Ronco do gato é menos comum do que o ronco em cachorros . Enquanto ronco poderia ser indicativo de uma questão de saúde, um gato que ronca não está necessariamente com problemas médicos.
Então, se o seu gato está com ronco, e você não tem certeza se você precisa agendar uma consulta com o seu veterinário, aqui está o que você deve saber.
Causas de ronco em gatos
Há todos os tipos de razões que um gato pode roncar. Certas raças ou seja, aqueles com características faciais achatadas como persas são muito mais propensos a roncar devido à forma de suas cabeças.
"estes gatos braquicefálicos têm os ossos encurtados em seu rosto e nariz, o que os torna mais propensos ao ronco", explica o Dr. Bruce Kornreich, diretor adjunto do centro de saúde e cardiologista de Cornell Feline na Universidade.
"eles também podem ter narinas menores que restringem a respiração", acrescenta.
Gatos braquicefálicos podem ter outras características físicas que causam ronco, como um palato alongado macio que poderia bloquear parcialmente a entrada para a traquéia. Isso torna mais difícil para o ar passar e pode provocar barulhos estranhos em gatos quando respiram.
Mas não é apenas genética que causa o ronco. Como pessoas, certas posições de sono precipitam o ronco. Então, se o seu gato muda ao redor e de repente deixa para fora um ronco alto, pode ser apenas que ele mudou a posição da cabeça e pescoço de uma forma que restringe o fluxo de ar e faz com ocorra a crepitação de ar.
Você também pode gostar:
Também como as pessoas, os gatos que estão acima do peso são mais propensos a roncar. Também pode estar relacionada com as condições médicas existentes.
"se você tem um gato que sofra de infecções respiratórias superiores, ou inflamação nasal crônica ou rinite, é provável que o gato vai ser um roncador", diz o Dr. Andrea Jones, um veterinário da Nova Jersey.
Uma outra causa pode ser obstruções no canal nasal, tais como pólipos ou tumores. Mesmo os objetos extrangeiros furados na cavidade nasal, como uma lâmina da grama, podem causar o ronco.
Sinais que você deve levar o seu gato com ronco para o veterinário
Com tantas causas possíveis, muitas das quais não estão associadas com problemas de saúde maiores, quando você deve levar um gato que ronco para o veterinário?
Se o seu gato sempre roncou, ele provavelmente está ok. No entanto, se o ronco vem de repente ou é acompanhado por outras mudanças no comportamento, é hora de fazer essa consulta.
Além de um início rápido de ronco, os proprietários também devem ser cautelosos com os sintomas de respiração angustiada, enquanto o gato está acordado. Ofegante e trabalhando mais do que o normal para respirar, ou qualquer respiração de boca aberta.
"se o seu gato está respirando através de sua boca por um longo período de tempo, você deve levá-lo para o veterinário imediatamente", diz Kornreich.
Kornreich igualmente observa que os proprietários do gato devem olhar para fora para sinais como a descarga nasal e tosse, que podem ser indicativos de uma aflição mais séria. Mesmo os sintomas que podem não parecer como sintomas, como uma mudança no miado poderia significar um problema.
"os gatos não tendem a mostrar sinais da doença até que estejam muito doentes, assim que os proprietários precisam realmente de ser vigilantes," diz.
Os proprietários de gatos com ronco também deve manter atenção para áreas inchadas no rosto.
"isso pode indicar um abscesso de raiz de dente, que pode ser muito doloroso e precisa de intervenção médica", explica.
Como tratar ronco em gatos
Dependendo da razão para o ronco, existem algumas maneiras que você pode ajudar o seu gato parar de roncar. Se os pólipos, um tumor ou objetos estranhos são culpados, seu veterinário pode removê-los.
Como pessoas, perder peso também pode ajudar alguns gatos parar de roncar.
"os quilos a mais dos gatos são excesso de peso, de modo que seja um fator grande a considerar," Jones diz.
Então, certifique-se que o seu gato não está comendo demais e está recebendo o suficiente exercício. Há também soluções não médicas.
Por exemplo, considere colocar um umidificador perto de onde o seu gato gosta de cochilar. O ar muito seco pode ter o mesmo efeito em gatos como faz nas pessoas, e adicionar um pouco de umidade para o ambiente pode ser benéfico para conseguir uma noite tranquila de descanso.
Acima de tudo, se o seu gato é brincalhão, feliz, tem um apetite saudável, e seu ronco não é nada de novo, tente não ficar muito preocupado. Pode ser apenas mais uma de suas peculiaridades.