Quando se preocupar com seu animal de estimação
Seu cachorro faz parte da família: eles são seus melhores amigos, comem suas sobras e acompanham você em caminhadas matinais. Mas seu cão não pode reclamar, então como você sabe quando procurar ajuda médica? Como você pode saber se essa claudicação significa uma entorse ou se o espirro requer um antibiótico?
Uma coisa a reconhecer é que cada animal é um ser único. Embora existam normas para cada espécie, idade, raça e assim por diante, cada animal terá seu próprio conjunto de parâmetros e comportamentos "normais".
Se você sente que seu animal de estimação não é ele ou ela, mas ele ou ela não está realmente "doente", é aconselhável verificar com o seu veterinário para ver se um exame é necessário, mesmo que seja apenas um telefonema para base de toque.
Em última análise, você conhece melhor o seu animal de estimação, e embora uma descrição de "não ele mesmo" possa abranger uma variedade de situações, é melhor obter a opinião do seu veterinário, pois os animais podem ser muito bons em esconder doenças até que o problema avance.
Você também pode gostar:
Check-in com o veterinário
Seu veterinário pode avaliar os sinais vitais, temperatura corporal, ritmo cardíaco e ritmo respiratório. Ele ou ela também fará perguntas sobre os hábitos do seu animal de estimação ou comportamentos recentes que ajudarão a descobrir porque seu animal de estimação não está agindo como ele ou ela normalmente faz. Seu veterinário pode sugerir algum trabalho de laboratório (sangue, urina, fezes) para investigar melhor o que pode estar acontecendo. Pode ser algo simples; pode ser um indicador precoce de algo sério.
Observar e Esperar
A detecção e a prevenção precoces são sempre as melhores soluções, tanto para a saúde do seu animal de estimação como para o custo do tratamento. O "esperar e ver" abordagem é OK para talvez um dia desde que seu animal de estimação não está com dor, ainda comendo, capaz de aliviar Mesmo assim, mais de 24 horas sendo letárgico ou "deprimido" garante pelo menos um telefonema ao seu veterinário para discutir suas preocupações.
Sintomas de emergência
Complemente a sua leitura:
Leve seu cão ao veterinário ou a uma clínica veterinária de emergência se eles apresentarem algum dos seguintes sintomas:
- feridas abertas ou possivelmente ossos quebrados, como de ser atropelado por um carro ou outro trauma
- parou de respirar ou inconsciência
- vômito repetido ou vômito de sangue
- apreensão
- colapso repentino ou dificuldade em respirar
- sangramento da boca, nariz ou olhos
- possível envenenamento de comer algo tóxico
- dor extrema, vista como choramingar ou tremer
- abdômen duro e inchado
Quando não está certo esperar
Se seu animal de estimação estiver com dor, não comer, não conseguir urinar, sofrer episódios de vômito ou diarreia, ligue para seu veterinário o mais rápido possível. Essas situações podem ser (ou tornar-se) bastante sérias em um curto período de tempo.
Devido ao instinto de sobrevivência de um cão, eles trabalharão para parecer saudáveis do lado de fora. É importante que o dono do animal esteja atento e ciente das alterações mais sutis. Você conhece seu cão melhor do que ninguém, então se algo parecer errado, levar o cão ao veterinário para um check-up da saúde.
Por favor note: este artigo foi fornecido apenas para fins informativos. Se o seu animal de estimação estiver mostrando algum sinal de doença, consulte um veterinário o mais rápido possível.