Gatos são conhecidos por dormir longas horas, mas quando não estão cochilando, podem ser muito ativos. Esses períodos de atividade geralmente acontecem durante a noite. Se o seu gato tentar acordá-lo depois que você for dormir, ele pode querer brincar, comer ou simplesmente curtir sua companhia. Gatos jovens com menos de um ano de idade, em particular, podem deixar seus donos loucos por privação de sono.
Entenda que o ancestral do gato, o gato selvagem africano, é principalmente noturno. A domesticação mudou os padrões de atividade de nossos gatos de estimação para serem mais diurnos (acordados durante o dia), mas a maioria dos gatos ainda tende a acordar pelo menos duas vezes durante a noite. A boa notícia é que os gatos podem aprender a deixar seus donos dormirem em paz.
Excluir problemas médicos do seu gato
Se o seu gato vagueia incansavelmente pela casa à noite miando ou chorando, ele pode estar sofrendo de um problema médico subjacente que causa dor ou desconforto. Se você acha que pode ser o caso, leve seu gato ao veterinário para descartar problemas médicos - especialmente se você perceber que ele mia excessivamente durante o dia e à noite.
O que fazer se o seu gato mantém você acordado à noite
Para evitar que seu gato o incomode enquanto você dorme, tente as seguintes sugestões:
Você também pode gostar:
- Agende algumas sessões de brincadeiras interativas com seu gato durante a noite. Tente usar brinquedos que imitem o movimento de ratos e pássaros, como brinquedos que balançam e se mexem. Jogos com bolas de pingue-pongue, bolas macias e brinquedos peludos de camundongo são ótimos para gatos que gostam de buscar. Jogue até o seu gato parecer cansado.
- Alimente seu gato com uma refeição principal antes de sua hora de dormir. Os gatos tendem a dormir depois de uma grande refeição. Se o seu gato continuar a acordá-lo durante a noite para ter comida, compre um alimentador cronometrado que você pode encher e defina para dispensar uma ou duas vezes durante a noite. Se o seu gato estiver com fome, ele vai aprender a esperar pelo alimentador ao invés de incomodar enquanto você está dormindo. Certifique-se de reduzir o tamanho das refeições para que seu gato não ganhe peso.
- Incorpore uma variedade de atividades de enriquecimento para manter seu gato ocupado durante o dia. Quanto mais ativo seu gato estiver durante o dia, maior a probabilidade de ele dormir à noite. Enriqueça a vida do seu gato.
- Se o seu gato é social com outros gatos, considere adicionar um segundo gato à sua família. Se os dois gatos forem compatíveis, eles provavelmente jvão brincar um com o outro e deixar você sozinho à noite. No entanto, brincar com gatos pode causar bastante barulho, o que pode perturbar o seu sono tanto quanto um gato tentando acordá-lo.
- Gatos brincalhões, às vezes, acidentalmente ferem seus donos dormindo. Por exemplo, seu gato pode notar seus olhos se movendo sob suas pálpebras enquanto você dorme e golpeia seu rosto em jogo. Se seu gato tentar brincar com você ou acordá-lo enquanto você dorme, talvez seja necessário excluí-lo do seu quarto à noite. Se ele chorar e arranhar a porta, você pode desencorajá-lo, colocando algo na frente da porta que ele não vai querer pisar, como um corredor de carpete de vinil colocado de cabeça para baixo para expor as partes nítidas, pegajoso de dupla face fita de alumínio (disponível na maioria das lojas de artigos para animais de estimação ou em sites de suprimentos para animais de estimação). Alternativamente, você pode definir uma "armadilha" fora de sua porta. Tente pendurar o secador na maçaneta da porta do quarto ou colocar o aspirador a cinco ou seis pés de distância da porta. Quando o seu gato o acordar miando à sua porta, você pode apertar um botão no controle remoto para ligar o aparelho. Seu gato assustado provavelmente não retornará à sua porta depois disso.
- Se você precisar de ajuda, não hesite em entrar em contato com os especialistas. Encontrar ajuda profissional com um especialista veterinário certificado pelo conselho.
O que não fazer
Complemente a sua leitura:
A menos que você suspeite que seu gato está te acordando porque ele está machucado ou doente, não saia da cama e cuide dele. Se você se levantar e alimentar seu gato, brincar com ele ou até mesmo interagir com ele, você o terá recompensado inadvertidamente por acordá-lo. Como resultado, ele tentará cada vez mais acordá-lo a cada noite subsequente. Mesmo sair da cama para repreender seu gato não funcionará bem, porque a atenção negativa de você pode ser melhor do que a falta de atenção.