Atrofia progressiva da retina em poodles
A atrofia progressiva da retina não é uma doença, mas um grupo de doenças que afetam a retina na parte de trás do olho.
Essas doenças ao longo do tempo faz com que as células da retina se tornem cada vez mais anormais. Na maioria dos casos, o resultado final é cegueira total.
Alguma forma de atrofia progressiva da retina foi encontrada em mais de 100 raças de cães diferentes; isso inclui poodles miniaturas e poodles toys.
A condição, como notado, é encontrada em quase todas as raças e é herdada como um traço autossômico recessivo, a exceção é o Husky Siberiano, por causa de um traço hermético ligado ao cromossomo X, e o Bullmastiff que herdou um traço autossômico dominante.
Neste momento não há tratamento conhecido.
Você também pode gostar:
A atrofia progressiva da retina é uma característica hereditária, ou seja, os genes da doença que causam a atrofia progressiva da retina são transmitidos de geração para geração. Em poodle toy e em poodle miniatura um tipo específico da atrofia progressiva da retina herdado é encontrado para predominar, no entanto, há pelo menos mais um tipo que está presente, mas aparece em baixa freqüência.
A perda progressiva de visão em qualquer cão, quando há ausência de glaucoma canino ou catarata, pode indicar a presença da atrofia progressiva da retina.
Começando com a diminuição da visão à noite, ou nictalopia, outros sintomas podem aparecer, como pupilas dilatadas e / ou diminuição do reflexo pupilar da luz.
A fundoscopia para examinar a retina mostrará os vasos sangüíneos encolhidos, a pigmentação diminuída do fundo não-apetal, a reflexão aumentada do tapete por causa do afinamento da retina e, posteriormente, à medida que a doença progride, um disco óptico escurecido e atrofiado.
Para diagnosticar a atrofia progressiva da retina, pode ser necessário o uso do ERG (eletrorretinografia). Para a maioria das raças existem mucosas bucais específicas ou testes genéticos que podem ser administrados para verificar a presença da atrofia progressiva da retina.
Complemente a sua leitura:
Nem todas as doenças da retina descobertas em poodles e outros cães são atrofias progressivas da retina e nem todas as atrofias progressivas da retina são atualmente detectáveis por testes de DNA em nossa raça, portanto, o diagnóstico preciso é essencial.
Um cão pode testar como prcd-PRA (degeneração progressiva do cone-bastonete-PRA) normal ou portador e ainda ser afetado por um tipo diferente de atrofia progressiva da retina.
Um exame ocular anual deve ser feito em todos os cães reprodutores por um oftalmologista veterinário, mesmo após o teste prd-PRA pela OptiGen.
Existe um teste de DNA oferecido pelo OptiGen que está disponível para detectar a mutação genética que causa a prcd-PRA em cães. Esse distúrbio é herdado como um “gene recessivo simples”, o que significa que os cães afetados têm duas cópias do gene anormal "Â".
O teste de DNA é usado para descobrir se um poodle miniatura ou poodle toy é um portador claro- o que significa que eles têm uma cópia do gene anormal e um gene normal - ou são afetados.
A identificação de animais reprodutores portadores ou afetados com prcd-PRA é imperativa para evitar a produção de descendentes afetados.