Asma felina afeta um bom número de gatos e é frequentemente associada a bronquite. "Asma" é tecnicamente uma inflamação aguda ou crônica das vias aéreas associada a vários efeitos fisiológicos, incluindo:
- Maior capacidade de resposta a vários estímulos nocivos
- Estreitamento / constrição das vias aéreas
- Reversibilidade da constrição das vias aéreas
- A presença de células inflamatórias nas vias aéreas
O termo "bronquite felina" descreve a tosse e / ou chiado que vem da inflamação na via aérea inferior. Asma e bronquite são tipicamente consideradas como duas partes da mesma síndrome.
Se as vias aéreas do gato são sensíveis a certos estímulos, a exposição a esses agentes pode causar uma inflamação resposta e o gato vai experimentar espasmos brônquicos, aumento da produção de muco e possível acúmulo de muco nas vias aéreas.
A incapacidade de limpar os brônquios do muco pode levar à obstrução das vias aéreas e pode deixar o gato suscetível a infecções respiratórias secundárias.
A obstrução crônica das vias aéreas pode aprisionar o ar nas pequenas passagens pulmonares chamadas alvéolos, levando a uma hiperinsuflação e a danos pulmonares.
Tosse e desconforto respiratório (dificuldade para respirar, falta de ar, respiração pela boca aberta, etc.) são os sinais mais comuns de asma e bronquite felina.
A tosse é uma descoberta significativa, uma vez que existem relativamente poucas causas de tosse em gatos.
Gatos tossem e podem assumir um agachamento posição com o pescoço estendido. Esses gatos também geralmente vão ter chiado, às vezes alto o suficiente para ouvir se você estiver perto do gato.
Alguns gatos são mais propensos a ter asma?
Asma felina e bronquite são mais comumente observadas em gatos entre dois e oito anos de idade, e o gato siamês parece estar em maior risco de desenvolver essa síndrome da doença. Gatos com excesso de peso e obesos correm maior risco de desenvolver doença respiratória crônica, e um estudo sugere que pode ser mais comum em mulheres.
O que causa asma e bronquite felina?
A causa real da inflamação associada à asma e bronquite felina é desconhecida. É melhor considerar os gatilhos que melhoram a inflamação e causam sinais de asma e bronquite. Esses gatilhos podem incluir:
Você também pode gostar:
- Poeira da maca do gato
- Fumaça de cigarro
- Perfume
- Laca
- Limpadores / purificadores de carpetes
- Aromas adicionados ao detergente para a roupa e / ou amaciadores de tecidos
Como a asma é diagnosticada?
Diagnosticar asma e bronquite em gatos requer a exclusão de outras doenças que causam sinais respiratórios. Estas doenças incluem pneumonia infecciosa (fúngica, bacteriana, parasitária), dirofilariose felina (gatos são hospedeiros aberrantes para a dirofilariose canina parasitas), parasitas pulmonares primários e doença tumoral (um tumor pulmonar ou um metastizado ou disseminado para os pulmões de outras partes do corpo).
"Diagnosticar asma e bronquite em gatos requer a exclusão de outras doenças que causam sinais respiratórios ".
Os testes diagnósticos incluirão hemograma completo, exames de sangue, exame fecal e urinálise. Estes testes irão avaliar a saúde geral do gato e podem fornecer pistas sobre a causa subjacente.
Um tipo de glóbulo branco, o eosinófilo, é comumente associado a eventos alérgicos ou doença parasitária e sua presença sustenta um diagnóstico provisório de asma. Em alguns casos, testes especiais serão realizados em amostras de fezes, procurando evidências de vermes pulmonares.
Testes diagnósticos adicionais podem incluir o seguinte:
- Teste de dirofilariose. Este é um exame de sangue e deve ser realizado em qualquer gato tossindo. Testes de leucemia felina (FeLV) e vírus da imunodeficiência felina (FIV). Esses testes são úteis para determinar a saúde geral do gato.
- Radiografia torácica (radiografia de tórax). Existem várias alterações características observadas nas radiografias pulmonares em gatos com asma e bronquite. As radiografias podem ajudar a eliminar outras doenças pulmonares e cardíacas. Por exemplo, a dirofilariose e o verme do pulmão criam lesões sugestivas específicas que podem ser vistas nas radiografias.
- Broncoscopia com citologia e / ou cultura. A broncoscopia é um procedimento tipicamente realizado por um especialista e permite que o veterinário visualize vias aéreas do gato anestesiado com um pequeno alcance de fibra óptica. Amostras do muco e células que revestem os brônquios podem ser obtidas para exame ao microscópio e para cultura.
- Lavagem traqueal. A lavagem traqueal envolve “lavar” a traqueia com uma pequena quantidade de solução salina estéril, fornecendo células e muco da traqueia. Este material pode então ser cultivado para microorganismos e examinado ao microscópio.
Na maioria dos casos, uma única causa subjacente não pode ser identificada, apesar de um diagnóstico completo. Mesmo quando a causa subjacente não é identificada, muitos gatos podem alcançar uma qualidade de vida razoável com o tratamento médico.
Como a asma é tratada?
Complemente a sua leitura:
Uma vez que outras doenças sejam identificadas e tratadas ou descartadas, o tratamento para asma e bronquite pode prosseguir. O tratamento desta síndrome da doença é melhor considerado "gerenciamento" como uma cura raramente ocorre.
O manejo bem-sucedido da asma e da bronquite felina tipicamente envolve alguma combinação do seguinte:
- Evitar gatilhos - Todos os gatilhos que agravam problemas respiratórios em gatos com este diagnóstico devem ser evitados. Isso significa tentar diferentes marcas de lixo para gatos, eliminar a fumaça do cigarro da casa, etc. É importante prestar muita atenção aos fatores ambientais que podem agravar ou piorar a condição.
- Normalize a condição corporal - sendo Excesso de peso ou obeso causa inflamação sistêmica que pode contribuir para asma e bronquite felina, bem como aumentar a carga de trabalho no coração e nos pulmões. Normalizar a condição corporal é fundamental para o sucesso.
- Broncodilatadores - Broncodilatadores são inalados e usados para abrir as vias aéreas, permitindo que o gato mova o ar para dentro e para fora dos pulmões com mais liberdade. Para que isso seja eficaz, eles precisam ser usados de forma consistente, conforme indicado pelo seu veterinário.
- Corticosteroides - Os corticosteroides têm efeitos anti-inflamatórios potentes e podem proporcionar alívio aos gatos que sofrem do desconforto respiratório da asma e da bronquite. Um gato pode receber uma injeção de corticosteroide de ação prolongada que a capacidade de aliviar os sintomas durante várias semanas a vários meses. Mais comumente, um gato pode ser prescrito um corticosteroide inalado para tentar limitar os efeitos do esteroide para os pulmões e minimizar os efeitos colaterais negativos.
- Perfil nutricional hipoalergênico - Seu veterinário pode ajudá-lo a entender se o controle da asma do seu gato irá se beneficiar de um alimento menos alergênico ou verdadeiramente hipoalergênico. Nutrição leva tempo para ter seu efeito em gatos com asma e bronquite, mas pode diminuir a dependência de medicação.
- Acupuntura médica - Neuro-modulação via acupuntura médica pode ser uma técnica que pode fornecer algum alívio dos sintomas para os gatos com asma e bronquite. Nos gatos que respondem à acupuntura médica, a necessidade de medicação para controlar os sintomas pode ser reduzida.
Meu gato será curado de asma e bronquite?
Gatos com asma e bronquite felina raramente são curados. O objetivo do tratamento é diminuir a gravidade e a frequência dos "ataques" e melhorar a qualidade de vida geral. A maioria dos gatos com asma e bronquite felina pode viver vidas muito completas e ativas.