Benefícios de ter cães para pessoas com transtorno do estresse pós-traumático
Autora:

Benefícios de ter cães para pessoas com transtorno do estresse pós-traumático

Os cães podem ajudar pessoas com transtorno de estresse pós traumático, seja como companheiros ou como cães de serviço treinados.

Benefícios de ter cães para pessoas com transtorno do estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é uma condição de ansiedade que pode ocorrer em pessoas que passaram por um evento significativamente traumático. É comum no pessoal militar que esteve em zonas de guerra, e pode ocorrer secundariamente à infância traumática ou a experiências adultas.

Quais são os sintomas do transtorno de estresse pós traumático?

As pessoas com transtorno de estresse pós traumático (TEPT) geralmente experimentam alguns ou todos os sintomas a seguir:

  • Hipervigilância, ou ser extremamente consciente do seu entorno e à procura de perigo em todos os momentos.
  • Flash-backs do evento traumático ocorrem em resposta a gatilhos que freqüentemente envolvem sons ou cheiros. Esses flashbacks são incrivelmente reais e angustiantes para o indivíduo que os experimenta.
  • Pesadelos muitas vezes são freqüentes e aterrorizantes em pessoas com estresse pós traumático.
  • A dificuldade com os relacionamentos pode ocorrer devido a sentimentos de dormência em uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático e dificuldade para processar emoções.

Transtorno de estresse pós traumático deve ser diagnosticado por um profissional. Se você está tendo sintomas que você sente que pode indicar o estresse pós traumático, visite seu médico imediatamente.

Você também pode gostar:

Tratamento para transtorno de estresse pós traumático

Muitos tratamentos podem ser úteis para pessoas com transtorno de estresse pós traumático, mas atualmente não há cura para a doença. Terapias que ajudam muitas pessoas incluem:

  • Terapia comportamental cognitiva, durante a qual uma pessoa se retraça para reagir de forma diferente aos desencadeadores do transtorno de estresse pós traumático e aos pensamentos e emoções negativos.
  • Medicamentos para ansiedade podem ajudar algumas pessoas a lidar com os sintomas do estresse pós traumático.
  • Terapia de dessensibilização, onde uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático é exposta, lentamente e enquanto sob os cuidados de profissionais treinados, a seus gatilhos e treinar seu cérebro para não responder a eles.

Novos tratamentos e terapias estão sendo desenvolvidos o tempo todo, e muitas vezes, uma abordagem combinada usando várias técnicas pode ajudar alguém com estresse pós traumático. Por exemplo, óleo essencial de laranja mostrou benefícios em estudos para aqueles com transtorno de estresse pós traumático.

Cães e Transtorno de Estresse Pós Traumático

Os cães estão sendo usados ​​cada vez mais para ajudar as pessoas em suas vidas diárias. Eles podem ser treinados para ajudar pessoas com deficiências físicas.

Alguns são treinados para ajudar crianças e adultos no espectro do autismo. Outros podem ajudar aqueles com sintomas de estresse pós traumático.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais os cães podem ajudar pessoas com transtorno de estresse pós traumático:

  • Cães podem ajudar com sintomas de hipervigilância. Os cães geralmente são excelentes em observar o perigo, então as pessoas com estresse pós traumático geralmente se sentem à vontade para baixar um pouco a guarda quando estão com um cachorro. Eles podem confiar no cão para que eles saibam se há perigo real ao redor para que eles possam relaxar um pouco de sua própria atenção.
  • Cães amam e confiam incondicionalmente. Quando uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático desenvolve um relacionamento amoroso e confiante com um cão, ele pode ajudá-los a reaprender a confiança em si mesmos, que muitas vezes ficava tensa ou perdida quando experimentavam o trauma.
  • Cães podem ser treinados para intervir. Os cães podem ser especialmente treinados para intervir se uma pessoa está tendo um pesadelo ou um episódio emocionalmente angustiante. Encurtar tais incidentes e ajudar a pessoa a recuperar a calma pode ser incrivelmente útil para alguém que lida com o estresse pós traumático.
  • Cães aceitam ordens. Isso pode ser especialmente útil para o pessoal militar com transtorno de estresse pós traumático. Quando voltam a entrar na vida civil, alguns militares têm dificuldade em se adaptar à vida civil sem o mesmo poder de dar e receber. Cães podem ajudar a liberar a ordem de dar instinto.

Complemente a sua leitura:

Como você pode ver, existem muitas maneiras pelas quais os cães podem ajudar pessoas com transtorno de estresse pós traumático, seja como companheiros ou como cães de serviço treinados.

Outros animais de estimação também podem ajudar, especialmente com companheirismo e amor incondicional, mas os cães têm qualidades específicas que se prestam a ajudar com muitas das coisas específicas com as quais as pessoas com estresse pós traumático podem lutar.

Saiba mais sobre: Estresse

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Benefícios de ter cães para pessoas com transtorno do estresse pós-traumático" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.