Se você tem cachorro de estimação há anos ou acaba de adotar seu primeiro filhote, pode ser muito angustiante quando seu cachorro não quer comer. Há uma variedade de razões para a perda de apetite em cães. É importante determinar o melhor plano de tratamento para o cão comer.
A primeira coisa que você pode estar pensando é o que aconteceu com o apetite do seu cachorro.
Quando um cachorro não comer, é referido como anorexia. Isso é diferente da anorexia nervosa, um distúrbio alimentar encontrado em humanos. Em vez disso, uma anorexia descreve uma perda completa de apetite em cães.
Como uma perda de apetite em uma doença pode indicar a doença, é importante procurar cuidados veterinários se notar mudanças nos hábitos alimentares do seu cão. É especialmente importante responder prontamente a uma recusa do cão em comer.
Embora a maioria dos cães possa passar alguns dias sem comida e sem efeitos negativos significativos, é melhor resolver o problema o mais cedo possível.
Razões para o seu cachorro não comer
Assim como nas pessoas, há vários motivos pelos quais os cães podem se recusar a comer. Esses incluem:
Você também pode gostar:
- Doença. Um apetite diminuído em cães é muitas vezes um sinal de doença, especialmente se o seu cão está exibindo outros sintomas ao mesmo tempo. Embora a perda de apetite em cães não indique necessariamente doença grave, a atenção veterinária imediata é importante porque pode ser um sinal de doença significativa, incluindo câncer, várias infecções sistêmicas, dor, problemas no fígado e insuficiência renal.
- Doença dentária. Seu cão pode não querer comer porque algo na boca está causando dor. Verificar se há um dente quebrado ou solto, gengivite grave e até mesmo um tumor oral.
- Vacinação recente. Felizmente, as vacinas estão disponíveis para muitas doenças graves e contagiosas. Embora essas injeções tenham salvado a vida de milhões de animais de estimação nos últimos 100 anos, elas às vezes têm efeitos adversos. A maioria destes efeitos são pequenos e breve, incluindo uma perda temporária de apetite em cães.
- Viagens e arredores desconhecidos. Se o apetite do seu cachorro estava ok até que você foi em uma viagem com ele ou mudou-se para um novo local, pode ser que seu cão não vai comer por causa de viajar ou por estar em ambiente desconhecido. Alguns animais podem ficar enjoados e outros ficam nervosos ou desconfortáveis em novos lugares.
- Problemas de comportamento. Alguns cães são exigentes, ou sua recusa em comer pode ser causada por alimentá-los em situações em que eles não estão confortáveis, como em torno de um cão agressivo ou de uma tigela em uma altura desconfortável. Como um apetite diminuído em cães pode ser causado por doença, nunca assuma que seu cão é exigente sem antes investigar outras possibilidades.
O que fazer quando seu cachorro não comer
O que você pode fazer para ajudar quando seu cão não comer dependerá do que você e seu veterinário determinarem como a causa do problema.
Complemente a sua leitura:
Se a perda de apetite do seu cão é causada por doença, o veterinário pode recomendar uma dieta com receita médica para atender às necessidades nutricionais do seu animal enquanto a doença subjacente está sendo tratada. Às vezes, essas dietas não são particularmente saborosas, especialmente se o seu cão está acostumado a guloseimas regulares ou comida de pessoas. Se o seu cão já estiver doente, nunca deixe o seu animal morrer de fome, na tentativa de forçá-lo a comer a dieta prescrita. Em vez disso, converse com seu veterinário sobre alternativas. Em casos mais graves, o seu veterinário pode prescrever medicamento estimulante do apetite, recomendar a alimentação com seringa de uma dieta líquida ou inserir um tubo de alimentação.
Se o apetite diminuído do seu cão for um problema de comportamento causado pelo cansaço ou desconforto com o horário das refeições, em vez de resultar de uma condição médica, há várias coisas que você pode fazer para incentivar seu animal a comer.
Esses incluem:
- Cortar os deleites.
- Alimentar seu animal de estimação em um horário regular, geralmente pelo menos duas vezes por dia.
- Tornar as refeições um momento divertido para seu animal de estimação, como brincar com um brinquedo que dispensa comida ou recompensar seu cachorro com comida para fazer um truque.
- Levar o seu cão para passear antes das refeições.
- Alterar a situação de alimentação do seu cão. Se você costuma alimentar seu animal de estimação com outros animais, tente alimentá-lo sozinho.
- Ou tente usar tigelas ou pratos diferentes em diferentes alturas para ver o que seu cão prefere. (Você pode até colocar alguns pedaços de comida no chão ao lado do prato de alimentação.)
- Tentar um tipo diferente de alimento, como comida enlatada, se você costuma alimentar seu cão com alimentos secos.