Você quer que o seu animal de estimação se sinta bem. Mas se ele está sofrendo de atopia, uma reação alérgica da pele, a coceira pode fazer o seu cão ou gato ficarem irritados, com a coceira, vermelhidão, erupções cutâneas, sangramento, e infecções da pele.
Atopia pode ser causada por alergias ambientais, que podem tipicamente ser tratadas ao remover os alérgenos conhecidos do ambiente, uso de anti-histamínicos e suplementos à imunoterapia ou imunossupressão, dependendo da reação alérgica da pele do animal de estimação.
Atopia (também referida como "dermatite atópica" e anteriormente conhecida como "Dermatite de inalante alérgica") é uma condição comum em cães e gatos em que os alérgenos presentes no ambiente causam uma reação alérgica na pele.
É uma das várias causas conhecidas da doença alérgica da pele, um termo comum para um grupo de alergias que se manifestam na pele.
Atopia é acreditado para acontecer quando certas proteínas presentes no ambiente são tomadas no corpo através da inalação ou contato direto com a pele. Quando precipitam uma resposta alérgica, estas proteínas são referidas como alérgenos. Quando a resposta alérgica acontece na pele, o resultado é quase sempre uma inflamação da pele que chamamos de "dermatite alérgica".
Os alérgenos comuns incluem o pólen (das gramas, das árvores, e das ervas daninhas), dos mofos, da poeira da casa/proteína do ácaro da casa, proteínas do inseto, e outras proteínas variadas que podem igualmente vir da pele humana ou das fibras naturais, por exemplo.
Os animais atópicos mostrarão respostas altamente individualizadas a um ou mais alérgenos ambientais.
Uma base genética é bem compreendido para fundamentar dermatite atópica em cães, mas isso não foi provado em gatos.
Em ambas as espécies, outros fatores, incluindo geografia (pólens regionais e plantas), a presença de outros alérgenos (como pulgas) e doenças endócrinas (como a doença da tireóide em cães) podem piorar, imitar, e/ou a doença atópica subjacente.
Os animais com atopia, uma reação alérgica da pele no pet, ficam com muita coceira; o resultante coçar leva a lesões cutâneas e infecções cutâneas secundárias.
Você também pode gostar:
Atopia é geralmente notado pela primeira vez em cães e gatos mais jovens do que 3 anos de idade, embora animais de estimação mais velhos também podem ser afetados. Infelizmente, os animais de estimação que desenvolvem atopia são geralmente atormentados por problemas de pele ao longo de suas vidas.
Sinais e identificação de atopia, a reação alérgica na pele do pet
Dermatite atópica é caracterizada pela presença variável de coceira, vermelhidão, pústulas (espinhas infectadas), pápulas (como urticária), e crostas. O rosto, pernas, pés, associação (barriga, axilas, e virilha), e as orelhas são mais frequentemente afetados, mas nenhuma área do corpo está fora dos limites. Em cães, infecções de ouvido são muito comumente associadas com atopia.
Os gatos geralmente exibem sinais de lamber excessivo em um padrão simétrico (na barriga, para trás, e atrás das pernas é mais comum) e/ou eles podem desenvolver pequenas crostas em torno do pescoço, base da cauda, ou em outros lugares do corpo.
Uma lista mais abrangente de sinais em cães e gatos inclui:
- Coceira generalizada e ficar se esfregando
- Vermelhidão da pele
- Perda de cabelo de mordida repetida, lambendo, mastigando, e/ou arranhando
- Erupção cutânea, infecções e irritação
- Crostas e sangramento
- Odor incomum
- Espessamento da pele e mudanças de cor
- Infecções da orelha
- Escalas e crostas na pele
Uma marca de dermatite atópica é que os sinais tendem a ser sazonais e tendem a diminuir na severidade. Entretanto, os animais de estimação que são alérgicos aos ácaros da poeira da casa ou aos outros alérgenos internos podem ter problemas durante todo o ano, porque a exposição aos alérgenos internos não é dependente na estação do ano.
A maioria dos animais de estimação são diagnosticados com base em sinais, história e resposta aos tratamentos, mas chegar a um diagnóstico definitivo pode ser um caso complicado. Dado que cada animal afetado sofre uma versão altamente individualizada da doença, determinando o que um animal é alérgico a pode exigir teste intradérmica (pele) e/ou testes de soro (teste de sangue).
Complemente a sua leitura:
O teste de pele de intradérmica pode às vezes ser executado no consultório do seu veterinário. Entretanto, porque os alérgenos usados para este teste são muito específicos (variam dependendo de sua região do país), seu veterinário pode encaminhá-lo a um dermatologista veterinário.
Geralmente, uma área da pele é raspada de seu animal de estimação para expor bastante pele para executar o teste. Pequenas quantidades de cada teste alérgeno são injetadas usando agulhas muito pequenas apenas a pele do seu animal de estimação em diferentes áreas. Após um breve período de espera, o seu veterinário irá examinar os locais de injeção para medir o grau de resposta alérgica local (vermelhidão ou uma pequena colméia). Alérgenos que o seu animal de estimação não é alérgico a não vai causar uma reação, e alérgenos que seu animal de estimação é alérgico a causará uma reação que corresponde à severidade da alergia. Os animais de estimação são monitorados com cuidado durante o procedimento caso que uma reação séria ocorra e o tratamento seja exigido.
O outro tipo de teste da alergia, teste da alergia do soro, está se tornando mais popular. O teste é realizado em um laboratório usando uma amostra de sangue pequena tirada do seu animal de estimação para que o seu veterinário não precise raspar o seu animal de estimação ou ter alérgenos especiais na mão. Como com intradérmica Skin Testing, os resultados do teste de alergias séricos podem revelar quais alérgenos não estão causando uma reação alérgica em seu animal de estimação, que estão causando uma reação leve, e quais estão causando uma reação mais grave.
Dependendo de qual tipo de teste de alergia é realizada, você pode precisar de interromper os medicamentos para a alergia do seu animal de estimação antes do teste. Caso contrário, os resultados do teste podem ser afetados. Seu veterinário vai orientar sobre quais medicamentações podem ser usadas e quais podem precisar ser interrompidas.
Raças afetadas
Qualquer raça de gato ou cão pode ser afetado por atopia, mas em cães é mais predominante entre os Boston Terriers, pugilistas, a maioria dos Bulldogs (particularmente inglês Bulldogs), Cairn terriers, Shar-peis, dálmatas, setters Inglês, Golden Retrievers, setters irlandeses, Labrador Retrievers, Lhasa Apsos, poodles em miniatura, Schnauzers miniatura, Pugs, Terrier escocês, West Highland White terriers, e Fox Terrier.