Mais de metade dos cães com mais de 10 anos de idade são susceptíveis de desenvolver câncer em sua vida. Tumores cancerosos são massas de tecido que resultam quando as células se dividem mais rapidamente do que o normal ou não morrem quando deveriam.
Porque os tumores podem se desenvolver a partir de qualquer tecido, existem muitos tipos de tumores que podem ocorrer em uma variedade de locais. Saber mais sobre tipos do tumor e seus locais possíveis pode ajudá-lo a monitorar seu cão e começar o tratamento mais cedo, que pode ajudar a tratar a doença antes que possa ficar fora do controle.
A detecção adiantada de câncer em cães é a chave, assim que você deve sempre consultar seu veterinário se você encontra uma massa nova ou inchaço em seu cão. Muitas vezes. os veterinários são capazes de fornecer tratamento em sua clínica, mas outras vezes eles podem precisar de remeter o paciente a um oncologista veterinário, um veterinário que se especializa no tratamento do câncer.
Há todos os tipos de câncer em cães, e eles parecem estar em ascensão. Um escalonamento de 50% dos cães com dez anos de idade e mais velhos vão desenvolver alguma forma de câncer, e é a principal causa de morte de cães nesta faixa etária.
Você também pode gostar:
Quanto mais rápido você encontrar e tratar o câncer, melhor a chance de sobrevivência. Se você notar uma mudança no comportamento ou hábitos do seu cão, mencionar para o seu veterinário imediatamente.
"Saiba o que é normal e o que não está normal com o seu animal de estimação para obter câncer diagnosticado o mais rapidamente possível", diz o Dr. Eckholm.
Alguns sinais de câncer incluem odores incomuns, protuberâncias na pele, perda de peso, mudança de apetite, e letargia.
Então, qual câncer é o mais tratável?
"Linfoma, que são tumores de baixa qualidade do mastro da pele, é muito tratável", diz o Dr. Eckholm.
Linfoma também acontece de ser uma das formas mais comuns de câncer canino, por isso certifique-se seu cão tem check-ups regulares para evitá-lo, especialmente quando ele fica mais velho.
Genética e fatores ambientais também desempenham um papel no desenvolvimento do câncer. Fazer consultas com médico veterinários regularmanete para os cães simplesmente poderem viver mais tempo com melhores opções de cuidados de saúde. Outro culpado de causar câncer no cão são os alimentos "junk food" que contem ingredientes que são pensados para causar câncer. Verifique os rótulos dos alimentos e evite BHT, BHA e Etoxiquina.
Tratamento de câncer canino
Complemente a sua leitura:
A maioria dos planos de tratamento para tumores caninos envolvem remoção cirúrgica do tumor. Dependendo do tipo e da posição do tumor, seu veterinário pode recomendar adicionar outros tratamentos tais como a quimioterapia ou a terapia da radiação.
Quimioterapia funciona por danificar rapidamente dividindo células cancerosas, poupando células normais. Devido a isso, os tecidos normais que também se dividem rapidamente, como os encontrados no intestino, medula óssea, e cabelo, pode ser afetado transiente pela quimioterapia. Muitos proprietários hesitam em prosseguir a quimioterapia em seus animais de estimação com base em seus conhecimentos de efeitos colaterais em pacientes com câncer humano. É importante lembrar que os protocolos de quimioterapia são muito diferentes para cães. Os oncologistas veterinários têm um objetivo diferente, que é fornecer uma boa qualidade de vida com efeitos secundários mínimos. Por esta razão, as doses de quimioterapia são menores em cães do que nas pessoas, e os efeitos colaterais são muito menos comuns. Se os efeitos colaterais ocorrem, as doses de drogas são reduzidas para tratamentos futuros.