Não é bem um dilema, na verdade. Os cães podem lamber o seu dono como um sinal de afeto.
Mas tanto quanto o latir pode ser, o ato de lamber pode ter muitas interpretações diferentes do comportamento canino.
Existem muitas maneiras em que nós humanos podemos compreender este modo culturalmente de comunicação do cão: lamber é um instinto natural em cães.
Quando uma mãe lambe seus filhotes e seus filhotes lambem uns aos outros durante o curso de aliciamento e outras interações sociais, estamos observando a essência do lamber no comportamento em cães.
Na verdade, este comportamento é sustentado como um comportamento que pode servir como base para todas as outras decisões que um cão faz ao lamber. ("mamãe lambeu-me agora, e eu vou lamber...")
Você também pode gostar:
- Lamber pode desempenhar um papel na solicitação de recursos, como quando os filhotes lambem suas mães como um precursor para a alimentação ou quando os membros do grupo de baixo escalão vão lamber seus superiores na esperança de um convite para jantar em presas comunais.
- É apenas outra ferramenta sensorial, dizem alguns pesquisadores. Lamber (e degustação) é como alcançar e tocar em algo, uma espécie de exploração babada.
- Comportamento em busca de atenção canina muitas vezes incorpora a língua. Os cães lambem frequentemente para chamar a atenção ou como uma saudação simples. "Ei, estou aqui. Eu sou bonitinho. Acaricie-me. "
- Lamber pode ser uma forma de jogar. Muitos proprietáriosde cães relatam como engajamento em excesso de comportamento, o lamber pode estar substituindo sua língua para os seus dentes na versão de um jogo.
- Em muitos casos, lamber é um comportamento aprendido. Os cães aprendem que quando lambem seus proprietários ganham mais atenção, assim que vêm incorporar o lamber cada vez mais nos seus comportamentos diários.
Mas o que acontece quando o cachorro lamber excessivamente?
Lamber excessivamente o comportamento tende a ser definido não tanto pelo cão como é pelo humano.
Complemente a sua leitura:
Como tal, qualquer exibição indesejada de atenção com lamber, mesmo apenas com algumas lambidinhas, poderia ser interpretado como excessivo.
Nestes casos é considerado mais um problema humano do que um problema animal.
Afinal, os cães vão lamber.
É da natureza do cachorro ficar lambendo.
No entanto, os cães podem ser treinados para desligar a torneira, por assim dizer.
Encontrar um veterinário especialista em comportamento ou Certified Dog trainer para ajudar neste processo é altamente recomendável.
Claro que há aqueles momentos em que lamber pode assumir tons anormais.
Os cães que sofrem certos tipos de comportamentos obsessivo-compulsivos podem manifestar este comportamento como lamber excessivo.
Tipicamente, entretanto, os cães afetados por estes transtornos comportamentais vão indicar sua inclinação excessiva por lamber.
Todos os proprietários de cães que observam este comportamento são incentivados a procurar a assistência de um veterinário ou veterinário especialista em comportamento para a assistência.
Muitos destes cães podem ser tratados com sucesso para que sua vida possa incluir mais do que o que eles poderiam encontrar no final da sua lambida.