Se o seu cão está tossindo, às vezes não é fácil decidir se ele precisa de uma atenção de emergência. Esta página pretende ajudá-lo a decidir o quão urgentemente você precisa procurar atenção veterinária. Não é um substituto para o conselho do seu veterinário.
Em muitos casos, o seu cão só tem um "resfriado" ou tosse do canil e a tosse pode melhorar com um tratamento simples. No entanto, a tosse do cão também pode ser um sinal de problemas mais sérios que precisam de intervenção precoce.
Causas da tosse no cão
Tosse pode ser devido a qualquer tipo de irritação nas vias aéreas, a partir do trato respiratório superior e traqueia, até os pulmões.
Vômitos ou vômitos secos também pode, por vezes, aparecer como uma tosse, por isso, se você estiver em qualquer dúvida, sair do seu telefone e gravar o que o seu animal de estimação está fazendo, para que você possa mostrar o seu veterinário. Os veterinários adoram um bom filme caseiro.
Você também pode gostar:
Tipos da tosse
Em alguns casos, o som da tosse pode dar para você uma idéia sobre a causa, outra grande razão para gravar a tosse para o seu veterinário. Uma tosse seca, áspera e ruidosa que sos como seu cão está tentando tossir acima de um osso, é típico de um traqueíte ou de uma tosse canina. Uma tosse macia, wheezy é geralmente um indicador da doença do pulmão ou do coração. A tosse que soa como um "buzinar" e acontece com emoção ou puxar o chumbo é comum em cães de raça pequena com colapso traqueal.
Quando se preocupar
- Se o seu cão está com tosse por mais de um 5 dias
- Seu cão está tossindo e letárgico ou relutante para se exercitar
- A tosse está associada com o seu cão passando para fora ou em colapso
- Se o seu cão também está recusando comida ou tem quaisquer outros problemas como diarréia ou vômitos
- Se o seu cão tem gengivas pálidas ou tem uma tonalidade azulada para as gengivas
Quando não se preocupar
- Se seu cão tem uma tosse suave, é muito brilhante e de outra maneira seu self normal, pode resolver com apenas o descanso.
- Muitas causas virais de uma tosse são autolimitantes em cães jovens, caso contrário pets saudáveis.
- Os casos em que você realmente não quer "esperar para ver" são se o seu cão tem uma história de um sopro cardíaco ou parece um pouco quieto e carente de energia. Não tratado o coração e doença pulmonar pode ser muito confuso e angustiante para todos os interessados se não identificado cedo.
Diagnosticar a causa
Uma vez que você visita o veterinário, pode ser óbvio a examinação física e a história do que a causa da tosse é. Seu veterinário vai ouvir o coração do seu cão e pulmões, verificar a sua temperatura e linfonodos e pode recomendar alguns testes adicionais com base nesta informação, ou talvez um curso de tratamento.
Complemente a sua leitura:
Outros testes podem envolver testes sanguíneos, testes de vermes e raios-x para identificar e excluir algumas causas comuns de uma tosse.
Se a tosse é um pouco mais crônica na natureza, o laringoscópio ou uma lavagem bronco-alveolar pode ajudar a identificar uma causa para a tosse.
Tratamento
Em muitos casos, o tratamento envolve antibióticos, inibidores da tosse e cuidados de apoio. Fornecer um ambiente morno, umidificado e usar um umidificador pode ajudar a umedecer as vias aéreas e pode ajudar na limpeza do muco, se isso é parte do problema.
Se o seu cão tem algo mais sério como a doença cardíaca, diuréticos e medicações específicas do coração podem ser necessários.
O que posso dar ao meu cão?
Como regra geral, evite dar qualquer medicação humana para o seu cão, a menos que seu veterinário recomenda. Os cães são muito diferentes na forma como eles vão metabolizar drogas e muitas drogas humanas podem ser tóxicas ou têm efeitos colaterais indesejáveis. Se seu cão tem uma tosse, evite o contato com outros cães, sair no ar frio e manter o cão descansado e quieto até que você veja seu veterinário.
Esperamos que este resumo tenha ajudado a determinar se o seu cão tem uma tosse séria que precisa de tratamento de emergência, ou uma infecção respiratória superior leve que pode resolver sem tratamento.
Marque uma consulta com o seu veterinário para um diagnóstico específico que está relacionado com à condição individual do seu animal de estimação.