6 causas pelas quais o seu cão pode exibir uma respiração anormal
Nós todos amamos nossos cães.
Eles são nossos melhores amigos, nossos consoladores e às vezes até nossos mediadores. Portanto, não é de surpreender que desejamos dar a eles o respeito e o amor que eles nos dão.
Uma das maneiras de fazer isso é monitorar a saúde de nossos cães.
Com isso dito, vamos abordar uma questão de saúde realmente importante: Quando está tudo bem e não está bem para nossos cães com respiração anormal?
Vamos dar uma olhada em respirações ofegantes em cães.
O arfar é, na verdade, o modo como o corpo de um cão se livra do excesso de calor.
Sempre que o tempo estiver quente ou o cão estiver se exercitando, a respiração é considerada normal.
A respiração ofegante, por outro lado, pode ser um pouco diferente.
Se um cão parece estar ofegante mais do que o habitual, ou em horários inadequados, como quando não está quente, estes podem ser sinais de arfar anormal.
E se a respiração ofegante é mais gritante, mais audível ou é mais severa do que o normal ou parece ser forçada, é provável que seja hora de levar o seu cachorro ao veterinário.
O primeiro passo é identificar a causa potencial da respiração ofegante.
Existem alguns motivos comuns pelos quais isso pode estar ocorrendo.
Medo
Ofegar pode ser um sinal de medo. Se você suspeitar que seu cão está com medo, procure por sinais como uma cauda enrugada, orelhas achatadas, pupilas dilatadas, perda de controle intestinal e recusa em comer, depois de ofegar. Se isso soa certo, seu cão pode estar estressado, ansioso ou com medo. Considere qualquer coisa que possa ter causado recentemente o estresse do seu cão, como mudar para uma nova casa ou introduzir um novo animal de estimação ou membro da família, e resolver esse problema para ver se isso ajuda na respiração ofegante do seu cão.
Dor
Você pode achar que sabe quando seu cachorro está com dor, mas pense novamente!
Cães muitas vezes ficam calados demais antes de exibir sinais mais óbvios, como lamúrias ou claudicações.
Você também pode gostar:
Se o seu cão está exibindo respiração ofegante sem causa aparente (como qualquer uma das razões desta lista) ou também está mostrando sinais adicionais de dor, é importante levar o seu animal ao veterinário o mais rápido possível.
Tratar o problema antes que ele se torne um grande problema pode ajudar você a economizar dinheiro com contas do veterinário e, o mais importante, pode até salvar a vida do seu cão.
Insuficiência Cardíaca ou Doença Pulmonar
Como o coração não está recebendo sangue suficiente, os cães com uma dessas duas condições muitas vezes ofegam para obter mais oxigênio. Se seu animal de estimação já tiver sido diagnosticado com uma dessas condições, converse com seu veterinário sobre como as possíveis opções de tratamento e o que você pode fazer em casa para tornar seu animal de estimação mais confortável. Se o seu animal de estimação nunca foi diagnosticado, é importante fazer uma visita ao veterinário para um check-up. Certifique-se de expressar suas preocupações sobre a respiração excessiva, de modo que isso possa ser abordado no exame físico ou em outros testes recomendados.
Anemia
Anemia é uma condição em que a contagem de hemoglobina (glóbulos vermelhos) está abaixo da média no corpo. Como essas células transportam oxigênio para os tecidos do corpo, e essa pequena quantidade de oxigênio não é suficiente, os cães vão ofegar para compensar a perda. Cães com anemia podem viver vidas muito longas e saudáveis, mas é importante que, se os sinais forem mostrados, seu animal de estimação seja diagnosticado o mais rápido possível. Se a respiração ofegante do seu cão for causada por anemia, você precisará discutir as opções de tratamento com seu veterinário, incluindo mudanças nas dietas e medicações. Anemia não tratada pode levar a uma necessidade de transfusão de sangue, por isso é importante expressar suas preocupações com seu veterinário assim que você notar sintomas angustiantes.
Doença de Cushing
Se o seu cão tiver meia-idade ou mais, pode estar sofrendo de uma superprodução de cortisol. Um dos sinais mais evidentes desta doença é ofegante. Felizmente, esta doença pode ser curada e, eventualmente, a respiração irá diminuir quando isso acontecer. Como com qualquer outro problema de saúde, a doença de Cushing só pode ser diagnosticada adequadamente por um veterinário. Se a respiração excessiva aparecer aleatoriamente, sem causa específica, como exercício intenso ou estresse, é necessário um exame para testes e outros procedimentos diagnósticos. Se seu animal de estimação tem a doença de Cushing, você pode elaborar um plano de saúde para garantir que seu animal de estimação tenha uma vida feliz e saudável.
Tempo muito quente
Complemente a sua leitura:
Para alguns cães com um pêlo mais espesso, essa respiração pode ser normal.
Cães como estes pêlos são realmente construídos mais para o frio e podem estar tendo problemas para obter o calor que é necessário.
É importante notar, no entanto, que você deve se certificar de que seu animal de estimação nunca fique superaquecido devido à exposição a temperaturas mais altas ou por períodos prolongados de exercício.
Shih tzus, por exemplo, são muito propensos ao superaquecimento, o que pode levar à insolação e a uma lista de outros problemas de saúde.
Enquanto exercitar seu animal de estimação e dar a ele tempo ao ar livre é importante, nunca force o seu cão com exercícios, limite o tempo ao ar livre durante os dias mais quentes e sempre se certifique de que seu animal de estimação tenha muito acesso a água fresca e fria.
Se o seu animal de estimação parece estar excessivamente ofegante devido ao exercício excessivo, ao calor excessivo ou ao estresse, você pode tomar medidas em casa para se certificar de que seu cão está confortável e relaxado para ver se isso elimina o problema.
No entanto, se o problema persistir sem qualquer motivo, não demore em marcar uma consulta com o veterinário do seu animal de estimação. Embora estas sejam as coisas mais comuns associadas à respiração ofegante, elas não são as únicas causas.
Independentemente dos outros sinais que o seu cão possa estar produzindo, não deixe de conferir com um veterinário, que analisará o histórico de saúde do seu cão e fará testes e exames para ter certeza de que seu amigo peludo está saudável.
Mesmo que você não veja outros sintomas, é importante lembrar que a respiração ofegante pode ser o sinal inicial de um problema.
Tratar isso agora em vez de mais tarde pode salvar a vida do seu animal de estimação. É sempre melhor prevenir do que remediar.