Cão de serviço para pacientes com esclerose múltipla
Autora:

Cão de serviço para pacientes com esclerose múltipla

Cães de serviço são cães especialmente treinados que auxiliam pessoas com deficiências de várias maneiras.

Cão de serviço para pacientes com esclerose múltipla

Cães de serviço são cães especialmente treinados que auxiliam pessoas com deficiências de várias maneiras.

Você pode estar mais familiarizado com cães-guia que ajudam pessoas com dificuldades de visão a navegar pelo mundo e ajudar pessoas com perda auditiva, indicando quando um telefone está tocando ou quando um bebê está chorando.

Mas aqueles com visão ou perda auditiva não são as únicas pessoas que podem se beneficiar de ter um cão de serviço treinado.

Muitas pessoas que vivem com esclerose múltipla (EM) têm dificuldade em se deslocar de um lugar para outro devido à dormência nas pernas, o que resulta em sentimentos de instabilidade e falta de equilíbrio.

A fadiga relacionada à esclerose múltipla também pode fazer com que as pessoas caiam, se sintam desequilibradas ou tenham dificuldades andando.

Bastões e outras ajudas podem ajudar, mas os cães de equilíbrio estão se tornando cada vez mais comuns entre pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla.

Eles ajudam as pessoas a sentar, levantar e entrar e sair da cama, além de proporcionar maior mobilidade ao realizar atividades cotidianas. Os cães de serviço têm todo o direito de estar em qualquer lugar que você tenha o direito de estar.

Visão global

Um cão de equilíbrio bem treinado pode ser de grande ajuda para alguém com esclerose múltipla, realizando uma série de funções que incluem, mas não se limitam a:

  • Sentir quando as pessoas estão cansadas e encorajando-as a descansar gentilmente empurrando-as em direção a uma cadeira ou parede.
  • Ajudar as pessoas a entrar e sair de cadeiras e camas, apoiando-as enquanto se levantam e abaixam.
  • Ajudar as pessoas a passar de sala em sala dentro de uma casa.
  • Pegar itens caiu do chão, como um telefone ou uma caneta.
  • Empurrar botões em um elevador.
  • Abrir as portas usando um dispositivo especial.
  • Ligar e desligar as luzes.

A assistência que um cão de serviço oferece nas tarefas diárias é incrivelmente útil, mas talvez sua função mais importante é fornecer companheirismo leal e amoroso. Para desempenhar suas funções da maneira mais eficiente e discreta possível, um cão de equilíbrio também usa um arnês de equilíbrio especial, carrega uma mochila de suprimentos e é capaz de agir discretamente, como sentar sob uma mesa em um restaurante.

Tipos

Nem todos os cães são bons cães de equilíbrio.

Como a principal função do cão é fornecer suporte extra, o cão deve ser grande o suficiente para suportar peso extra e não ter problemas de saúde.

O cão deve ser treinável e capaz de se concentrar nas tarefas que precisam ser realizadas.

Algumas das raças de cães de equilíbrio mais comuns incluem:

  • Doque alemão (dinamarquês)
  • Golden Retrievers
  • Labrador Retrievers

Perguntas a serem feitas

Um cão de equilíbrio é um cão de serviço, não um animal de estimação da família, mas ainda requer uma quantidade específica de cuidado e atenção. Antes de começar a pensar seriamente em conseguir um cachorro de equilíbrio, faça a si mesmo estas perguntas:

  • Gosta de cães?
  • Poderia um cão de equilíbrio ajudá-lo, dado o seu nível de deficiência?
  • Você pode (ou outra pessoa) cuidar do cachorro? 
  • Você está disposto a trabalhar com seu cachorro?

Encontrar um cachorro

Se você acredita que um cão de serviço vai melhorar sua qualidade de vida, existem três rotas diferentes que você pode seguir:

  1. Proprietário / treinador: Treine o cachorro sozinho. Isso pode ser muito gratificante, mas não é completamente isento de riscos. Quando você treina o cachorro você mesmo, você corre o risco do cão desenvolver problemas de saúde ou não ter uma personalidade adequada para ser um cão de serviço.
  2. Cães treinados profissionalmente: Contrate um treinador de cães profissional para ajudá-lo a treinar seu cão. Você corre os mesmos riscos listados acima, mas também melhora suas chances de sucesso. No entanto, um treinador profissional tende a ser caro.
  3. Organizações de cães de serviço: compre um cão que já tenha sido treinado como cão de serviço. Infelizmente, não existe um órgão regulador que regule os cães de serviço, por isso a qualidade do cão e o treinamento que ele recebeu variam de organização para organização. Certifique-se de pesquisar minuciosamente cada organização e conversar com pessoas que obtiveram cães da (s) organização (ões) em que você está interessado.

A boa notícia é que a assistência financeira está sempre disponível para ajudá-lo a comprar, treinar e cobrir as despesas contínuas de possuir um cão de equilíbrio. No entanto, isso depende muito do seu nível de deficiência e dos programas disponíveis na sua área. Descubra as suas opções ligando para o seu prestador de cuidados ou outras organizações que servem pessoas com deficiências.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cão de serviço para pacientes com esclerose múltipla" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.