Artrite por Infecção Bacteriana em Coelhos
Autora:

Artrite por Infecção Bacteriana em Coelhos

Artrite é o termo médico geral para articulações inflamadas. A artrite séptica, por outro lado, é uma condição que ocorre quando a bactéria infecta uma ou mais articulações do coelho.

Artrite por Infecção Bacteriana em Coelhos

Coelhos assim como as pessoas podem sofrer de artrite, que é uma condição dolorosa quando as articulações se tornam inflamadas e inchadas.

No entanto, há uma condição que é especialmente desconfortável que coelhos sofrem de artrite séptica e que se desenvolve devido a uma infecção bacteriana.

A infecção entra em uma ou várias articulações de coelho e pode afetá-las a qualquer momento de suas vidas. Quando se desenvolve, pode causar uma tremenda quantidade de dor no coelho, e é por isso que a detecção precoce, o diagnóstico e o tratamento são essenciais.

Artrite Séptica em Coelhos

Artrite é o termo médico geral para articulações inflamadas.

A artrite séptica, por outro lado, é uma condição que ocorre quando a bactéria infecta uma ou mais articulações do coelho. Não há predisposição para idade, raça ou sexo para artrite séptica em coelhos.

Você também pode gostar:

Sintomas e tipos

  • Comportamento lento
  • Claudicação
  • Anorexia
  • Dor nas articulações e inchaço
  • Calor emanando das articulações
  • Diminuição da amplitude de movimento
  • Sinais de infecção (por exemplo, infecção do trato urinário ou doença dentária)

Causas

Bactérias piogênicas causam artrite séptica. Existem muitos tipos de bactérias piogênicas, incluindo estafilococos, pasteurella e bactérias anaeróbias (que podem sobreviver sem oxigênio). Estas bactérias podem levar a uma infecção no corpo e também podem migrar para as articulações, onde causam artrite séptica.

Existem algumas características que podem colocar um animal em maior risco de desenvolver artrite séptica.

Estes incluem casos de infecção bacteriana a longo prazo (crônicos), lesões traumáticas nas articulações e distúrbios imunossupressores (o sistema imunológico não funciona adequadamente).

Algumas outras fontes de infecção podem incluir doença dentária, uma infecção do trato respiratório superior ou uma ferida.

Diagnóstico

Um coelho com história de infecção do trato respiratório superior, doença dentária ou ferida traumática prévia - como uma mordida - pode sugerir artrite séptica.

Se houver suspeita de artrite séptica, um número de testes pode ser feito pelo veterinário.

Uma análise do fluido retirado das articulações (análise do líquido sinovial) pode revelar características da artrite séptica, como aumento do volume de líquido ou presença de bactérias.

Estas amostras de fluidos são submetidas a testes para que o tipo de bactéria possa ser identificado e tratado adequadamente. Testes alternativos incluem raios X e uma análise de urina.

Tratamento

Complemente a sua leitura:

Ao tratar os coelhos, é essencial tratar a causa primária para curar a artrite séptica.

Na maioria dos casos, os antibióticos são prescritos para combater o agente infeccioso, embora às vezes a cirurgia seja necessária.

Vivendo e gerenciando

Existem algumas coisas que você pode fazer para tornar seu coelho mais confortável e melhorar sua condição.

Cama macia, por exemplo, pode ajudar a aumentar o tempo de recuperação da cirurgia.

E a atividade deve ser restrita até que os sintomas do animal de estimação sejam resolvidos.

Também é essencial assegurar que o coelho esteja comendo durante a recuperação; oferecer alimentos frescos, como hortaliças úmidas e feno de capim de boa qualidade.

Se o veterinário prescrever medicação, siga as instruções cuidadosamente.

Em particular, os antibióticos são geralmente administrados a longo prazo. Existe também o risco de doença articular degenerativa residual - uma condição crônica que faz com que a cartilagem ao redor das articulações se deteriore - como resultado da artrite séptica.

Prevenção

Por causa das muitas causas que levam à artrite séptica em coelhos, listar todas as medidas preventivas seria impossível.

No entanto, seria prudente manter o coelho seguro e longe de situações potencialmente perigosas para evitar ferimentos; também, limpar sua gaiola regularmente.

Saiba mais sobre: Coelho

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Artrite por Infecção Bacteriana em Coelhos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.