Você pode saber, por sua própria experiência, que seus olhos são vulneráveis a trauma e irritação de coisas como vento, secura, infecções e corpos estranhos. Não é surpreendente, então, que os olhos do seu cão também sejam sensíveis ao desenvolvimento de ceratoconjuntivite em cães (inflamação do olhos).
Quais são os sintomas da ceratoconjuntivite em cães?
Novamente, você provavelmente pode adivinhar isso com base em sua própria experiência.
A ceratoconjuntivite em cães (inflamação dos olhos) causa:
- Vermelhidão
- Inchaço das pálpebras e conjuntiva
- Comichão (seu cão pode esfregar o rosto e os olhos)
- Dor
- Ficar esticando os olhos (seja por dor ou por sensibilidade à luz)
- Descarga dos olhos (claro, rasgo excessivo para espessura, mucosas) que podem até "colar" as pálpebras fechadas, especialmente depois de dormir
- Aparência nebulosa da superfície corneana
- Diminuição da acuidade visual
Nem todos os sintomas ocorrerão em todos os casos e a condição só pode existir em um olho ou em ambos os olhos, dependendo da causa.
O que causa ceratoconjuntivite em cães?
Pode ser causado por qualquer coisa que cause irritação ou inflamação no olho. Algumas causas incluem:
Você também pode gostar:
- Irritantes ambientais (secura, poeira, fumaça, etc.)
- Alergias
- Infecções como cinomose
- Distúrbios mediados por imunidade
- Ceratoconjuntivite sicca ou olho seco
O último, Ceratoconjuntivite sicca ou "olho seco" é um transtorno muito comum em cães. O olho seco também pode ser devido a uma predisposição hereditária (como em Cocker Spaniels, Boston Terriers e outras raças) e muitas vezes devido a uma doença imunomediada onde seu próprio sistema imunológico é o culpado.
Olho seco, implica, o problema na falta de umidade / lágrimas adequadas no olho. Lágrimas normais em quantidades normais são essenciais para olhos saudáveis.
Imagine se você teve vasos sanguíneos que atravessam a superfície do seu olho. Seria difícil ver corretamente. É por isso que eles não estão lá. Mas os nutrientes e os anticorpos e tudo o mais que o sangue entregaria aos seus olhos tem que chegar de alguma forma. Isso é o que as lágrimas fazem.
Sem eles, coisas ruins acontecem, pode ocorrer mais inflamação ou infecção, a córnea seca, torna-se turva, opaca, ulcerada e / ou pigmentada e a visão está prejudicada. Se não for tratado pode ser doloroso, e no pior dos casos eles podem ser irreversíveis para que seu cachorro possa até mesmo perder a visão.
Como é diagnosticada e tratada a ceratoconjuntivite em cães?
O seu veterinário, é claro, precisa fazer um exame aprofundado dos olhos do seu cão (verificando quaisquer anormalidades, úlceras, produção de lágrimas e déficits de visão).
Complemente a sua leitura:
Além disso, um exame físico completo e outros testes podem ser necessários para descartar qualquer suspeita de problemas subjacentes que possam estar contribuindo para a inflamação no (s) olho (s) do seu cão, para que possam ser abordados enquanto o tratamento específico para os sintomas oculares é instituído.
Em geral, você pode esperar que a aplicação de alguma forma de gotas oculares ou pomadas seja necessária para trazer o alívio de seu cão. O tipo de produto pode variar dependendo da presença ou ausência de infecção, úlceras, nebulosidade, etc.
Nos casos de olho seco, as lágrimas artificiais de substituição precisam ser instiladas nos olhos várias vezes por dia, pelo menos temporariamente e, em muitos casos, por toda vida.
Em outros casos, uma preparação tópica que inclui drogas imunossupressoras como Cyclosporine ou Tacrolimus aplicada duas vezes por dia pode ser muito eficaz para estimular a produção natural de lágrimas novamente (embora mesmo isso precise ser continuado para a vida de seu cão).
Seu objetivo final não é apenas manter o seu cão confortável no curto prazo, mas também preservar a visão para longo prazo. ceratoconjuntivite e olho seco devem ser tratáveis, problemas controláveis, mesmo que não sejam completamente curáveis, mas é muito importante que você siga as recomendações e instruções do seu veterinário para obter o melhor resultado possível.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve visitar ou ligar para o seu veterinário, ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.