Uma vez que você está na fase de filhotes e seu cão é completamente treinado em casa, você abaixa a guarda e não espera mais que “acidentes” ocorram.
De repente, você encontra seu cachorro urinando, ou marcando o território, em casa, apesar de seu treinamento.
Este pode ser um cenário frustrante, pois um cão treinado aparentemente esquece o que lhe foi ensinado.
No entanto, existem várias razões pelas quais seu cão pode estar marcando território na casa. Este artigo discutirá essas possibilidades e fornecerá várias dicas para impedir esse comportamento indesejado.
O que é marcação de território?
Marcar ou urinar em vários objetos e superfícies é a maneira de o seu cão se comunicar com outros animais, provavelmente com outros cães. Seu cachorro pode ser comunicar uma série de coisas, mas nunca é um ato de ciúme ou raiva, apesar de como você pode se sentir no momento. A marcação é diferente da micção completa, pois não é uma liberação completa da bexiga. Em vez disso, a marcação é geralmente pequenos surtos, apenas o suficiente para deixar um cheiro. E enquanto ambos os cães machos e fêmeas são capazes de marcar, é mais frequentemente um comportamento visto exibido a partir de cães machos.
Você também pode gostar:
Por que seu cão está marcando território e como pará-lo
Então, você eliminou o ciúme ou a raiva como possibilidades para o comportamento do seu cão, mas o que poderia estar causando a marcação do seu cão na casa?
Existem vários motivos pelos quais o seu cão está exibindo esse comportamento, cada um com sua própria solução.
Um cheiro persistente
Se você já possuiu outro cachorro, pode haver um cheiro persistente em sua casa.
Seu novo cão vai perceber isso e sentir a necessidade de marcar seu território sobre o cão anterior, mesmo que ele não esteja mais por perto. Esta é uma razão muito provável se você criar cães ou tiver trazido um segundo cão para uma casa. Então, se você perceber que seu cão está marcando em um ou dois pontos específicos, volte e limpe profundamente essas áreas. Se a marcação continuar sobre esses mesmos pontos, você pode considerar a substituição do carpete ou da mobília afetada.
Uma questão médica
Esta é especialmente uma possibilidade para os cães que também podem estar exibindo outros sintomas.
Se o seu cão tem uma bexiga ou infecção do trato urinário, ele pode ser incapaz de expelir toda a sua urina quando estiver fora ou ter reduzido o controle da bexiga em geral.
Toda vez que seu cão apresentar uma mudança em seu comportamento habitual, uma visita ao veterinário é uma boa ideia para descartar causas médicas.
Ansiedade
Complemente a sua leitura:
Se você introduziu recentemente uma nova pessoa ou animal de estimação no ambiente doméstico do seu cão, ou ele é o novo cão, ele pode estar marcando uma resposta à sua ansiedade canina ou insegurança em relação à nova situação.
Se este for o caso, ele diminuirá seu comportamento de marcação à medida que se ajusta e se torna mais confortável com as mudanças em seu ambiente. Até lá, tente ficar de olho no seu cão e distraí-lo se o comportamento da marcação for visto.
Não o assuste, mas um simples "ei" deve ser o suficiente para fazê-lo parar.
Se, no entanto, ele parece estar especialmente ansioso, você pode falar com seu veterinário sobre tentar um complemento calmante ou camisa de trovão para aliviar sua ansiedade.
Não totalmente treinado em casa
Se o seu cão estiver liberando totalmente a bexiga, o seu cão não está quebrado.
É possível que você confiasse nele muito rápido e seu treinamento nunca foi completo ou ele está voltando ao seu comportamento anterior.
Alguns outros sinais de que o seu cão não está quebrado incluem ir para casa quando você não está em casa ou ir para outra sala onde não pode vê-lo.
Se este for o caso, volte para quando ele era um filhote e comece a tirá-lo regularmente. Elogie-o por sair e ficar de olho nele enquanto estiver na casa para ajudar a evitar acidentes.
Enquanto marcar território é um comportamento frustrante, você pode trabalhar com o seu cão para passar por ele.
Além do acima exposto, castrar o seu cão pode reduzir o comportamento de marcação, pois ele será menos propenso a sentir a necessidade de marcar seu território.