5 sinais que o seu cão está estressado
Seu cão está agindo de forma incomum? Talvez o cão parece excessivamente ansioso ou deprimido. O estresse é mais comum em cães do que você pode pensar. Pior ainda, o estresse pode impactar negativamente a saúde do seu cão.
Aqui estão cinco sinais comuns de estresse e ansiedade em cães para ajudá-lo a identificá-lo e procurar ajuda rapidamente.
Sinais de estresse no cão
1. diarreia, constipação, ou outro problema digestivo
Embora sejam mais comumente atribuídos à doença ou intolerância alimentar, problemas gastrointestinais como diarreia e constipação também podem ser trazidos pela ansiedade.
Fale com seu veterinário se a diarreia, constipação, ou outra questão digestiva é anormalmente grave, especialmente se tiver durado mais de 24 horas ou se a diarreia é sangrenta. O sangue no vômito e/ou fezes pode ser um indicador de uma doença transmitida por alimentos.
Você também pode gostar:
2. diminuição do apetite
Os cães não costumam ficar em jejuns ou dietas como nós fazemos, por isso é importante consultar um veterinário se o seu animal de estimação de repente perde o interesse em alimentos ou pára de comer completamente. Pode ser devido ao estresse ou a uma condição de saúde subjacente, incluindo a anorexia, o que pode fazer com que o cão se recuse a comer totalmente e sua ingestão de alimentos pode diminuir tanto que leva a perda de peso drástica.
3. isolamento
Alguns cachorros gostam de algum tempo sozinhos. No entanto, um cão que está constantemente isolando-se de outros animais de estimação ou pessoas podem estar sofrendo de ansiedade ou uma doença. Seu veterinário pode ajudá-lo a identificar a causa deste comportamento estranho.
4. sono aumentado
Você já se acostumou com os horários de dormir do seu cão. Fale com seu veterinário se o seu cão está dormindo mais do que usual ou parece excessivamente letárdico.
A letargia é frequentemente o primeiro sintoma que um cão está doente, ferido ou traumatizado. Também pode ser um sintoma de condições, incluindo diabetes, problemas cardíacos e hepáticos, tumores, diarreia e desidratação severa, hipotireoidismo, anemia e envenenamento, entre outros.
5. agressão contra pessoas ou outros animais
Ações agressivas para animais ou pessoas podem ser um sinal de um cão estressado ou doente. Consulte o seu veterinário ou um behaviorista veterinário antes que o problema piore.
Muitos sinais agressivos são acompanhados por uma postura corporal temerosa e expressão facial, e com comportamento submisso. O tratamento para agressão concentra técnicas de gestão do comportamento para ajudar o cão com a sua ansiedade e raiva.
Complemente a sua leitura:
Dispositivos como focinheiras também pode ser eficaz quando o cão está longe de casa, com todo o tratamento a ser focado na prevenção de lesões em seres humanos, outros animais, e para o cão.
Como ajudar um cão estressado?
Se o comportamento do seu cão muda repentinamente de alguma forma, agendar uma consulta com o seu veterinário. O médico veterinário pode descartar quaisquer problemas médicos subjacentes, bem como fazer recomendações para ajudar a diminuir o nível de estresse do seu cão.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a aliviar a ansiedade em seu cão:
- Jogar/exercício com o seu cão regularmente - atividades físicas como um jogo de busca ou uma caminhada ao redor do quarteirão são um grande redutor de estresse para cães.
- Criar uma zona segura - separar uma área em sua casa para o seu cão para escapar de eventos de alta tensão, como tempestades e festas. Fornecer o seu cão com um favorito "cobertor de segurança ", como um brinquedo e visitar o seu cão muitas vezes. Se possível, fique com ele até que o evento de alta tensão tenha passado. Sua presença é uma grande confiança para ele ou ela.
- Escolha um alimento para o cão de alta qualidade - a dieta do seu cão é uma parte integrante de seus saúde e bem-estar. Fornecer o seu cão com uma dieta que não é devidamente equilibrada para o seu estágio de vida e de estilo pode causar repercussões imprevistas que podem levar à ansiedade e estresse.