Por que o meu Chihuahua está mancando?
Se parece que seu Chihuahua acaba de começar a andar por aí mancando, então é hora de explorar a situação, levando o cachorro para um check-up imediato com o veterinário. Mancar em Chihuahuas é muitas vezes um sinal de uma desordem canina relativamente comum conhecida como luxação patelar.
Mancar ou segurar uma de suas pernas para cima ao caminhar, indica que seu Chihuahua pode estar sofrendo de uma condição conhecida como luxação da patela. Além de seus físicos pequenos, esses tipos de cães têm músculos relativamente fracos, tendões e ligamentos, o que torna mais fácil para a rótula escorregar para fora do lugar.
Causa da luxação patelar
Você já notou o seu Chihuahua pulando enquanto segurava uma de suas pernas traseiras ultimamente? Se você está com ele em uma caminhada ou brincando com ele em seu quintal, e seu mancar está começando a se tornar mais freqüente e preocupante para você. E por uma boa razão, ele pode estar sofrendo de uma série de condições relacionadas ao osso, que pode se tornar progressivamente pior ao longo do tempo. A melhor coisa que você pode fazer quando isso acontece é entrar em contato com seu veterinário para estabelecer um diagnóstico correto e tratamento. Antes de começar a se preocupar com a cirurgia e outras complicações, você deve saber que existem maneiras alternativas para ajudar o seu pequeno amigo superar seu desconforto.
Chihuahuas como uma raça são suscetíveis à luxação patelar. A luxação da patela é caracterizada pela localização imprópria da rótula. Isso ocorre quando a rótula simplesmente desliza para fora de seu local correto.
Você também pode gostar:
Cães com luxação patelar geralmente nascem com ela, embora a luxação patelar também pode ocorrer como resultado de lesão. Muitos cães experimentam o problema em apenas um joelho, e alguns em dois joelhos.
Sintomas da luxação patelar
Como os chihuahuas têm uma predisposição para luxação patelar, há uma forte chance de que qualquer sinal de mancar nos cães pequenos pode significar a condição.
Mancar, entretanto, não é o único indício de luxação patelar. Os sintomas reveladores da luxação patelar incluem movimentos incomuns e longos das pernas traseiras, salto, evitação da atividade física e a incapacidade abrupta de andar.
Dor prolongada e consistente não é muitas vezes um sinal comum da condição. Os cães com a condição tendem a submeter-se na maior parte a sentimentos da dor e do incômodo exatamente quando suas patelas se deslocam e mudam de posições.
Gestão da luxação patelar em Chihuahua
Assim que seu animal de estimação precioso começar a mancar ou exibir todas as outras indicações da luxação da patela, levar o cachorro para uma consulta veterinária, não esperar piorar a condição.
A cirurgia é necessária para muitos animais com a doença, mas não em todos eles. Uma vez que os cães experimentam a cirurgia, seus proprietários devem acompanhá-los de perto para quaisquer indícios de incapacidade de andar ou desconforto relacionado.
Também é importante que os proprietários parem, tanto quanto possível, ações que poderiam desencadear o movimento da rótula novamente, seja pulando ou correndo alto.
Predisposições de raça para luxação patelar
Complemente a sua leitura:
Chihuahuas não são os únicos cães que estão em maior risco de desenvolver luxação patelar. Além do mundo chihuahua, a luxação da patela também afeta frequentemente poodles, cocker spaniels americanos, dogue alemão, lhasa apsos, spaniel anão continental, são bernardo, pugs, springer spaniel inglês, maltês, cavalier king charles spaniel, lébrel irlandês, shih tzus, terriers de seda australianos, basset hounds, boston terriers, yorkshire terriers e terra-nova. Cachorros grandes e pequenos podem ter essa luxação da patela. A maioria dos cães que começam a ter sinais desta condição são de meia-idade.
Outras soluções e considerações
Remédios naturais são uma excelente alternativa aos métodos invasivos potencialmente perigosos, então por que não usá-los?
Você pode começar dando para o chihuahua vitaminas e suplementos minerais, bem como suplementos naturais para articulações que contêm colágeno. Esta é uma proteína que é encontrada na cartilagem comum e pode ajudar a reduzir os danos às articulações do seu cão, juntamente com a construção de nova cartilagem.
Em vez de anti-inflamatórios esteroides que podem ter efeitos colaterais prejudiciais para o seu filhote de cachorro, considere remédios à base de plantas como Alcaçuz, Unha do diabo, ou Boswellia.
Estes extratos de ervas podem ajudar a reduzir a dor e inflamação do chihuahua, ao mesmo tempo, removendo toxinas do corpo. No entanto, você deve sempre falar com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer tipo de medicação ou suplemento.
Conclusão
Se o seu Chihuahua está sofrendo de luxação patelar ou está funcionando só com três pernas por causa de uma lesão recente, verifique com o seu veterinário quando você começar a notar os sintomas. Certifique-se de examinar os joelhos do seu cão, pelo menos a cada dois anos para mantê-lo feliz e saudável o maior tempo possível.