Cães e Crianças | Dicas para evitar problemas entre seu cão e criança
Autora:

Cães e Crianças | Dicas para evitar problemas entre seu cão e criança

Seu bebê está se transformando em uma criança, e sua mobilidade repentina pode mudar seu relacionamento com seu cachorro.

Cães e Crianças | Dicas para evitar problemas entre seu cão e criança

Você pensou que estava no maior obstáculo quando seu cão aceitou seu bebê como parte da família. Agora, no entanto, as coisas estão mudando novamente. Seu bebê está se transformando em uma criança, e sua mobilidade repentina pode mudar seu relacionamento com seu cachorro. Crianças têm uma tendência a puxar caudas, brincar com brinquedos para cães e pegar punhados de pêlo de cachorro. Tenha isso em mente ao fazer ajustes para manter a paz entre o bebê e o cachorro.

Coloque os portões de bebê

Uma das melhores maneiras de proteger seu filho de seu cão e vice-versa é usar portões de bebê para mantê-los separados. Portões do bebê através de portas permitem que o cão e seu filho consigam ver um ao outro, mas eles também permitem a ambos a liberdade de jogar e cochilar sem interferência um do outro. Portões de bebê podem ajudar a manter seu cão e criança segura. Lembre-se de que nunca é bom deixar um cachorro sozinho com uma criança pequena.

Nunca deixe um cão e criança sem supervisão

Este é o passo mais importante para manter sua criança e seu cão seguros. Crianças são imprevisíveis e muitas vezes descoordenadas. Cães têm o potencial de ferir uma criança, involuntariamente ou não. Esta não é uma boa combinação. Para garantir a segurança de todos os membros da sua família, não deixe um cão sozinho com uma criança sozinha por um minuto.

Você também pode gostar:

Praticar a manipulação do seu cão

Cães que estão acostumados a ter todas as partes de seus corpos manuseados ao longo de suas vidas são mais propensos a aceitar o manejo descoordenado de crianças pequenas. O mais cedo possível, comece a ensinar seu cão a amar a manipulação. Pratique procurar nas orelhas do seu cachorro, segurando as patas, esfregando o pêlo e puxando gentilmente o rabo dele. Fale com ele com calma, elogiando o cão por aceitar todos os tipos de manuseio. É uma boa ideia dar algumas guloseimas saborosas enquanto trabalha no manuseamento de exercícios. Seu cão deve associar o manuseio com coisas boas, como elogios e guloseimas.

Dê ao seu cão o seu próprio espaço

Certifique-se de que seu cão sempre tenha um lugar para fugir e que esteja fora dos limites do seu filho. Uma caixa é uma ótima maneira de fornecer um local confortável e seguro para o seu cão. Se você não tiver treinado seu cão antes, nunca é tarde demais para apresentá-lo. Se você decidir usar um caixote, uma cama de cachorro ou outro lugar favorito do seu cão, estabeleça limites claros com o bebê para que ele saiba que o lugar está fora dos limites.

Ensine seu filho a como tratar seu animal de estimação

Passe um tempo todos os dias ensinando seu filho a tratar seu cão. Sente-se perto do seu cão com o seu filho no colo. Comece segurando sua mão sob o nariz do seu cão para que ele cheire. Em seguida, segure a mão da criança e faça-o fazer o mesmo. Em seguida, acaricie suavemente o seu cão e segure a mão dele enquanto ele repete suas ações. Use termos simples como "cheirar a mão" e "gentil" para que seu filho saiba o que você está fazendo. Se seu filho ficar muito áspero, diga-lhe que não e explique que ele pode machucar o cachorro. Afaste-o do cão se ele continuar a ser muito áspero e tente novamente quando seu filho estiver mais calmo. Ensinar sua criança esses exercícios também pode percorrer um longo caminho para mantê-lo seguro em torno de cães estranhos.

Ensine seu bebê a respeitar as coisas do seu cão

Complemente a sua leitura:

Enquanto muitos cães são tolerantes de ter uma criança brincar com seus brinquedos, ossos ou tigelas de comida, alguns cães ficam agressivos com esses itens. É importante que você ensine seu filho a deixar as coisas do seu cão sozinho. Afastar o seu filho da tigela de comida do seu cachorro, ou se ele tiver idade suficiente, peça à criança que o ajude para alimentar o cachorro e mostre a ela que ela precisa se afastar para que seu cachorro possa comer. Se o seu filho pegar os brinquedos do cão, leve-os embora, dizendo-lhe que o brinquedo pertence ao seu cão, e dê ao seu filho um dos seus próprios brinquedos.

Recompense o bom comportamento

O reforço positivo funciona bem tanto para cães como para crianças. Não se esqueça de avisá-los quando você gostar do comportamento deles. Se o seu filho está calmamente acariciando o seu cão, diga-lhe que ele está fazendo um bom trabalho. Se o seu cão está aceitando calmamente que seu bebê acaricie o cachorro, jogar um presente (e então lembre ao seu filho sobre o jeito certo de lidar com o cachorro). Consistentemente gratificante o bom comportamento de ambos deve fazer para um melhor relacionamento entre seu bebê e seu cão.

Quando obter ajuda

Se você não estiver confortável com a linguagem corporal do seu cão em volta do seu bebê ou se ele tiver rosnado, mordendo o bebê, procure um treinador de cães ou animal behaviorista imediatamente. Seu veterinário pode recomendar alguém bom para essa tarefa. Mantenha o seu cão e a criança afastados um do outro até ter consultado um profissional. Um bom treinador de cães pode ajudá-lo a chegar a um plano para lidar com o problema entre o seu cão e a criança.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cães e Crianças | Dicas para evitar problemas entre seu cão e criança" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.