Cães machos são de Marte, cachorras são de ... Plutão?
É verdade que os cães não são exatamente um mercado fértil para manuais de autoajuda. Mas um novo estudo descobriu que os cérebros de cães machos e fêmeas não são os mesmos - e em pelo menos uma tarefa, as fêmeas têm uma vantagem.
Os pesquisadores não têm certeza da causa das diferenças cerebrais entre cachorros, mas o estudo aponta para a necessidade de considerar o sexo ao tentar entender como os animais pensam.
"Quando você começa a procurar, obtém resultados muito interessantes e instrutivos", disse o pesquisador Corsin Müller, biólogo cognitivo da Universidade de Viena.
Estudo revela diferença na cognição canina
Evidentemente, a batalha dos sexos se aplica também aos cães.
Pesquisadores da Universidade de Viena recentemente conduziram um teste para determinar se o gênero desempenha um papel nas habilidades cognitivas de um cão.
Surpreendentemente, mesmo para os cães fêmeas, o tamanho é importante.
Quanto os cães percebem?
Com um ano de idade, as crianças entendem a permanência do objeto - a lei física que diz que os objetos continuam a existir na mesma forma, mesmo quando não podem ser vistos, ouvidos ou tocados.
Você também pode gostar:
Os pesquisadores queriam descobrir se, como seres humanos, os cães tinham a mesma capacidade cognitiva. Eles estudaram 50 cães, uma mistura de golden retrievers, poodles, pastores australianos e vira-latas, e os dividiram em dois grupos - 25 machos e 25 fêmeas.
Usando bolas de tênis azuis presas a uma prancha com cordas, foram apresentados quatro cenários diferentes para ambos os grupos de cães:
- Uma pequena bola de tênis desaparece atrás do tabuleiro e depois reaparece.
- Uma grande bola de tênis desaparece atrás do quadro e depois reaparece.
- Uma pequena bola de tênis desaparece atrás da mesa, mas uma grande bola aparece.
- Uma grande bola de tênis desaparece atrás da mesa, mas uma pequena bola aparece.
Consistentemente, uma resposta diferente surgiu entre os sexos dos cães e em todos os tipos de raça.
Cães fêmeas mantêm um olho na bola
Enquanto os cães machos pareciam alheios a qualquer mudança no desaparecimento das bolas de tênis azuis, as cães fêmeas notaram imediatamente uma diferença.
Nos cenários 3 e 4, as cães fêmeas olhavam para as bolas de tamanhos diferentes que apareciam por uma média de 30 segundos - três vezes mais do que quando a bola do mesmo tamanho reaparecia atrás da tábua de madeira.
Complemente a sua leitura:
Os pesquisadores concluíram que as fêmeas notaram a mudança e, portanto, tinham habilidades cognitivas superiores. Então, por que cães fêmeas tem uma vantagem sobre cães machos quando se trata de detectar o inesperado?
Explicando as diferenças comportamentais em cães
Embora os pesquisadores não saibam por que existem diferenças entre cães machos e fêmeas, todos os sinais apontam para características comportamentais.
"Cães machos e fêmeas não tinham estilos de vida muito diferentes que levassem a essa diferença cognitiva", diz Corsin Mϋller, um dos principais pesquisadores do estudo.
As fêmeas alimentam os filhotes - essa pode ser uma das possíveis explicações para as diferenças cognitivas em cães machos e fêmeas. Cães machos são geneticamente preparados para serem caçadores; as fêmeas são aninhadas e, portanto, podem ser melhores com o raciocínio espacial.
Os pesquisadores também são rápidos em apontar que nenhuma diferença foi notada em cães castrados ou não castrados. Esta lógica sugere que o desenvolvimento cognitivo em cada gênero foi estabelecido desde o início e não é resultado de hormônios.
Parece que o melhor amigo do homem tem mais em comum com a gente afinal. Agora, se pudéssemos descobrir por que eles perseguem suas caudas, rolam em coisas fedidas e fedorentas e aninham ritualisticamente na hora de dormir.