Benefícios de ter um gato para crianças
Autora:

Benefícios de ter um gato para crianças

No entanto, um gato é um dos melhores animais de estimação para uma criança. Você deve estar ciente das responsabilidades que manter um gato implica.

Benefícios de ter um gato para crianças

Se você é pai ou mãe, provavelmente já viu (em mais de uma ocasião), outros pais repreendendo seus filhos quando tentam se aproximar de um animal; seja um cachorro, gato ou qualquer outro animal.

Esta abordagem, sem dúvida, como uma forma de proteger as crianças de possíveis mordidas ou doenças, geralmente responde à crença de que os animais são sujos ou perigosos. No entanto, este comportamento transmite a ideia de que os animais são algo para evitar e desconfiar, ou mesmo para ter medo.

Você deve ter um animal de estimação se tiver filhos?

Antes da chegada de um bebê, muitos pais se preocupam com a reação de seu animal de estimação ao novo membro da família. Quando eles têm um gato, eles se perguntam se o animal pode machucar a criança, arranhar ou morder a criança, ou se a sua mera presença é capaz de causar alergias e infecções.

O mesmo acontece quando as crianças são mais velhas e os pais estão pensando em conseguir um animal de estimação. A preocupação de saber se um animal pode ser perigoso ou prejudicial para as crianças está sempre presente e os riscos devem ser sempre considerados.

No entanto, um gato é um dos melhores animais de estimação para uma criança.

Você deve estar ciente das responsabilidades que manter um gato implica: check-ups com um veterinário, alimentos específicos, limpeza e higiene regulares, tempo e afeto, etc. Se você puder cobrir as necessidades deles, o gato vai recompensar muitas vezes você e sua família. Na verdade, ter um gato tem muitos benefícios para as crianças.

Você também pode gostar:

Benefícios para a saúde de ter um gato

O Hospital da Universidade de Kuopio, na Finlândia, é um dos muitos que realizaram experimentos com animais de estimação e bebês, mostrando que a presença deles em casa reduz muito os riscos à saúde. Se você quer que seus filhos desenvolvam suas defesas e fortaleçam seu sistema imunológico, ter um gato é a maneira ideal de alcançá-lo.

Como pais, tentamos proteger as crianças de tudo ao seu redor, de situações desagradáveis ​​a poeira e sujeira. Não queremos dizer que você deva abandonar seus filhos ao destino deles e negligenciá-los, mas essa parte de seu desenvolvimento envolve enfrentar as coisas que eles encontrarão no mundo exterior; como alguns pêlos de poeira e gato. Se você quiser evitar que eles se tornem adultos alérgicos, um gato é uma escolha ideal. 

Além disso, existem muitos estudos que apontam que ter um gato pode prevenir doenças cardiovasculares. Gatos acalmam nossos nervos, aliviam o estresse e combatem a depressão graças ao prazer calmante de acalmá-los e ouvi-los ronronar. Seus filhos e você se beneficiarão disso.

Se você tem um filho com autismo em casa, ter um gato como animal de estimação pode ajudá-lo a se comunicar e se relacionar com outras pessoas, uma vez que a eficácia da terapia animal já foi comprovada em muitas ocasiões.

Se você tem um gato, você vai notar a quantidade de cenários engraçados que eles vão se meter dentro da sua casa que vai ser cheia de risos e anedotas divertidas, e que também é uma fonte bem conhecida de benefícios para a saúde.

Benefícios de aprendizagem de ter um gato

Os casos de abandono e crueldade contra os animais não estão diminuindo com o passar dos anos; Como pai, é seu trabalho ensinar seus filhos a serem pessoas melhores, a cultivar seu respeito e amor pelos animais e a promover sua empatia e comunicação com todos os seres vivos.

Complemente a sua leitura:

Com um gato em casa, seu filho aprenderá a responsabilidade de cuidar de um ser vivo que, como ele, precisa de comida, abrigo e afeto. Seu filho se sentirá importante sabendo que o gato precisa deles; permitir que eles participem ativamente dos cuidados de seus animais de estimação os ajudará a crescer e entender a importância de proteger os necessitados.

A criança também aprenderá a respeitar o espaço dos outros, como gatos às vezes não querem ser incomodados. Eles se tornarão mais sensíveis e sintonizados com as necessidades de outras pessoas, inclusive aprendendo quando é melhor deixar os outros em paz.

Seu filho certamente amará seu gato e eles se tornarão companheiros fiéis. Se o relacionamento deles for positivo, o gato também ficará ligado à criança, vigiando-a como faria com qualquer membro do seu grupo.

Dicas para criar uma criança com um gato

Antes de decidir adotar um gato, você deve primeiro ensinar seu filho que ele não deve perturbá-lo ou tratá-lo como um brinquedo: puxar a cauda, ​​por exemplo, deve ser proibido de evitar acidentes. Os gatos são seres vivos que merecem respeito e garantem que seu filho entenda que é a chave para uma feliz convivência.

Ao estabelecer os limites de seus filhos, você também definirá seus gatos, ensinando-lhes onde eles podem ir e onde eles não podem. A fim de manter a saúde do seu gato, você terá que manter seus espaços limpos, lavar seus utensílios regularmente e levá-los para visitas ao veterinário. Partilhar estas tarefas com o seu filho pode ajudar que ele aprenda o que significa cuidar de alguém e como prevenir doenças infecciosas.

Não se esqueça de dar um bom exemplo: vá a um abrigo para adotar o futuro membro da família. Escolher um gato desabrigado ao longo de um gato de pedigree diz muito sobre você, e isso vai ajudar seu filho a conhecer e valorizar o que realmente importa.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Benefícios de ter um gato para crianças" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.