Caminhar com o seu São Bernardo antes de você sair pode ajudar o cão que sofre com a ansiedade de separação.
Cães de todas as raças sofrem de ansiedade de separação, mas quando seu cão é um São Bernardo, ele pode causar muitos danos antes de você voltar para casa. Seu São Bernardo não age para te irritar por deixá-lo; ele faz isso porque não consegue controlar seu nervosismo.
Sinais de Ansiedade de Separação
Na maior parte, São Bernardo são gigantes gentis que descansam e dormem a maior parte do tempo. Sinais de que seu São Bernardo sofre de ansiedade de separação variam de uma perna de cadeira mastigada até a completa destruição de qualquer coisa dentro do alcance da mandíbula ou da pata.
Seus vizinhos podem relatar latidos e lamentações quase constantes, e seu São Bernardo pode se aliviar dentro de casa, mesmo se você o acompanhou um pouco antes de sair.
Acalmar os Sentidos de Seu Santo
São Bernardo com menos de 2 anos de idade são os mais propensos a exibir comportamentos destrutivos de separação. Nessa idade, eles ainda são propensos a mastigar, e quando se sentem nervosos, qualquer coisa que eles possam envolver está em risco.
Forneça bastante ossos para o cão mastigar e brinquedos de borracha dura para desgastar as mandíbulas do seu filhote.
Ligue um rádio e puxe as persianas ou diminua as luzes para criar um ambiente descontraído. Uma pequena sala, canil ou caixote é mais suave do que ter a casa inteira ou ser mantido em um quintal grande.
Caminhar para aliviar o estresse
Exercício faz maravilhas para desgastar seu cão antes de sair. A boa notícia é que é preciso menos exercício para acalmar um São Bernardo do que cansar outras raças de cães.
Uma rápida caminhada de 30 minutos pela manhã ajudará seu cão a relaxar e adormecer por algumas horas. Seis horas sozinho é o máximo, no entanto.
Se você não puder comparecer na hora do almoço ou se outro membro da família não estiver em casa, peça a um amigo que visite o São Bernardo e levar ele para uma curta caminhada se você o mantiver dentro de casa.
Técnicas de reciclagem
Atuar é uma resposta natural que se transforma em comportamento habitual. Quanto mais cedo você começar a reciclagem, quanto mais cedo o seu cão vai aprender a se controlar. Pratique sair como você faria quando for trabalhar. Coloque seu São Bernardo em seu quarto ou canil, pegue sua bolsa e as chaves e diga adeus. Volte em alguns minutos. Se seu São Bernardo estiver calmo, você pode fazer carinho, mas se ele estiver pulando, ignorar ele completamente até ele se acalmar. Repita as sessões práticas cinco ou mais vezes por dia.
Faça seu São Bernardo ficar sentado pacientemente antes de encher sua tigela de comida ou antes de dar para ele um brinquedo ou osso de cachorro. Isso reforça a ideia de que o comportamento descontrolado não é desejável.
Respondendo ao dano da ansiedade
Não importa o quanto você se sinta zangado, não repreenda ou castigue seu São Bernardo se chegar em casa e tiver muita destruição. Correções negativas apenas intensificam sua ansiedade. Quando você chegar em casa para encontrar tudo em ordem, recompense seu São Bernardo com louvor e um tratamento para cães. Porque esta raça é naturalmente complacente, as probabilidades são boas que o seu São Bernardo se acalme com a idade e com paciência e reforço consistente.