Cães e medo de andar em carros
Autora:

Cães e medo de andar em carros

Como o seu cão se sente em andar de carro? Enquanto alguns cães adoram passeios de carro, outros têm medo do carro.

Cães e medo de andar em carros

Como o seu cão se sente em andar de carro? Enquanto alguns cães adoram passeios de carro, outros têm medo do carro. Seu cachorro tem medo de passeios de carro? Muitos proprietários de cães ansiosos para levar seus cães com eles em passeios de carro. Então, pode ser desanimador descobrir que seu cachorro está com medo de andar no carro.

O medo de andar em carros é uma fobia de cachorro muito comum. Felizmente, a maioria das pessoas consegue ajudar seus cães a superar esse medo. A chave para deixar seu cão confortável em passeios de carro é introduzir gradualmente o seu cão à experiência, enquanto o leva a associar o carro a coisas boas. Isso inclui muito reforço positivo. Veja o que você precisa saber se o seu cão tem medo de andar em carros.

Causas do medo de passeios de carro

Existem várias razões pelas quais um cão pode ter medo de andar no carro, incluindo um ou mais dos seguintes:

Você também pode gostar:

  • Enjoo. Assim como as pessoas, alguns cães podem sentir náuseas ou até mesmo vomitar em passeios de carro. Essa sensação enjoada e doentia pode fazer com que seu cão fique com medo de andar em carros.
  • Medo do sentimento desconhecido. Cães que não estão acostumados a ir em passeios de carro podem ser perturbados pela sensação estranha de andar no carro. Os carros geralmente têm seu próprio cheiro, e há também o som do motor, as vibrações do piso e a visão de tudo passando rapidamente em alta velocidade. Todas essas coisas combinadas podem proporcionar uma experiência muito assustadora para um cão.
  • Associação com experiências negativas. Para muitos cães, a única vez que põem a pata em um carro é para uma visita ao veterinário. Se o seu cão tem sentimentos negativos sobre ir ao veterinário, ele pode transferir esse sentimento para passeios de carro. Se você adotou um cão de abrigo, há também a chance de que suas únicas experiências com passeios de carro fossem a viagem para o abrigo ou resgate, e possivelmente uma longa viagem de onde ele foi deixado em sua nova casa. Esta experiência assustadora certamente poderia explicar uma fobia de carro. Ainda mais traumático, um cão que estava envolvido em um acidente de carro ou atropelado por um carro pode ter medos de longa duração sobre andar de carro.

Lidar com a doença do movimento em cães 

Se o medo do carro do seu cão está relacionado a náuseas e vômitos, ele experimenta quando ele vai para um passeio, há uma correção bastante fácil. Os cães são capazes de tomar alguns medicamentos sem receita médica para aliviar o enjôo. Converse com seu veterinário sobre se esta é uma boa opção para o seu cão e a dosagem adequada para este tipo de medicação. Também pode ajudar a evitar passeios de carro logo após o seu cão ter uma refeição.

Superando o medo de passeios de carro

Se o medo do seu cão de passeios de carro deriva de mais do que sentir-se doente, as chances são que você terá que colocar um pouco mais de tempo e esforço para o cão se livrar de sua fobia. Os passos seguintes podem ajudá-lo a superar o medo do seu cão de andar no carro:

  • Comece atraindo seu cachorro para o carro ao invés de forçá-lo a se aproximar dele. Muitos cães com medo de passeios de carro vão tentar pausar assim que o carro entra em exibição. Em vez de arrastar o seu cão para o carro, lentamente atraí-lo para mais perto, usando muitas guloseimas e elogios. Para uma leve fobia de carro, você pode conseguir que seu cão caminhe até o carro em poucas sessões de treinamento. Para fobias mais graves, pode demorar vários dias ou semanas para levar seu cachorro ao carro. Para fazer valer a pena para o seu cão, use deleites valiosos e deliciosos ou os brinquedos favoritos do seu cão.
  • Continue usando o reforço positivo para levá-lo para dentro. Uma vez que seu cão está confortável se aproximando do carro, você pode começar a atraí-lo para dentro. Comece abrindo todas as portas para que seu cão não sinta que ele ficará preso quando entrar. Use guloseimas e elogios para convencer seu cão a entrar no carro. Isso geralmente funciona melhor se duas das pessoas favoritas do cachorro trabalham em equipe. Pode-se segurar o cão na coleira de um lado do carro, enquanto o outro se encontra em um assento do outro lado e usa guloseimas e um tom de voz feliz para encorajar o cão a entrar.
  • Tenha algum tempo de ligação especial com o seu cão dentro do carro. Não se apresse em fechar as portas e ligar o motor no minuto em que seu cachorro finalmente pular dentro do carro. Em vez disso, deixe as portas abertas e passe algum tempo aconchegando-se com o seu cão no carro. Lentamente trabalhe seu caminho até sentar no carro com seu cachorro com as portas fechadas. Novamente, dependendo do grau de medo do seu cão, esta parte do processo pode levar de alguns dias a várias semanas ou mais.
  • Momento para ligar o motor. Quando o seu cão se sente confortável em sair com você no carro, você pode ligar o motor. Assim que o carro é ligado, dê ao seu cão algumas guloseimas e fale com ele num tom de voz alegre, e em seguida, desligue o motor. Repita isso várias vezes até que seu cão esteja completamente confortável sentado no carro com o motor ligado.
  • Comece com pequenas viagens. Não faça da primeira viagem de carro do seu cão uma longa viagem. As primeiras vezes fora da garagem, você provavelmente não deve dirigir mais longe do que em torno da quadra. Gradualmente trabalhe seu caminho para percorrer distâncias maiores.
  • Leve seu cachorro para destinos divertidos. Primeiro passeio de carro longo do seu cão não deve ser para o veterinário. Em vez disso, leve seu cachorro para algum lugar divertido, como o parque para cães, a praia, ou um drive-thru para um hambúrguer (apenas uma pequena quantidade, para que ele não fique doente). Seu cão logo irá associar esses momentos divertidos com um passeio no carro.

Complemente a sua leitura:

Lembre-se de ser paciente com seu cachorro. Alguns cães poderão superar seus medos mais rapidamente que outros. Dependendo do grau de medo do seu cão, esse processo pode levar vários meses. Seja consistente e trabalhe em sessões curtas. Mantenha as coisas positivas. Finalize as sessões antes que seu cão entre em um modo de medo completo. Você pode precisar voltar alguns passos se o seu cão voltar a ter comportamentos muito medrosos. Tudo bem; Essas coisas podem levar tempo.

Saiba mais sobre: Medo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cães e medo de andar em carros" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.