A anemia nos gatos é uma circunstância quando há uma contagem de glóbulos vermelhos baixos do sangue ou mal funcionamento de glóbulos vermelhos.
Sem células vermelhas suficientes para pegar moléculas de oxigênio durante sua viagem através dos pulmões, o gatinho está em apuros.
Sinais de anemia em gatos
Em casa, um cuidador pode notar que o gato é pálido quando o gato boceja.
Em vez de saudável, língua rosa e gengivas, uma pálida aparência esbranquiçada está presente.
Note que os gatos normalmente têm gengivas rosa pálida, assim que a língua é realmente um barômetro melhor para verificar a cor.
Se você suspeitar que seu gato é mais pálido do que o habitual, você pode mover suavemente a pálpebra longe da posição normal para expor a conjuntiva, ou as membranas mucosas em torno do olho. Estes também são normalmente rosa claro, mas elas podem parecer fantasmagórica branco em um gato anêmico. A terceira pálpebra estalará acima do canto interno do olho se você colocar pressão em torno das pálpebras, e este é normalmente completamente pálido, assim que este não é o melhor lugar para monitorar a cor da membrana.
Se houver qualquer probabilidade do gato ser mais pálido do que o normal, uma visita ao hospital veterinário para uma avaliação profissional está em ordem. Gatos com anemia podem ser fracos e letárgicos, dormir mais do que o habitual, e se eles fazem exercício, eles podem precisar de ajuda para obter oxigênio suficiente. Eles também podem respirar mais rápido do que o normal. Certos tipos de anemia podem causar febre e urina descolorida.
Diagnóstico da anemia em gatos
O veterinário vai ter uma amostra de hemograma completo (CBC) para verificar a contagem de glóbulos vermelhos, a aparência de glóbulos vermelhos, e outros parâmetros de sangue.
Outros testes também podem ser recomendados, como um vírus de leucemia felina/vírus da imunodeficiência felina tela Combo, urina, e um painel de química sanguínea.
Você também pode gostar:
Note que na maioria dos casos, é um teste de hemograma anormal que será o primeiro indicador de uma condição de anemia emergente. O gato pode parecer bastante normal ainda em casa, mas a contagem de células conta outra história.
Uma avaliação profissional do gato pode igualmente fornecer a primeira pista, porque seu veterinário é muito experiente em avaliar a cor da membrana mucosa dos gatos e pegarará frequentemente mudanças subtis na cor durante o exame físico rotineiro. Isso pode, então, desencadear uma recomendação para mais testes.
A severidade da anemia pode variar de leve, para moderada, ao extremo (ameaça de vida), e pode aumentar e diminuir em determinadas condições.
O teste rotineiro do Wellness é um meio importante para que seu veterinário ajude a verificar seu gato para sinais adiantados da anemia. Em um cenário de melhor caso, a intervenção precoce irá evitar a progressão para os estágios avançados.
O que causa anemia em gatos?
As razões mais comuns para a anemia em gatos são reduzidas ou anormal da produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea ou perda ou destruição de funcionamento das células vermelhas.
Se a anemia mostra sinais de resposta regenerativa pode ajudar um veterinário determinar qual condição está ocorrendo. Regeneração significa que a medula óssea é saudável. Algumas condições específicas de anemia incluem:
- Falência renal. Anemia crônica de falência renal é associada principalmente com a redução da estimulação da medula óssea para produzir células vermelhas devido à baixa produção do hormônio eritropoietina.
- Oxidação de hemoglobina. A hemoglobina carrega o oxigênio dentro da célula, então a função reduzida da hemoglobina leva à anemia corporal Heinz ou metemoglobinemia. A oxidação interfere com a função de célula vermelha.
- Parasitas de sangue. Estes incluem Mycoplasma haemofelis e Mycoplasma haemominutum, anteriormente chamado Haemobartonella Felis.
- Anemia hemolítica. Esta é uma circunstância onde as células vermelhas estouram, tais como das reações neonatais do isoeritrolise ou da transfusão.
- Transtornos de medula óssea associadas a vírus ou relacionados a drogas. Estes incluem a anemia de uma das reações de drogas ou maior do que as células vermelhas do sangue normal produzidas em FeLV-Infected Cats.
- Parasitas. Parasitas ou pulgas podem causar anemia em gatos.
- Trauma. Perda de sangue, como quando um gato é atropelado por um carro ou recebe uma profunda, ferida penetrante pode resultar em anemia.
- Produção de células vermelhas anormais devido a condições hereditárias. Exemplos disso incluem a síndrome da fragilidade osmótica, a deficiência da quinase de piruvato e a porfiria congênita.
- Deficiência de ferro. Isto pode ser visto como uma condição transitória em gatinhos jovens.
- Oxidação. Isso pode ser visto quando os gatos são expostos a certas drogas, tais como paracetamol, compostos dietéticos como cebola e propilenoglicol, toxinas como zinco e bolas de mariposa, ou certas doenças como diabetes e linfoma complicado.
Como é o tratamento para anemia em gatos?
Complemente a sua leitura:
Às vezes, a anemia em gato fica tão grave que uma transfusão de sangue é necessária. As transfusões são feitas para ajudar a reduzir a chance de sangue incompatível sendo selecionado.
Em outros casos menos severos, o cuidado de suporte é oferecido quando o gato responder à toxicidade, à perda de sangue, ou à outra situação que conduz à contagem baixa da célula vermelha. Eritropoietina substituição é às vezes usado para gatos com insuficiência renal crônica. Para alguns tipos de anemia, não existem tratamentos eficazes. Este pode ser o caso de certos cânceres ou infecções terminais que danificam a produção de células na medula óssea.
Seu veterinário irá ajudá-lo a entender a causa da anemia do seu gato, o prognóstico esperado, e irá monitorar o seu gato de perto para ajudar a determinar se a terapia é eficaz.