A anemia é uma condição na qual o sangue é deficiente em glóbulos vermelhos, hemoglobina ou volume total. Os sinais de anemia em cavalos podem incluir baixo desempenho, falta de energia, fraqueza, letargia, perda de apetite e depressão.
Se um cavalo está determinado a ser anêmico, os veterinários podem investigar várias causas possíveis que podem levar a essa condição.
Surpreendentemente, uma das menos comuns é a deficiência de ferro, especialmente se o cavalo tiver acesso a pasto, porque o cavalo ingere um pouco de ferro com a sujeira que se agarra à forragem.
A causa mais comum de anemia em equinos é conhecida como anemia de inflamação, que é uma reação natural do corpo para manter suas reservas de ferro para ajudar a inibir crescimento bacteriano. Para um cavalo com anemia, é importante procurar infecções, como pneumonia ou abscessos.
A perda de sangue, como úlceras gástricas ou colônicas, também pode causar anemia. Normalmente, a proteína do sangue nesses cavalos também é baixa. Outras causas menos comuns de anemia incluem anemia infecciosa eqüina (o que o teste de Coggins detecta), piroplasmose, câncer e doença autoimune. Cavalos de corrida que receberam eritropoietina para aumentar a contagem de glóbulos vermelhos podem desenvolver uma anemia fatal. Cavalos que são sangradores geralmente não perdem sangue suficiente para se tornarem anêmicos.
Muitas causas possíveis de anemia geralmente podem ser descartadas com um exame físico.
Você também pode gostar:
Vários testes de diagnóstico podem ser usados para ajudar a determinar a causa da anemia. Estes incluem um hemograma completo e outro trabalho de laboratório, um teste de Coggins e um aspirado de medula óssea. Um veterinário é a melhor fonte de conselhos para determinar o status do cavalo, a causa do problema e o tratamento.
Anemia
Anemia em cavalos é definida como baixo volume sangüíneo. Há uma variedade de diferentes causas de anemia, e geralmente ocorre secundariamente a algum outro problema de saúde que o cavalo esteja experimentando.
Sintomas e tipos
- Desempenho incomumente ruim
- Fraqueza
- Letargia
- Perda de apetite
- Depressão
- Cabelo começa a perder brilho
- Sopro cardíaco
- Membranas mucosas pálidas
Causas
A anemia pode ser classificada como aguda (início rápido) ou crônica (persistente ou de longa duração). A anemia aguda é causada por uma rápida perda de sangue, como uma lesão traumática ou um vaso sanguíneo rompido. A anemia crônica às vezes é um pouco mais complicada e pode ter muitas causas, algumas das quais incluem câncer (especialmente tipos que afetam a medula óssea), doença renal crônica, úlceras gástricas ou deficiências nutricionais graves.
Diagnóstico
O diagnóstico de anemia é muito simples, mas encontrar a causa da anemia muitas vezes não é tão simples.
Complemente a sua leitura:
Um simples exame de sangue que mede o volume de células concentradas informará o veterinário se o cavalo está anêmico e, em caso afirmativo, o quanto foi afetado.
O volume de células concentradas não diz ao veterinário por que ou como o cavalo ficou anêmico.
Às vezes, mais diagnósticos são necessários para encontrar a causa, particularmente se a anemia é grave e o cavalo está muito debilitado.
Tratamento
O tratamento dependerá, em última análise, da causa subjacente da anemia.
No caso de hemorragia aguda, a fonte da perda de sangue deve ser interrompida. Isso pode exigir intervenção cirúrgica e geralmente é uma situação de emergência.
Depois que a fonte de perda de sangue for identificada e esperançosamente corrigida, o cavalo provavelmente será colocado em fluidos intravenoso.
Esses fluidos ajudarão a reforçar o sistema circulatório até que a medula óssea seja capaz de produzir mais glóbulos vermelhos. Para anemia crônica, o manejo da causa, se possível, é a melhor maneira de ajudar o cavalo.
Vivendo e gerenciando
Em todos os casos de anemia aguda, o repouso estrito é necessário. A duração do período de descanso será ditada por quanto sangue o cavalo perdeu. Para anemia crônica, o veterinário pode prescrever um suplemento dietético de ferro e outras vitaminas, como B12.
Prevenção
Após qualquer procedimento cirúrgico invasivo, o cavalo deve ter bastante descanso e tempo para recuperação e cura adequada.
Cavalos mais velhos ou cavalos recuperando-se de doenças crônicas devem receber uma ampla forragem de boa qualidade, juntamente com suplementos nutricionais, como dita o veterinário.