Seu cachorro tem medo de homens?
Ele se encolhe ou tenta se esconder quando um homem se aproxima dele?
O cão urina ou fica agitado?
Talvez seu cão ainda mostre sinais de agressão em relação aos homens.
Todo esse comportamento pode ser de medo. O medo dos homens é uma fobia relativamente comum em cães. Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a superar o medo dos homens.
Causas de um medo de homens em cães
Quando as pessoas descobrem que um cachorro tem medo dos homens, muitas vezes o atribuem a uma experiência ruim. Apesar de ser abusado por um homem pode causar um medo ao longo da vida de todos os homens, este não é o culpado mais provável.
Normalmente, o medo de homens em cães pode ser atribuído a não ser exposto a uma grande variedade de homens no início da infância. Mesmo um cachorro que tenha vivido com um homem pode ter medo de homens diferentes daqueles com quem estão familiarizados. Os homens geralmente são mais altos que as mulheres ou crianças, têm vozes mais profundas e podem ter características diferentes, como pêlos faciais. Quando você olha para as coisas do ponto de vista do cachorro, é fácil ver como a falta de socialização com os homens no início a vida pode levar a um medo ao longo da vida dos homens.
Superar o medo leve de um cão de homens
Um cão com um leve medo dos homens é geralmente fácil de conquistar. Existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar a ansiedade do seu cão medroso.
Você também pode gostar:
- Não force o seu cão além da sua zona de conforto. Se houver homens em sua casa ou homens que visitam freqüentemente, não force o seu cão a aceitar a atenção deles. Isso pode levar ao fortalecimento do medo do seu cão na melhor das hipóteses, e uma mordida em você ou para o homem que o impede de escapar do seu medo na pior das hipóteses.
- Permita que seu cão se aproxime sozinho dos homens. Pode ser difícil para os amantes do cão na casa, mas a melhor coisa que eles podem fazer é ignorar o cão com medo. Tentar fazer amizade com o cachorro pode ter o efeito oposto do que é esperado, simplesmente intensificando o medo do cão. Permita que seu cão decida o quão perto ele quer chegar do homem.
- Use guloseimas para incentivar seu cão. Os homens devem manter alguns truques à mão enquanto estiverem em volta do cão. Toda vez que o cão temeroso fica um pouco mais perto do que o normal, eles podem jogar delicadamente algumas guloseimas na direção do cachorro. Pode levar algum tempo até que o cão aceite as guloseimas, mas você pode eventualmente ser capaz de treinar seu cão que coisas boas acontecem sempre que ele se aproxima de um homem. Com algum tempo e paciência, o cão temeroso estará pronto para aceitar a companhia dos homens da casa.
Gerenciando Casos Severos de Medo
Em casos onde o medo dos homens é grave, pode levar mais do que tempo e algumas guloseimas para ganhar o cachorro. Neste caso, existem algumas coisas que você pode fazer para controlar o medo do seu cão.
- Trabalhe na dessensibilização do seu cão para os homens. A dessensibilização é o processo de usar guloseimas e elogios para, gradualmente, deixar o cão saber que é seguro abordar os homens. Em casos graves, você não vai querer começar com o cachorro e um homem na mesma sala. Em vez disso, tente manter seu cão a uma distância segura do homem e dê-lhe guloseimas e elogios. Com o tempo, você pode ser capaz de diminuir lentamente a distância entre o cão e os homens sem que o cão sucumba ao seu medo. Seu cão pode nunca se sentir completamente à vontade com os homens, mas ele pode estar na mesma sala sem demonstrar agressividade.
- Use um treinador de cães ou behaviorista. Em casos graves é benéfico ter a ajuda de um treinador de cães experiente ou behaviorista. Um profissional será capaz de avaliar o nível de conforto do seu cão para a proximidade dos homens e pode ajudá-lo a avançar com segurança no processo de dessensibilização.
- Trabalhe em treinamento de obediência. Quanto mais treinado for seu cão, maior será a probabilidade de conseguir que ele se concentre em situações estressantes. Faça do treinamento diário de obediência parte de sua rotina com seu cão medroso.
- Use precauções de segurança em torno dos homens. Se um cachorro temeroso é bem sucedido em perseguir um homem e morder ele, ele é mais propenso a morder novamente. Em vez de escalar a agressão baseada no medo do seu cão, sua melhor aposta é tomar precauções para evitar uma mordida. Mantenha o cão em uma sala diferente ou em sua caixa quando os homens estiverem visitando. Se você encontrar homens em caminhadas, uma focinheira pode ser uma boa ideia.
Complemente a sua leitura:
Lembre-se de ser paciente com seu cachorro. Pode levar muito tempo para um cão superar uma fobia. Nesse meio tempo, basta estar lá para o seu cão e tentar manter as coisas mais positivas o possível.