Aves | Doenças comuns
Autora:

Aves | Doenças comuns

As quatro doenças que mais freqüentemente afetam as aves que usam alimentadores são: salmonella, tricomoníase, aspergilose e varíola aviária.

Aves | Doenças comuns

Doenças comuns e parasitas de aves

As quatro doenças que mais freqüentemente afetam as aves que usam alimentadores são: salmonella, tricomoníase, aspergilose e varíola aviária. Todas essas doenças são transmitidas de um pássaro para outro em estações de alimentação, especialmente quando ocorre superlotação. As aves também são suscetíveis a ácaros e piolhos.

Há muitos passos que você pode tomar para ajudar a manter as aves de alimentação e as pessoas seguras e saudáveis.

Doenças comuns em aves

Salmonella

A doença mais comum de aves alimentador, salmonelose é causada por bactérias do gênero Salmonella e muitas vezes começa como uma infecção do trato intestinal. Sintomas como diarreia, penas caindo e letargia geralmente ocorrem. Os pássaros que estão mostrando os sintomas morrem geralmente em 1 a 3 dias.

A doença pode se espalhar rapidamente em estações de alimentação lotadas como aves saudáveis comem alimentos contaminados pelos excrementos de aves doentes. A salmonella pode ser transmitida para as pessoas que manuseam aves doentes ou mortas; sempre usar luvas descartáveis ao manusear aves infectadas. E lavar as mãos cuidadosamente depois de tocar um alimentador de aves.

Tricomoníase

A tricomoníase é causada por um grupo de protozoários e afeta regularmente muitas espécies de aves. Uma estirpe do parasita infecta pombos e, por sua vez, seus predadores, tais como falcões. Em algumas cepas da doença, as aves desenvolvem feridas em suas bocas ou gargantas; Porque são incapazes de engolir, o alimento contaminado é deixado cair e consumido por outras aves, assim espalhando a infecção.

Você também pode gostar:

Aspergilose

A aspergilose é uma infecção fúngica causada pelo fungo Aspergillus, que pode ser encontrado em misturas de sementes úmidas ou molhadas, em materiais de assentamento de aves, ou em aterros sanitários. Esporos inalados para os pulmões e sacos de ar de aves, eventualmente, podem causar pneumonia e bronquite. As aves doentes experimentam sintomas de dificuldade na respiração, fraqueza e diarreia, mas continuarão a tomar comida nas estações de alimentação até morrerem.

Varíola aviária

A varíola aviária, uma doença viral, foi relatada para infectar 60 espécies de aves selvagens. Os sintomas da doença são lesões que se formam em partes do corpo, tais como pernas, pés, e pálpebras; em torno do bico; e na boca. Em alguns casos, a morte pode ocorrer quando as feridas numerosas em torno dos olhos impedem que o pássaro localize o alimento, mas a maioria de pássaros recuperam do vírus. O vírus é espalhado pelo contato direto com aves infectadas em alimentadores ou através de picadas de mosquitos que se alimentaram do sangue de aves doentes.

Ácaros e piolhos

Algumas espécies de ácaros e piolhos vivem sobre penas de pássaro e pele, enquanto outros sugam o sangue. Um grande número de ácaros sugadores de sangue pode causar anemia e morte em aves jovens, enquanto um ninho fortemente infestado penas com ácaros pode fazer com que os pais abandonem os ovos ou filhotes.

Ácaros da pena: o sintoma mais comum de ácaros de penas em aves como Jays azuis, cardeais, e várias outras espécies é careca, cabeças sem penas. Quando são preening ou banhando-se, os pássaros são incapazes de alcangar a área da cabeça e da garganta e os parasita podem destruir as penas da cabeça. A cor preta na cabeça é devido à exposição da pele ao sol. As penas crescerão normalmente para trás em duas ou três semanas.

Doença de Lyme

Carrapatos podem criar problemas para as aves quando eles se unem à pele ao redor dos olhos, tornando difícil para o pássaro para localizar alimentos. As aves também podem transportar o carrapato de cervos, o vetor da doença de Lyme, de um lugar para outro, mas não são considerados um hospedeiro para a doença.

Situações e soluções

Impedir a propagação de doenças em alimentadores do pássaro

  • Limpe alimentadores mensais usando uma parte lixívia para nove partes de água morna. Mergulhe o alimentador na solução por alguns minutos, enxague e seque o ar.
  • Se o alimento não consumido está acumulando dentro ou nos alimentadores, considere usar menos alimento ou comutar a uma semente mais ao gosto dos pássaros.
  • Se os pássaros estão lutando sobre o espaço em um alimentador, considere adicionar mais alimentadores para aliviar a congestão que pode ser responsável para a propagação rápida da doença.
  • Armazene a semente em recipientes herméticos para impedir a deterioração.
  • Evite jogar grandes quantidades de alimento no solo ou áreas de alimentação de terras alternativas de modo que o alimento não consumido não acumule e desenvolva as bactérias ou o fungo.
  • Se os pássaros inoperantes são encontrados, pare de alimentar por algumas semanas e alimentadores devem ser completamente limpos. Use luvas descartáveis ao manusear aves mortas.

Aves mortas ou doentes

Complemente a sua leitura:

Se você ver um pássaro morto ou doente perto de um alimentador, o alimentador (s) deve ser removido por duas semanas. Use luvas descartáveis para removê-lo e limpá-lo ao ar livre em um balde, em vez de em um dissipador de cozinha. O alimentador deve ser completamente seco antes de reabastecer com semente.

Para dispor de um pássaro morto, usar luvas de borracha ou colocar um saco plástico sobre sua mão para pegar um pássaro morto. Coloque o pássaro em dois sacos plásticos e enterrá-lo ou colocá-lo no lixo. Certifique-se de manter animais de estimação longe de carcaças de aves e longe da área de detritos alimentadores.

Ácaros em casas

Quando as aves jovens aprendem a voar e desocupam um ninho infestado de ácaros, os parasitas devem procurar novos hospedeiros. Ocasionalmente, durante a sua busca, eles entram em casa através de condicionadores de ar ou janelas situadas perto de ninhos. Não entre em pânico: os ácaros não podem sobreviver em humanos, travesseiros de penas ou edredons.

Se você tem os ácaros em seu repouso, o vácuo e limpa acima todos os ácaros visíveis. Use detergente e lixívia ao limpar áreas em torno das janelas; o odor deve deter outros. Uma barreira de fita dupla face colocada dentro também impedirá que os ácaros entrem em casas.

Saiba mais sobre: aves

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Aves | Doenças comuns " e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.