Seu cão se lamenta? A lamúria é apenas uma das poucas maneiras pelas quais os cães às vezes vocalizam.
Assim como latir ou rosnar, o choro de seu cachorro é uma maneira de se comunicar. Mas o que seus gemidos significam? E se o cão choramingar muito?
Existe algo que você pode fazer para lidar com as reclamações?
Por que cachorros choramingam
O choro é especialmente comum em filhotes. Eles estão aprendendo a comunicar suas necessidades e desejos.
Filhotes jovens choramingam para obter atenção e comida de sua mãe (assim como os bebês choram).
Muitas vezes é bastante óbvio porque um cachorro está choramingando. Ele pode estar implorando por comida ou pedindo para entrar ou sair da casa.
Outras vezes, as lamentações podem não ser tão fáceis de entender.
Muitas vezes, certa linguagem corporal pode acompanhar o choramingar. Isso pode ajudá-lo a entender melhor porque ele está choramingando.
Aqui estão algumas das razões mais comuns que os cães choramingam. Observe que esses motivos podem se sobrepor.
Você também pode gostar:
- Pedir por algo: Se seu cão quer algo de você, como comida, um brinquedo ou um passeio, ele pode lamentar em um esforço para lhe dizer. Você pode até notar ele trocando os olhos entre você e o objeto de seu desejo enquanto ele lamenta.
- Busca por atenção: Esse tipo de choramingar pode ocorrer se você estiver fazendo algo que não envolve o cão, como conversar com alguém ou se concentrar em algo importante. Ele pode até choramingar se estiver com ciúmes do tempo que você está passando com uma pessoa ou outro animal de estimação.
- Tédio: Isso geralmente aparece como uma rotina de "ai de mim". Ele choraminga de tédio e ele também pode estar tentando chamar sua atenção.
- Excitação: Se o seu cão estiver muito excitado, lamentar pode ser parte da forma como ele expele toda a energia que ele tem. Isso pode acontecer junto com pular para cima e para baixo e correr por aí. Parte deste lamentar também pode ser sobre a busca de atenção.
- Estresse: É comum que os cães choramingem quando estão ansiosos ou com medo. O choro é frequentemente acompanhado por gestos de apaziguamento (sinais calmantes), como bocejar, lamber os lábios e desviar os olhos. Você pode notar um gemido e bocejo ocorrer juntos. Ao mostrar gestos de apaziguamento (com ou sem choramingar), o cão está tentando se acalmar e enviar um sinal para os outros de que ele não é uma ameaça. O choramingar estressante é freqüentemente acompanhado por outros sinais de medo.
- Dor ou desconforto: Muitos cães podem choramingar se estiverem doente ou com dor. Se seu cão lamenta quando está doente, ele pode estar tentando chamar sua atenção para dizer que não está se sentindo bem, ou pode não ter o desejo de chamar a atenção, mas está choramingando em um esforço para se acalmar (apaziguamento). Se o seu cão está choramingando muito e você descartou outras razões, você deve pedir ao seu veterinário para avaliar o seu cão. Pode haver algo acontecendo com a saúde dele.
Preste muita atenção ao som do lamento do seu cão e da linguagem corporal que ele exibe enquanto choraminga.
Com o tempo, você pode descobrir que ele tem gemidos sonoros diferentes para cada motivo específico.
Por exemplo, você pode ficar muito familiarizado com os lamentos do seu cão "Eu quero algo" e "Estou entediado". Então, quando você ouve um gemido soando distintamente diferente, pode ajudá-lo a determinar que ele está estressado ou com dor.
O que fazer se seu cão reclamar demais
Se o seu cão parece estar choramingando excessivamente, é melhor tentar e aprender o motivo antes de abordá-lo. Alguns proprietários não se incomodam de vez em quando. Outros mal podem tolerar cachorros chorões e considerar qualquer quantidade de choramingar ser excessivo. A boa notícia é que você pode treinar seu cão para lamentar menos (ou talvez não lamentar).
Observe a situação de maneira objetiva e analise as possíveis razões para os queixosos decidirem como proceder. Nunca castigue seu cão por choramingar, pois isso pode fazer com que um cão medroso ou ansioso fique ainda mais estressado. Pode até levar a um comportamento agressivo.
Se ele parece com medo, ansioso ou estressado, veja se consegue encontrar a fonte do estresse. Existem muitos medos e fobias que afetam os cães. Se você pode determinar o motivo de seu medo ou ansiedade, você pode ser capaz de trabalhar em treinamento e dessensibilizá-lo para que ele possa superar seus medos e preocupações.
Seu cão precisa de intervenção veterinária? Se você é incapaz de determinar a fonte, ele choramingar pode ser sobre dor ou desconforto e você deve levá-lo ao veterinário. É sempre melhor descartar problemas médicos antes de rejeitar a reclamação como um problema de comportamento.
Certifique-se de abordar o seu cão com cuidado e lidar com ele gentilmente se ele está choramingando sobre o estresse ou a dor. Esses sentimentos podem aumentar e até se transformar em agressividade.
Como responder a um cão chorão
Se você tiver certeza de que ele está se lamentando sobre algo que ele quer (como atenção ou comida), então certifique-se de que você não está acidentalmente encorajando as lamentações.
Uma coisa é se ele está choramingando para sair para fazer seus negócios; é melhor deixá-lo sair do que limpar um acidente na casa.
Em outras situações, quando você responde às reclamações dando a ele o que ele quer a cada vez, você está encorajando seu comportamento.
Com o tempo, isso irá, inadvertidamente, treiná-lo a reclamar do que ela quiser.
Esta é a causa mais comum de lamentar problema em cães. É muito difícil resistir a um filhote chorão. Infelizmente, se você der aquele filhote fofo o tempo todo, você poderia acabar com um cachorro adulto realmente chorão.
Seja seletivo sobre a maneira como você responde ao choro do seu cão. Se você tem certeza de que não há nada realmente errado, então é melhor ignorar as reclamações.
Uma vez que ele tenha um momento de silêncio, você pode recompensá-lo com sua atenção, um deleite, etc. Você pode até trabalhar no comando "silencioso".
Na maioria dos casos, você pode administrar choramingos excessivos com treinamento básico, estimulação mental e exercícios.
Em situações mais sérias, você pode precisar trazer um treinador ou um especialista para obter ajuda extra.
Seja paciente e consistente e você provavelmente verá alguns resultados. você pode não ser capaz de livrar completamente o seu cão do hábito choramingante, mas você deve ser capaz de diminuí-lo para uma quantidade mais tolerável.