animais de estimação antes de preparar o alimento do seu cão para garantir uma dieta equilibrada e saudável.