Aneurisma em Cavalos
Autora:

Aneurisma em Cavalos

O principal tipo de aneurisma visto principalmente em cavalos é o aneurisma da aorta.

Aneurisma em Cavalos

O que é aneurisma?

O aneurisma da aorta é o tipo mais comum de aneurisma em cavalos. A aorta é a principal artéria que transporta o sangue oxigenado do coração para outras artérias. Quando a aorta se rompe, o sangue enche e comprime o coração do cavalo e a morte súbita ocorre. A aorta pode às vezes se romper dentro do coração; isso é chamado de ruptura intracardíaca. O sangue da aorta flui então para o septo do ventrículo (a parede que separa as câmaras do coração). A ruptura intracardíaca fará com que o eqüino apresente cólica aguda e batimentos cardíacos acelerados.

Um aneurisma acontece quando a parede de uma artéria enfraquece e faz com que a artéria fique aumentada. O aneurisma se torna um grande bulbo (balão) que acabará por se romper e causar hemorragia interna.

Aneurisma em Cavalos

Um aneurisma é um coágulo anormal de uma parede arterial enfraquecida no corpo. Se o coágulo se tornar grande o suficiente, ele explodirá, levando à hemorragia e à morte. Um aneurisma não tem sinais de alerta; portanto, a maioria dos cavalos morre da doença antes de ser diagnosticada.

Você também pode gostar:

Sintomas e tipos

O principal tipo de aneurisma visto principalmente em cavalos é o aneurisma da aorta. Aneurismas da aorta ocorrem quando uma porção da aorta, a grande artéria que vem diretamente do coração, desenvolve uma parede fina. Se pressão suficiente for colocada nesta área fina (como durante um período de frequência cardíaca extremamente alta), esta área pode estourar, levando a uma hemorragia quase instantânea. Isto é visto mais comumente visto em cavalos de corrida puro-sangue, como suas taxas de coração e pressão arterial são extremamente elevados durante uma corrida. Hemorragias cerebrais de um aneurisma roto (também chamado de acidente vascular cerebral) não são tão comuns em cavalos como em humanos.

Os sinais de ruptura do aneurisma da aorta são dramáticos e incluem colapso súbito, membranas mucosas pálidas e morte.

Diagnóstico

O diagnóstico é geralmente feito post mortem (após a morte). Não há sinais de aviso de um aneurisma e, uma vez que estoura, o cavalo não consegue sobreviver.

Tratamento

O tratamento do aneurisma em cavalos dependerá da causa.

Se o seu cavalo for diagnosticado com parasitas, ele precisará ser desparasitado. O veterinário pode recomendar o vermífuga Ivermectina; não só mata as larvas no sangue, mas também os vermes adultos no estômago. Certifique-se de seguir as instruções do veterinário sobre a quantidade de dosagem e com que frequência administrar o vermífugo. O vermífugo vai livrar dos parasitas, mas o aneurisma ainda estará presente. Antibióticos também podem ser prescritos. Aneurismas causados ​​por Strongylus vulgaris geralmente não estouram.

É importante seguir o plano de tratamento dado a você para o seu cavalo. Uma vez que um aneurisma tenha sido encontrado, o cavalo deve fazer exercício limitado, para ajudar a diminuir a possibilidade de ruptura. Dependendo do tamanho de um aneurisma venoso, o veterinário pode recomendar cirurgia. Diuréticos e medicamentos anti-inflamatórios também podem ser prescritos.

Complemente a sua leitura:

Não há curas médicas para cavalo com rupturas intracardíacas. Cavalos que têm uma ruptura intracardíaca podem desenvolver insuficiência cardíaca secundária e podem ter apenas algumas semanas de vida. O veterinário pode sugerir eutanásia humana.

Recuperação de aneurisma em cavalos

Se o seu cavalo foi submetido a cirurgia, o cirurgião vai dar instruções pós-operatórias. Seu cavalo receberá medicação para dor e antibióticos. Visitas de acompanhamento serão necessárias para verificar o progresso do cavalo e remover as suturas.

Se o paciente tiver Strongylus vulgaris, será importante evitar a reinfestação do seu cavalo. Limpeza regular das baias, desparasitação dos cavalos e remoção freqüente de fezes do pasto, são recomendações para evitar uma infestação. A maioria dos veterinários sugere a desparasitação dos cavalos a cada dois meses. Se você tiver alguma dúvida sobre quantas vezes administrar o vermífugo; Pergunte ao seu veterinário o que ele recomendaria.

Em pacientes com ruptura intracardíaca, o prognóstico dependerá do tamanho da ruptura. O cavalo precisará permanecer com diuréticos, medicações antiarrítmicas e exercícios limitados. O paciente pode viver confortavelmente por algumas semanas ou possivelmente alguns meses.

Prevenção

A prevenção desta condição é muito difícil, se não impossível, dada a sua natureza insidiosa. Felizmente, essa condição não é muito comum e a maioria dos donos de cavalos não deve ficar muito preocupado com isso.

Saiba mais sobre: Cavalo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Aneurisma em Cavalos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.