Cães ajudam pessoas com autismo
Autora:

Cães ajudam pessoas com autismo

Um cão de serviço de uma criança autista pode satisfazer sua necessidade humana de amizade e conexão.

Cães ajudam pessoas com autismo

Cães sempre foram os ajudantes das pessoas por milhares de anos. Eles ajudam as pessoas na caça, agricultura, pastoreio, viagem e defesa. Mais recentemente, os cães foram treinados para ajudar os cegos, surdos, pessoas com imobilidades e aquelas com distúrbios convulsivos. Agora, os cães estão se expandindo no trabalho de ajudar as pessoas que lutam com problemas emocionais, transtorno de estresse pós-traumático e autismo, os cães podem ajudar pessoas com autismo.

O que é autismo?

O autismo e o transtorno do espectro do autismo (TEA) são condições de desenvolvimento do cérebro em humanos que prejudicam a capacidade de se comunicar e interagir socialmente com outras pessoas. Eles também causam vários graus de comportamentos repetitivos.

Os maiores sinais de autismo tendem a aparecer por volta dos dois ou três anos de idade. Atualmente, cerca de 1 em 68 crianças é diagnosticada como afetada por algum grau de autismo ou autismo. 

Cães podem ajudar pessoas com Autismo

Várias organizações atualmente treinam cães para serem usados ​​como animais de serviço para pessoas com autismo. Os resultados podem mudar a vida de algumas famílias.

Você também pode gostar:

Que coisas específicas podem ajudar um cão de serviço do autismo?

  • Ir embora: muitas crianças que são autistas ou se afastam de seus cuidadores quando estão absortas em pensamentos, ou vão fugir quando ficam sobrecarregadas ou superestimuladas em uma situação.

Cães de serviço autista podem ajudar com este problema de duas maneiras. O cão de serviço pode usar um cinto especial que é preso à criança, então o cuidador pode segurar a trela do cão. Desta forma, mesmo que a atenção do adulto seja desviada quando precisar escrever um verifique ou olhe para um item, a criança não será capaz de se desviar. Muitos cães de serviço são ensinados a sentar ou deitar se a criança ficar a mais de alguns metros de distância do cuidador enquanto o equipamento está ligado. 

Cães de serviço de autismo também são frequentemente ensinados a rastrear seus filhos. Dessa forma, se a criança for capaz de escapar, o cão pode levar os cuidadores imediatamente na direção certa, economizando tempo e encontrando a criança muito mais rapidamente. Essa pode ser a diferença entre a vida e a morte em certas circunstâncias.

  • Dormir: Muitas crianças autistas têm dificuldade em dormir sozinhas em suas próprias camas. Um cão de serviço que dorme com elas pode permitir que elas relaxem, durmam e pode ser uma presença reconfortante para acalmá-las de volta ao sono, caso elas acordem. Ter o cão com a criança também permite que os pais durmam mais profundamente, sabendo que o cão irá alertá-los se o seu filho sair da cama e tentar se desviar.
  • Movimentos repetitivos: Pessoas com autismo geralmente exibem comportamentos repetitivos, como balançar para frente e para trás ou mover as mãos na frente de seus rostos. Geralmente esse comportamento pode ser acalmado tocando a criança e aplicando uma leve pressão. Quando os cuidadores têm que fornecer o toque, pode tornar-se trabalhoso ou causar aborrecimento. Um cão de serviço autista pode ser treinado para fornecer este contra-toque quando a criança exibe o movimento repetitivo. O cão não fica irritado e não se importa em continuar a dar o toque pelo tempo que for necessário.
  • Desconforto com o toque: Crianças com autismo frequentemente têm dificuldade em dar e aceitar formas físicas de afeto. Abraçar, beijar e tocar pode ser desconfortável para eles. No entanto, eles geralmente acham fácil abraçar seu cão de serviço e aceitar os beijos em troca. Isso muitas vezes se traduz em um aumento da incidência da criança, em seguida, instigando esses comportamentos com seus cuidadores.
  • Consistência, estabilidade e calma: crianças autistas e pessoas com TEA geralmente ficam facilmente sobrecarregadas em situações sociais. Isso pode resultar em comportamentos negativos e estresse para a criança. Um cão de serviço fornece uma âncora de energia consistente e estável que a criança pode focar para se acalmar. Crianças autistas com cães de serviço geralmente têm menos explosões físicas e emocionais.
  • Amizade: Uma das marcas registradas de autismo é a dificuldade em formar laços emocionais com as pessoas. Como as crianças autistas se comportam de maneira diferente, outras pessoas podem tratá-las mal. Cães de serviço não tratam crianças autistas de forma diferente de qualquer outra criança. Um cão de serviço de uma criança autista pode satisfazer sua necessidade humana de amizade e conexão.

Saiba mais sobre: Autismo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cães ajudam pessoas com autismo" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.