Infecção por Capillaria plica em Cães
A capilaríase é um tipo de verme canino causado por uma parasita conhecida como Capillaria plica. O verme infecta a bexiga urinária e, por vezes, outras partes do trato urinário.
Sintomas e tipos de capilaríase em cães
Muitas vezes, não há sintomas e o diagnóstico é incidental. No entanto, especialmente em cães com uma infecção pesada, os sintomas incluem:
- Micção freqüente
- Dor ao urinar
- Urina com sangue
- Esforço para urinar
Causas
Capillaria plica é o verme parasítico que causa capilaríase em cães. Seu ciclo de vida não é completamente entendido. No entanto, sabemos que os óvulos (ovos de vermes) saem do corpo através da urina de cães infectados. Estes óvulos embrionam-se e depois podem ser ingeridos do solo pelas minhocas. O verme Capillaria continua a se desenvolver dentro da minhoca para um estágio infeccioso. Quando outro cão ingere a minhoca, a infecção pode ocorrer.
Diagnóstico de capilaríase em cães
O diagnóstico é através da identificação de ovos Capillaria na urina do cão infectado. Os óvulos são característicos na aparência: em forma de bola de futebol com plugues nas duas extremidades dos óvulos.
Tratamento para capilaríase em cães
O tratamento muitas vezes não é recomendado se o cão não estiver doente. No entanto, se os sintomas de infecção estiverem presentes, os medicamentos fenbendazol ou ivermectina podem ser usados para tratar a infecção.
Viver e gestão
Para os cães que ficam em um canil alojado no solo, a substituição do solo por um substrato ou superfície alternativa (como areia, cascalho ou concreto) pode reduzir as taxas de infecção desse tipo de verme canino.