O que é câncer de mama?
O câncer de mama é o crescimento incontrolável da glândula mamária anormal (mama) células.
Se não tratado, certos tipos de câncer de mama pode causar metástase (propagação) para outras glândulas mamárias, linfonodos, os pulmões, e outros órgãos em todo o corpo.
Quando todo o animal de estimação puder desenvolver tumores mamíferos, estas massas ocorrem mais frequentemente em cães fêmeas mais velhas e em gatos que não foram castrados.
Os gatos da raça Siamese têm um risco mais elevado para o câncer de mama do que outras raças felinas.
Em gatos, 80 a 90% destes tumores são malignos (cancerosos). Cães estão na faixa de 50% dos tumores de mama são malignos. Qualquer nódulo suspeito na área mamária deve ser examinado por um veterinário o mais rapidamente possível.
O que causa câncer de mama?
A causa exata do câncer da glândula mamária é desconhecida. No entanto, cães e gatos que são castrados antes de seu primeiro ciclo são menos propensos a ter câncer de mama, para que os hormônios podem desempenhar um papel.
O tratamento com hormônios para outras condições pode aumentar o risco para este tipo de câncer.
No passado, os hormônios foram usados para tratar algum comportamento e problemas de pele em gatos, mas isso geralmente caiu fora de favor.
Alguns tratamentos hormonais ainda estão sendo usados em cães, como o estrogênio no tratamento da incontinência urinária, mas outras alternativas estão geralmente disponíveis.
Genética também pode desempenhar um fator em câncer de mama canino.
Você também pode gostar:
Os resultados recentes mostram que certos genes são expressos em cães com esta condição.
Quais são os sinais de câncer de mama?
Não há nenhuma maneira de determinar se um nódulo é canceroso por simplesmente senti-lo. Mas uma vez que qualquer protuberância na área mamária tem o potencial de ser canceroso, é uma boa idéia para verificar o seu animal de estimação regularmente.
Os tumores mamíferos tendem a ser firmes, massas nodulares que é sentido como pelotas na pele.
Os tumores podem ser localizados em uma única glândula mamária (a área em torno de um mamilo), ou eles podem estar em várias glândulas mamárias ao mesmo tempo.
A pele que cobre o tumor pode ser ulcerada ou infectada. Os mamilos podem estar inchados ou vermelhos, e pode haver pus do próprio mamilo.
Como é diagnosticado o câncer de mama?
A melhor maneira de diagnosticar o câncer de mama é com uma biópsia cirúrgica (amostra de tecido) da massa.
Em cães com grandes massas, pode ser possível obter um aspirador de agulha fina do tumor, que envolve colocar uma agulha na massa e extrair células para exame o microscópio. Este procedimento pode ser mais difícil com massas menores ou em gatos.
Uma vez que uma biópsia geralmente fornece uma amostra de tecido maior (susceptível de produzir um diagnóstico mais definitivo), esta é a melhor opção. Biópsias geralmente requerem alguma forma de anestesia ou sedação, para que o seu veterinário pode recomendar uma avaliação preanestésica e/ou exame de sangue.
Como o câncer de mama é tratado?
Complemente a sua leitura:
Detecção precoce e remoção cirúrgica das massas é a melhor opção de tratamento.
Antes de executar a cirurgia, o seu veterinário provavelmente irá recomendar o trabalho de sangue e radiografias (raios-x).
Radiografia torácica são importantes para verificar se há metástases nos pulmões, e as radiografias abdominais podem mostrar sinais de nódulos linfáticos aumentados. Se as radiografias não mostram nenhuma evidência da metástase, o animal de estimação tem um prognóstico melhor.
Devido à alta taxa de malignidade em gatos e ao fato de que o câncer muitas vezes invade várias glândulas mamárias ao longo do mesmo lado do corpo, uma mastectomia radical com a remoção de todas as glândulas mamárias no mesmo lado é muitas vezes recomendada. Para gatos com massas em ambos os lados, duas cirurgias separadas diversas semanas distantes podem precisar de ser executadas.
A menos que os cães têm vários tumores, eles podem não precisar ter tanto tecido removido como gatos. A submissão do tecido para exame microscópico determinará se os tumores foram removidos completamente.
Se seu animal de estimação ainda tem seus ovário e útero, seu veterinário pode recomendar a castração do seu animal de estimação no momento da cirurgia mamária.
Após a cirurgia, o veterinário pode recomendar terapia de radiação ou quimioterapia.
A terapia de radiação é projetada para matar qualquer células potencialmente cancerosas em uma área focalizada.
A quimioterapia envolve drogas sistêmicas que tratam células cancerosas que podem ter viajado para outras partes do corpo.