Para uma criança com deficiência e todos os desafios que a acompanham, um cão pode ser ainda mais mágico.
E é por isso que a ideia de adquirir um cão de assistência para uma criança faz muito sentido e é, no papel, pelo menos, muito atraente.
No entanto, a realidade de tal passo é muito mais complexa e muito mais difícil do que parece à primeira vista.
Um cão de terapia não pode se sentar no sofá e perguntar como você se sente, mas ele ou ela pode sentar no sofá ao lado de você no consultório do seu psicoterapeuta, se você está bem com isso.
Os cães de terapia proporcionam conforto e assistência àqueles que têm doenças, ansiedade e deficiências.
Cães de terapia são cães cuja finalidade é proporcionar conforto. Nos lares de idosos, por exemplo, os cães de terapia podem entrar e oferecer afeição aos moradores.
Eles também ajudam em hospitais, escolas, locais de desastre e com pessoas com dificuldades de aprendizagem e deficiências de desenvolvimento.
Como um cão de terapia ajuda?
O conforto que um cão de terapia proporciona literalmente ajuda o cérebro a relaxar.
Você também pode gostar:
Assim como as relações saudáveis com os outros alteram a forma como nossos cérebros funcionam, a presença do cão terapêutico pode ter um impacto nos vários neurotransmissores que o cérebro libera.
A ocitocina, por exemplo, também conhecida como "o hormônio do carinho", acalma e acalma o sistema nervoso, resultando em uma maior capacidade de aprender.
Verificou-se também que os cães de terapia podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea e a quantidade de cortisol libertada, o que tem implicações na maior capacidade de cicatrização.
Como um cão de terapia pode ajudar meu filho com uma deficiência de aprendizado?
Se uma criança está sofrendo com dificuldades de aprendizagem, pode ser uma experiência extremamente estressante tentar continuamente ler ou escrever ou participar de uma atividade de aprendizado que não vem naturalmente.
Por causa de seus efeitos calmantes, um cão de terapia pode ajudar a acalmar a criança e a se sentir mais relaxada para ajudar no processo de aprendizado.
Cães de terapia não são necessariamente animais de serviço.
Complemente a sua leitura:
Cães de terapia podem proporcionar conforto para o doente ou ser calmante para a criança que está ansiosamente lutando para ler.
Cães de serviço e animais também existem para ajudar pessoas com deficiências, mas têm critérios de treinamento diferentes dos cães de terapia.
Os animais de serviço são especificamente treinados para executar tarefas para alguém com deficiência.
Existe muita confusão sobre como um cão pode se qualificar para ser um animal de serviço.
A menos que o animal de serviço atenda a um conjunto de padrões mínimos, ele ou ela não pode ser considerado um animal de serviço.
Uma vez cumpridos esses padrões mínimos, no entanto, um cão de serviço permite que uma pessoa com deficiência tenha independência.
Alguém que é cego, por exemplo, pode usar um cão com visão para viajar independentemente em uma cidade sem ter que depender de um assessor.
Uma criança em uma cadeira de rodas, por exemplo, pode confiar no cão de terapia para pegar um item descartado sem ter que contar com o apoio de outro adulto.
Essa independência pode resultar em uma maior auto-estima, maior senso de liberdade e uma melhor qualidade de vida em geral.