Alimentos que são perigosos ou tóxicos para gatos
Autora:

Alimentos que são perigosos ou tóxicos para gatos

Você pode estar tentado a dar seus restos de mesa e deleites especiais, mas tenha em mente que certos alimentos podem ser venenosos e perigosos para o gato.

Alimentos que são perigosos ou tóxicos para gatos

Quando se trata do seu gato, você quer ter certeza de que ele tenha o melhor tipo de comida de gato para suas necessidades nutricionais. De vez em quando, você pode estar tentado a dar seus restos de mesa e deleites especiais, mas tenha em mente que certos alimentos podem ser venenosos e perigosos para o gato.

Alimentos que são perigosos ou tóxicos para gatos

Cebolas e Alho

Cebolas e alho podem causar danos aos glóbulos vermelhos do seu gato e levar à anemia. Esses alimentos são geralmente venenosos quando consumidos em grandes quantidades, mas a exposição a formas concentradas de cebola ou alho, como a mistura de sopa de cebola ou o alho em pó, também podem ser tóxicos.

Gatos com sintomas de letargia, fraqueza, apetite reduzido, gengivas pálidas e urina vermelha cor de laranja escura deve ser levado ao veterinário imediatamente.

Ovos crus, carne crua e ossos

Assim como os seres humanos, o consumo de ovos crus ou carne crua pode levar à intoxicação por salmonela ou E. coli em gatos. Os sintomas da doença variam, mas podem incluir vômitos, diarreia e letargia.

Salmonella e E. coli também podem ser transmitidas aos seres humanos, então tenha cuidado para lavar adequadamente as mãos depois de cozinhar e manter seu gato longe desses alimentos crus.

Ovos crus também contêm uma enzima que pode levar a problemas de pele e pêlo. Mantenha o seu gato de comer ossos crus, ossos crus também pode sufocar, ferir seu trato digestivo ou danificar seus dentes.

Chocolate e bebidas com cafeína

Todos ouvimos que o chocolate pode ser fatal para os cães, mas também é tão venenoso para os gatos. O chocolate contém substâncias chamadas metilxantinas, que podem causar vômitos e diarreia, alta temperatura corporal, tremores musculares, ritmo cardíaco anormal, desconforto abdominal, aumento da sede e convulsões.

Você também pode gostar:

As metilxantinas também são encontradas em bebidas com cafeína e devem ser evitadas. Veja o seu veterinário se o seu gato experimentar algum desses sintomas. Como regra geral, os chocolates mais escuros são mais perigosos do que o chocolate ao leite e o chocolate branco.

Álcool e massa bruta

Bebidas alcoólicas e alimentos que contêm álcool podem ser perigosos para o seu gato. A ingestão pode causar vômitos, diarreia, tremores, desorientação, dificuldade em respirar, coma e até a morte. Também é importante manter o seu gato longe da massa crua. A massa crua causa expansão no estômago ou cria álcool no estômago.

Se você acha que seu gato ingeriu até mesmo uma pequena quantidade de álcool, levar o gato imediatamente ao veterinário.

Leite e produtos lácteos

Mesmo que seu gato possa desfrutar de beber leite, não é necessariamente bom para ele. Os gatos têm problemas para digerir a lactose no leite, o que pode causar dor de estômago ou diarreia.

A maioria dos gatos é apenas exposto à lactose do leite materno quando são gatinhos. Como os gatinhos só bebem do leite de sua mãe por algumas semanas, seus sistemas digestivos geralmente não estão equipados para lidar com uma reintrodução da lactose.

Assim, enquanto alguns gatos não têm problemas para tolerar o leite, eles não são recomendados para beber nada além do leite de sua mãe enquanto gatinhos, devido à possibilidade de problemas digestivos.

Uvas e passas

Mesmo uma pequena quantidade de uvas e passas pode deixar o seu gato doente, uvas e passas podem até levar ao rápido desenvolvimento da insuficiência renal. Dentro de 12 horas de ingestão, ocorre o vômito.

Outros sinais que podem aparecer dentro de 24 horas incluem letargia, diarréia, apetite reduzido, dor abdominal, diminuição da micção e dor abdominal. Embora não esteja claro o porque, uvas e passas podem causar insuficiência renal em gatos, e até mesmo uma pequena quantidade pode criar um gato doente.

Complemente a sua leitura:

Os vômitos repetidos e a hiperatividade são sinais iniciais. Embora alguns gatos não mostrem efeitos negativos, é melhor não dar ao seu gato uvas e manter uvas e passas fora das bancadas e outros lugares acessíveis ao seu gato.

Comida de cão

Embora a comida para cães não seja tóxica para os gatos, seu gato precisa de um conjunto muito diferente de nutrientes do que um cachorro. Os alimentos para gatos devem conter muita vitamina A, taurina, ácido araquidônico e proteínas, e os alimentos para cães têm níveis muito mais baixos desses nutrientes.

Os cães podem sobreviver com níveis mais baixos de vitamina A e proteína, enquanto os gatos não podem. Os cães também são capazes de produzir taurina e ácido araquidônico, mas os gatos devem ter esses ácidos em seus alimentos. Sem uma quantidade suficiente de taurina, os gatos podem desenvolver doenças cardíacas, visão e problemas dentários.

Prevenir os gatos de comer alimentos perigosos

A vida e o bem-estar do seu gato dependem do tipo de comida que ela come. Ao manter alimentos venenosos e perigosos fora de seu alcance, além de se certificar de que ele consuma uma comida equilibrada, você está ajudando a ficar saudável. Aqui estão algumas dicas fáceis para evitar que seu gato coma alimentos perigosos e tóxicos:

  • Armazene alimentos fora do alcance do seu gato. A instalação de fechaduras a prova de gato em armários pode ser necessária para um gato curioso.
  • Não deixe seu gato no balcão enquanto você está cozinhando ou comendo.
  • Não alimente com os restos da mesa.
  • É especialmente importante ter uma maior atenção durante os feriados. Provavelmente há mais pessoas atraentes ao redor, muitas das quais podem chatear barriga do seu gato ou mesmo prejudicar.

Se você notar ou suspeitar que seu gato tenha consumido um desses alimentos, levar ao seu veterinário imediatamente. Embora alguns desses alimentos só possam causar um leve desconforto no seu gato, outros podem ser muito mais perigosos para sua saúde. Em caso de dúvida, pergunte ao seu veterinário para orientação.

Saiba mais sobre: Alimentação

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Alimentos que são perigosos ou tóxicos para gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.