Pannus, também conhecido como ceratite superficial crônica, é uma condição que afeta a córnea e a terceira pálpebra de um ou dos dois olhos do cachorrinho.
Pannus em cães (ceratite superficial crônica) aparece como um filme rosa acinzentado no olho, e à medida que a doença progride, a córnea torna-se opaca. O mais frequentemente afeta ambos os olhos. Embora as causas exatas que levem ao pannus em cães não sejam totalmente compreendidas, existem alguns fatores que podem contribuir para a doença:
- Exposição a irritantes no ar
- Cílios que se voltam para dentro (entropia)
- Altitudes elevadas
- Estar exposto a grandes quantidades de luz solar direta
- Inflamação imunomediada
- Condições subjacentes de visão
Pastores alemães e Tervurens belgas têm a maior taxa de prevalência de pannus em cães (ceratite superficial crônica), mas pode ocorrer em qualquer raça ou mistura de raças.
Sintomas de pannus em cães (ceratite superficial crônica)
Se o seu cachorro desenvolver pannus, você pode ver os seguintes sintomas:
Você também pode gostar:
- Um filme rosa acinzentado no (s) olho (s)
- Vermelhidão e rasgo
- Pigmentação de córnea (marrom escuro)
- Opacidade da córnea
Diagnóstico de pannus em cães (ceratite superficial crônica)
Para diagnosticar a condição do seu cão, o seu veterinário irá realizar uma história completa, exame físico e exames oculares. Além disso, ele ou ela pode recomendar o seguinte, dependendo das necessidades específicas do seu cão:
- Uma visita separada a um oftalmologista veterinário, especializado em doenças oculares
- Um teste de lágrimas para medir a produção de lágrimas
- Coloração fluorescente do olho para descartar uma ulceração do olho
- Citologia (avaliação microscópica de células) em amostras obtidas por "raspagem" da córnea e / ou revestimento do olho (coniunctiva).
Testes de sangue podem ser recomendados para determinar a causa subjacente. Estes podem incluir:
- Testes de química para avaliar rins, fígado e doença pancreática e função, bem como níveis de açúcar
- Uma contagem sanguínea completa para excluir infecção, inflamação, anemia e outras condições
- Testes para excluir doenças infecciosas, como a doença de Lyme
- Testes de especialidade: culturas e testes de PCR
Tratamento
Complemente a sua leitura:
Pannus em cão geralmente requer tratamento vitalício, mas a maioria dos casos responde razoavelmente bem com boa conformidade do proprietário e monitoramento regular por um veterinário.
O tratamento geralmente inclui o uso de corticosteroides tópicos e outros medicamentos para os olhos. Em casos extremos, pode ser utilizada cirurgia ou radioterapia.
Cães com pannus requerem medicação contínua para evitar que as lesões oculares retornem. Eles também precisam receber exames oculares regulares para identificar se ocorrem exacerbações, uma vez que o pannus (ceratite) esteja sob controle.
Prevenção
Embora a causa do pannus em cães possa variar, dois fatores ambientais são conhecidos por contribuir para a sua implantação:
- Altitude
- Exposição à luz solar brilhante
Embora você não consiga mudar para uma altitude mais baixa, você pode gerenciar a quantidade de luz solar que seu melhor amigo está exposto, se seu veterinário pensa que seu animal de estimação está em risco.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve visitar ou ligar para o seu veterinário, ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.