O que posso dar ao meu cão para alívio da dor?
Medicamentos de dor para cães são seguros?
Saber que um cachorro está com dor é perturbador. Portanto, é uma reação compreensível querer fazer algo - qualquer coisa - para proporcionar o alívio da dor no cão o mais rápido possível.
No entanto, por mais tentador que seja alcançar um analgésico de venda livre, como o ibuprofeno, a aspirina ou o acetaminofeno, e oferecê-lo ao cão da família, você deve evitá-los a todo custo. Analgésicos de venda livre (medicamentos OTC) e medicamentos para uso humano podem ser muito perigosos, até mesmo fatais, quando usados inadequadamente em cães. Cães não devem tomar Advil, aspirina, Tylenol ou qualquer outro analgésico para consumo humano.
Antiinflamatórios e Asprinas para cães - eles são perigosos?
Alguns dos analgésicos de venda livre mais comuns se enquadram na categoria de antiinflamatórios não esteroides (AINEs). Exemplos comuns incluem aspirina, ibuprofeno aspirina infantil e naproxeno. Todos eles atuam inibindo uma enzima chamada ciclooxigenase, responsável pela produção de prostaglandinas que promovem inflamação, febre e dor.
Você também pode gostar:
Mas as prostaglandinas também desempenham muitos outros papéis no corpo, incluindo a manutenção de fluxo sanguíneo adequado para os rins, a produção de uma camada de muco que protege o revestimento interno do trato gastrointestinal do ácido estomacal e a coagulação normal do sangue. Quando estas funções são reduzidas, os cães podem desenvolver vômitos e diarreia (muitas vezes com sangue), problemas intestinais, perda de apetite, distúrbios hemorrágicos, disfunção ou insuficiência renal ou hepática. Eles podem até morrer sem tratamento adequado. Não é seguro dar ao seu cão qualquer quantidade de aspirina, ibuprofeno (Advil), naproxeno ou outro anti-inflamatório para uso de humanos.
Problemas podem surgir com o uso de antiinflamatórios em cães por vários motivos:
- Às vezes o dono dá (ou um cachorro vai entrar) uma dose inapropriadamente alta de um ou mais desses medicamentos.
- Certos cães são especialmente sensíveis a marcas de antiinflamatórios humanos e podem desenvolver efeitos colaterais perigosos mesmo quando uma dose correta é dada.
- O uso concomitante de outros medicamentos (por exemplo, corticosteroides) e / ou a presença de certas condições de saúde (por exemplo, doença gastrointestinal, hepática ou renal) podem tornar o uso de antiinflamatórios para cães mais arriscado que o normal.
(OBSERVAÇÃO: Os gatos são especialmente sensíveis aos efeitos adversos dos anti-inflamatórios, mas como mais cães são expostos a esses medicamentos, um número maior de anti-inflamatórios casos de toxicidade são relatados em cães em comparação com gatos.)
E quanto ao Tylenol para cães?
O acetaminofeno (Tylenol) apresenta uma história ligeiramente diferente. O acetaminofeno não é um anti-inflamatório. Ninguém sabe exatamente como funciona para reduzir a dor e a febre (não tem efeito na inflamação), mas quando os cães ingerem quantidades tóxicas de acetaminofeno, destrói as células do fígado, danifica os rins e converte a hemoglobina, a molécula transportadora de oxigênio. no sangue, a metahemoglobina resultando em baixa oferta de oxigênio por todo o corpo e danos nos tecidos.
(NOTA: Os gatos são tão sensíveis aos efeitos adversos do acetaminofeno que apenas um comprimido de força normal pode resultar em morte.)
O que posso dar ao meu cão para alívio da dor?
Complemente a sua leitura:
Por todas as razões acima, você não deve dar medicamentos, como aspirina e ibuprofeno, ou outros analgésicos, como o Tylenol, para cães ou outros animais de estimação sem a supervisão de um veterinário. As empresas farmacêuticas conceberam medicações específicas para a dor canina que são mais seguras e eficazes do que as que são concebidas para as pessoas. Exemplos desses analgésicos modernos incluem carprofeno, deracoxibe, etodolaco e meloxicam.
Com o conhecimento das especificidades do histórico de saúde de um cão, seu veterinário pode fazer um diagnóstico adequado para determinar qual medicamento e dose é mais adequado para seu cão e elaborar um plano de monitoramento que torne o tratamento o mais seguro possível.
Outras medidas de alívio da dor
Medicina adequada não é a única maneira de proporcionar alívio da dor do cão. As condições inflamatórias crônicas, como a artrite geral, geralmente respondem bem à modificação da dieta. Por exemplo, alimentos suplementados com ácidos graxos ômega-3, como o ácido eicosapentanóico (EPA), podem reduzir a inflamação articular e a dor associada a ela. Além disso, os cães com excesso de peso se beneficiam enormemente de um plano de emagrecimento que inclui dieta e exercícios.
Alimentos com uma menor densidade calórica, mas quantidades normais de proteína podem ajudar os cães a perder peso, mantendo a massa muscular e força. Reduzir a gordura corporal e promover a massa corporal magra diminui o estresse nas articulações e inflamação em todo o corpo.
A combinação de uma boa dieta e perda de peso, muitas vezes, diminuir, se não eliminar completamente a necessidade de analgésicos para cães que sofrem de doenças crônicas, como artrite. Casos mais graves também podem se beneficiar de fisioterapia, acupuntura, tratamentos a laser frio e outras intervenções. Converse com seu veterinário para determinar que combinação de dieta, exercícios, analgésicos e outros tratamentos é o ideal para o seu cão.