Você já reparou quantos cachorros têm manchas de lágrimas marrom-avermelhadas na pele? Ocorre mais comumente quando as lágrimas umedecem o pêlo ao redor dos olhos do cão ou ao redor de sua boca, onde a saliva molha sua pele, assim como lambem seus pés e pernas dianteiras.
O que está causando as manchas de lágrimas em cães?
Esta descoloração é causada por uma substância química chamada porfirina. As porfirinas são excretadas principalmente através da bile e do trato intestinal, mas em cães uma quantidade significativa de porfirina é excretada através de lágrimas, saliva e também urina. A saliva e as lágrimas contêm substâncias chamadas porfirinas, que mancham a pele clara de rosa, vermelho ou marrom.
Porfirinas são um grupo de compostos orgânicos dos quais muitos ocorrem na natureza das porfirinas mais conhecidas é o heme, o pigmento dos glóbulos vermelhos. Se você já reparou em um cachorro branco que lambeu ou mastigou sua perna, o cabelo dessa área ficará marrom-escuro. A causa real das manchas é a porfirina nas lágrimas e na saliva.
Você também pode gostar:
Por que as manchas de lágrimas ocorrem em cães?
Alguns cães produzem lágrimas em excesso - principalmente porque, quando os humanos transformavam os lobos no melhor amigo de hoje, criações seletivas criavam narizes curtos e olhos protuberantes que contribuem para canais lacrimais anormalmente estreitos e muitas vezes tortos.
Algumas condições médicas que resultam em excesso de rasgões e lambidas estão associadas ao excesso de manchas, mas não são a causa da mancha. Além de alergias e irritantes que podem causar excesso de lambida, problemas anatômicos, como cílios encravados, entrópio, aberturas anormalmente pequenas de canal lacrimal e irritantes, como fumaça de cigarro, podem ser as causas.
Quando as porfirinas permanecem em contato com o cabelo, particularmente nos casacos brancos, a qualquer momento, a mancha química se desenvolve. É praticamente impossível remover uma vez que se desenvolve.
A coloração de porfirina é grave em cães?
Felizmente, a coloração de porfirina é um problema cosmético e não causa danos ao cão. No entanto, o problema subjacente ou causador pode ser significativo.
Anormalidades palpebrais podem causar desconforto significativo. O excesso de salivação pode ser causado por desconforto oral, como doença na gengiva ou problemas dentários. E os cães que lambem e coçam seus rostos, pés, axilas e genitais são freqüentemente afetados por alergias que podem causar desconforto.
Complemente a sua leitura:
Se o seu cão estiver passando por coloração com porfirina, certifique-se de fazer com que seu veterinário realize um exame físico completo para decidir sobre esses problemas.
A coloração porfirina pode ser controlada em cães?
Obviamente, parte da resposta é impedir que os fluidos contendo porfirina permaneçam em contato com o cabelo. Limpeza regular pode fornecer ajuda mínima. Manter o cabelo longo esfregando nos olhos também pode ajudar a manter as áreas limpas e secas.
Como a coloração é tratada em cães?
Embora um pouco sem graça, a coloração causada por porfirinas é apenas isso, cosmeticamente sem graça. As manchas não causam desconforto. Embora no passado os antibióticos tenham sido usados com resultados mistos para controlar a coloração, o uso de antibióticos para um problema cosmético não pode ser recomendado.
Perguntas para perguntar ao seu veterinário
- Os olhos do meu cachorro estão manchados de lágrimas de sangue. O que está causando a coloração?
- O que causou os pés do meu cachorro ficarem vermelhos?
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para o seu veterinário, ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.