Anemia em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Anemia em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

As razões mais comuns para a anemia são a produção de glóbulos vermelhos reduzidos ou anormais pela medula óssea ou perda ou destruição.

Anemia em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

Anemia em gatos é uma condição quando existe uma baixa contagem de glóbulos vermelhos ou mal funcionamento das células vermelhas do sangue. Sem células vermelhas suficientes para agarrar moléculas de oxigênio durante a sua viagem através dos pulmões, o gatinho está em apuros.

Sinais de anemia felina

Em casa, um cuidador pode notar que o gato está pálido quando bocejar. Em vez de saudável, a língua rosa e gengivas, uma pálida aparência esbranquiçada está presente. Notar que os gatos normalmente têm gengivas rosa pálido, assim que a língua é realmente um melhor barómetro para verificar a cor.

Se você suspeitar que seu gato está mais pálido do que o habitual, você pode gentilmente mover a pálpebra longe da posição normal para expor as conjuntivas, ou as membranas mucosas que cercam o olho as margens da tampa. Estes também são normalmente rosa claro, mas eles podem aparecer fantasmagamente branco em um gato anêmico. A terceira pálpebra vai aparecer a partir do canto interno do olho, se você colocar pressão em torno das pálpebras, e isso é normalmente bastante pálido, por isso este não é o melhor lugar para monitorar a cor da membrana.

Se houver alguma probabilidade de o gato ser mais pálido do que o normal, uma visita ao hospital veterinário para uma avaliação profissional deve ser feita. Gatos com anemia podem ser fracos e letárdicos, dormir mais do que o habitual, e se eles se exercem, eles podem precisar de oxigênio suficiente. Eles também podem respirar mais rápido do que o normal. Certos tipos de anemia podem causar febre e urina descolorida.

Diagnóstico de anemia felina (gato)

O veterinário vai solicitar uma amostra completa da contagem sanguínea (CBC) para verificar a contagem vermelha do glóbulo, a aparência vermelha da célula de sangue, e outros parâmetros chaves do sangue. Outros testes também podem ser recomendados, como um vírus da leucemia felina/tela de combinação de vírus da imunodeficiência felina, urinálise, e um painel de química do sangue.

Você também pode gostar:

Note-se que na maioria dos casos, é um teste CBC anormal que será o primeiro indicador de uma condição de anemia emergente. O gato pode parecer bastante normal ainda em casa, mas a contagem de células conta outra história. Uma avaliação profissional do gato também pode fornecer a primeira pista, como o seu veterinário é muito experiente na avaliação da cor da membrana mucosa de gatos e muitas vezes vai pegar mudanças sutis na cor durante o exame físico de rotina. Isso pode acionar uma recomendação para testes adicionais.

A gravidade da anemia pode variar de leve, a moderada, a extrema (risco de vida), e pode acabar e diminuir em determinadas condições. O teste rotineiro do Wellness é um meio importante para ajudar o veterinário verificar seu gato para sinais adiantados da anemia. Em um cenário de melhor caso, a intervenção precoce impedirá a progressão para os estágios avançados.

O que causa anemia em gatos?

As razões mais comuns para a anemia são a produção de glóbulos vermelhos reduzidos ou anormais pela medula óssea ou perda ou destruição de células vermelhas em funcionamento. Se a anemia mostra sinais de resposta regenerativa pode ajudar um veterinário determinar qual a condição está ocorrendo. Regeneração significa que a medula óssea é saudável.

Algumas condições específicas de anemia incluem:

  • Insuficiência renal. A anemia da insuficiência renal crônica está principalmente associada à redução da estimulação da medula óssea para produzir células vermelhas devido à baixa produção do hormônio eritropoietina.
  • Oxidação da hemoglobina. A hemoglobina carrega o oxigênio dentro da célula, assim que a função reduzida da hemoglobina conduz à anemia de corpo de Heinz ou ao metemoglobinemia. A oxidação interfere com a função de células vermelhas.
  • Parasitas de sangue. Estes incluem Mycoplasma haemofelis e Mycoplasma haemominutum, anteriormente denominado Haemobartonella Felis.
  • Anemia hemolítica de incompatibilidade do tipo sanguíneo. Esta é uma condição onde as células vermelhas estouram, como a partir de isoeritrólise Neonatalou reações de transfusão.
  • Distúrbios relacionados ao vírus ou à medula óssea relacionada à droga. Estes incluem anemia aplástica de reações medicamentosas ou maiores do que os glóbulos vermelhos normais produzidos em gatos infectados com FeLV.
  • Parasitas. Lombrigas intestinais ou pulgas podem causar anemia em gatos.
  • Trauma. Perda de sangue, como quando um gato é atingido por um carro ou recebe uma profunda, ferida penetrante pode resultar em anemia.
  • Produção anormal de glóbulos vermelhos devido a condições hereditárias. Os exemplos deste incluem a síndrome osmótica da fragilidade, a deficiência da quinase do piruvato, e porfiria congenital.
  • Deficiência de ferro. Isto pode ser visto como uma condição transitória em gatinhos jovens.
  • Oxidação. Isto pode ser visto quando os gatos são expostos a certas drogas, tais como paracetamol, compostos dietéticos como cebolas e propilenoglicol, toxinas como zinco e bolas de traça, ou certas doenças como diabetes complicado e linfoma.

Como é a anemia em gatos tratados?

Complemente a sua leitura:

Às vezes, a anemia de um gato torna-se tão severa que uma transfusão de sangue é exigida. Note-se que o sangue é digitado em gatos antes de transfusões são feitas para ajudar a reduzir a chance de sangue incompatível que está sendo selecionado.

Em outros casos menos severos, o cuidado de suporte é oferecido quando o gato responder à toxicidade, à perda de sangue, ou à outra situação que conduz às contagens baixas das células vermelhas. A recolocação do eritropoietina é usada às vezes para gatos com falha crônica do rim. Para alguns tipos de anemia, não há tratamentos eficazes. Este pode ser o caso de certos cânceres ou infecções terminais que danificam a produção celular na medula óssea.

Seu veterinário ajudá-lo-á a compreender a causa da anemia do seu gato, o prognóstico esperado, e monitorará seu gato pròxima para ajudar a determinar se a terapia é eficaz.

Saiba mais sobre: anemia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Anemia em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.