Begônias são venenosas para gatos
Tão linda quanto as begônias, begônias são venenosas para os gatos. Elas contêm compostos chamados oxalatos insolúveis que podem representar uma séria ameaça para a saúde de um gato quando ingeridos.
Os sucos e a seiva da planta da begônia contêm cristais microscópicos, venenosos e em forma de agulha. Todas as espécies de begônia são tóxicas para animais de estimação. Se o animal consome, ele desenvolverá os sinais comuns de envenenamento, incluindo baba, dificuldade para engolir e vômito.
No entanto, o tratamento normalmente não é necessário, a menos que uma quantidade excessiva de suas partes venenosas tenha sido consumida, já que esta planta é uma das plantas mais venenosas mais suaves.
Os tubérculos são os componentes mais tóxicos da planta. A toxicidade de uma begônia vem de seus oxalatos insolúveis, que vêm do ácido oxálico. O ácido oxálico é um dos ácidos mais fortes encontrados na natureza.
Embora o porta-enxerto, tubérculos e raízes sejam venenosos, as flores da begônia são comestíveis e ainda são usadas em algumas culturas por seu sabor azedo. Elas podem ser usadas para tratar febres e sífilis, ou na limpeza de armas.
Toxicidade da begônia para gato
De acordo com a Phoenix Animal Care Coalition no Arizona, a ingestão de begônias pode ser fatal para os gatos. Além disso, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais afirma que a parte mais tóxica das begônias são os tubérculos porque eles contêm a maior concentração de oxalatos insolúveis.
Você também pode gostar:
Sinais de envenenamento de begônia em gato
Seu animal de estimação está vomitando, parece letárgico e tem tremores. Muito provavelmente, seu animal de estimação foi envenenado. Claro, procurar atendimento veterinário imediato é o primeiro passo.
No entanto, no rescaldo da situação, você pode reconsiderar as plantas que você tem crescendo no seu quintal ou envasadas nas janelas da sua casa. Muitas plantas populares e bonitas que mantemos em volta de nossas casas são venenosas para cães e gatos.
Nossos animais podem ter um sexto sentido misterioso para algumas coisas, mas eles nem sempre sabem o que não deveriam comer. Cabe a nós decidir se vale a pena arriscar que plantas potencialmente letais cresçam em áreas acessíveis a nossos animais de estimação.
Os sinais de intoxicação por oxalato insolúvel a serem observados no seu gato são:
- Irritação oral
- Intensa queimação dos lábios, boca e língua
- Patadas na boca
- Baba excessiva
- Vômito
- Dificuldade de deglutição
- Falta de apetite
Causas de intoxicação por begônia em gatos
A planta begônia contém grandes quantidades de uma substância conhecida como oxalato. Uma vez ingeridos, os cristais de oxalato incorporam-se em vários tecidos causando irritação e podem se decompor em "ácido oxálico", que também é um potente irritante.
O corpo do gato vai tentar evitar mais irritação e danos ao trato digestivo, vomitando e tentando diluir o ácido com saliva. Eventualmente, uma quantidade da toxina irá para a corrente sanguínea, levando-a ao fígado.
Complemente a sua leitura:
Essa reviravolta pode ser especialmente perigosa, pois em quantidades suficientes o ácido oxálico pode induzir uma insuficiência hepática catastrófica, levando a doenças graves e até a morte.
Diagnóstico de intoxicação por begônia em gatos
Para fazer um diagnóstico completo, o veterinário geralmente executa uma bateria de testes para determinar a natureza exata da substância ingerida pelo gato.
Esses testes geralmente incluem análise do sangue, um exame físico e um exame minucioso do trato digestivo por meio de uma endoscopia, se necessário.
Notificar seu veterinário sobre o potencial acesso do gato à planta de begônia pode simplificar o diagnóstico para acelerar o tratamento.
Entre em contato com seu veterinário
Por causa da natureza potencialmente fatal desta toxina, entre em contato com seu veterinário imediatamente se o seu gato apresentar sinais de envenenamento por begônia ou se você sabe que seu gato já comeu alguma parte da planta da begônia.
Recuperação de intoxicação por begônia em gatos
O tempo total de recuperação para um caso grave de intoxicação por begônia é surpreendentemente curto, com a maioria sendo resolvida no espaço de duas semanas no máximo e consultas de acompanhamento geralmente não sendo necessárias.
A razão para isso é que os cristais de oxalato rapidamente perdem sua potência, o que significa que, sem ingerir mais, os níveis de ácido oxálico no corpo desaparecem rapidamente.
Esta é uma boa notícia para os gatos e seus donos, pois significa que a quantidade de tempo que o exercício e a alimentação normal serão restringidos será mantida no mínimo.
No entanto, se houver danos notáveis ao esôfago, o veterinário pode optar por instalar temporariamente uma tubo (mais provavelmente na forma de um cateter nasal).
Isso evitará que o gato estresse os tecidos danificados do trato digestivo ao engolir, em vez disso, subsistir em uma dieta líquida até que estejam suficientemente curados.