O cheiro de alho assado é um daqueles aromas que imediatamente fazem a maioria de nós ficar com fome.
É destaque em cozinhas ao redor do mundo e é encontrado em muitos dos nossos alimentos favoritos.
Evidência científica sugere que o alho tem benefícios medicinais para os seres humanos, por isso é perfeitamente natural a gente se perguntar se podemos alimentar nossos cães com alho.
A resposta, enfaticamente, é não.
É seguro para os cães comerem alho?
O alho pode ser bom para nós, mas os cães metabolizam certos alimentos, incluindo o alho, de forma diferente do que nós. Alho e outros membros da família Allium, incluindo cebolas, contêm tiossulfato, que é tóxico para cães, mas não para os seres humanos.
Tiossulfato causa danos oxidativos a glóbulos vermelhos, resultando em anemia hemolítica. Os sintomas da anemia incluem membranas mucosas pálidas, respiração rápida, letargia, fraqueza, icterícia e urina colorida escura. A toxicidade do alho também causa sintomas de distúrbio gastrointestinal, incluindo vômitos, diarreia, perda de apetite, dor abdominal, depressão e desidratação.
Quanto alho é tóxico para cães?
Estudos têm encontrado que leva cerca de 15 a 30 gramas de alho por quilogramas de peso corporal para produzir mudanças nocivas no sangue de um cão.
Você também pode gostar:
Para colocar isso em perspectiva, um alho médico do supermercado pesa entre 3 e 7 gramas, para que seu cão teria que comer um monte de alho para ficar realmente doente. Entretanto, alguns cães são mais sensíveis à toxicidade do alho do que outros, e o consumo de uma dose tóxica em alguns dias pode igualmente causar problemas
Isto significa que se o seu cão acidentalmente come algo com um pouco de alho nele, ele provavelmente vai ficar bem, mas intencionalmente alimentar o seu cão alho é uma receita para uma visita veterinária.
Posso alimentar o meu cão com pão de alho?
Pão de alho quase certamente vai chamar a atenção do seu cão, mas além de alho, pão de alho também geralmente contém grandes quantidades de manteiga, óleos, queijos e ervas que podem perturbar o estômago do seu cão.
Este alimento de alta caloria é também uma fonte de calorias desnecessárias e gordura, e não oferece benefícios nutricionais para o seu animal de estimação.
Posso alimentar o meu cão com suplementos de alho?
Apesar da toxicidade conhecida do alho, alguns sites e bem-intencionados proprietários de cães recomendam suplementos de alho para cães como parte de um plano de bem-estar natural ou como tratamentopreventivo para pulga e carrapato. Esta contradição pode ser muito confusa para os proprietários do cão.
Complemente a sua leitura:
O alho como um suplemento de saúde para animais de estimação não produziu resultados positivos consistentes em estudos.
Quando as doses muito pequenas puderam ser seguras para a maioria de cães, a falta de evidência conclusiva e os riscos conhecidos são algo para que os proprietários do cão considerem seriamente. Se você decide alimentar o seu cão com suplemento do alho, verificar sempre com seu veterinário sobre o que é apropriado para seu cão.
Alimentar com uma dose incorreta de um suplemento de alho pode ter efeitos tóxicos, assim consultar o seu veterinário para o melhor plano de tratamento e prevenção para o seu cão.
Tratamento da toxicidade do alho em cães
Se o seu cão não ingerir uma grande quantidade de alho, sua melhor aposta é levá-lo para o veterinário.
Envenenamento por alho e cebola raramente são fatais em cães, mas o seu cão pode precisar de apoio de cuidados para mantê-lo confortável.
Seu veterinário pode recomendar líquidos intravenosos para manter seu cão hidratado, e pode prescrever um medicamento para controlar o vômito. Em casos severos, transfusões de sangue podem ser necessárias.
Alternativas de alimentos saudáveis para cães
Se você quer dar a seu cão um deleite saudável, considere alimentar com frutas e verdura que são elevadas em nutrientes valiosos, como:
- maçãs,
- mirtilos,
- morangos,
- melancia,
- cenouras,
- pepinos,
- e batatas doces.