Confira aqui alguns problemas comuns de saúde do Chihuahua.
Os Chihuahuas são propensos a problemas que afetam cães pequenos, como hipoglicemia, luxação da patela, colapso traqueal e problemas dentários.
O Chihuahua é o menor entre as raças registradas, pesando cerca de dois a seis quilos.
Apesar de seu tamanho, os Chihuahuas estão cheios de vida e energia. Eles estão alertas e em movimento rápido e extremamente protetores de sua própria família.
O Chihuahua pode viver por um longo tempo, muitas vezes atingindo 16 ou mais anos de idade. No entanto, eles são suscetíveis a vários problemas de saúde que são comuns em cães de raças pequenas.
Se você está pensando em obter um Chihuahua, você precisa saber sobre os problemas comuns de saúde isso pode afetar esta raça do cão.
Naturalmente, nem todos os Chihuahuas serão afetados pelos problemas de saúde comuns, como descrito abaixo, mas tenha em mente que eles são mais propensos a essas doenças.
Problemas comuns de saúde dos cães de raça pequena
O Chihuahua é suscetível a vários problemas de saúde que comumente afetam cães de raças pequenas, como:
Problemas dentários
Cães de raças pequenas, como os chihuahuas, tendem a ter doenças de dentes e gengivas. Compreensivelmente, porque as suas bocas são tão pequenas. Seus dentes estão superlotados, facilitando o surgimento de problemas dentários.
Por exemplo, a comida tende a ficar presa entre os dentes. Isso causa o acúmulo de placa e tártaro. Se não for tratada, as horas extras podem resultar em doença periodontal, como gengivite e periodontite, bem como perda prematura dos dentes.
Mantenha os dentes do seu Chihuahua limpos com a escovação diária e os exames dentários regulares. Evite também lanches ricos em amido e açúcar.
Hipoglicemia
A hipoglicemia, que é um estado anormalmente baixo de açúcar no sangue, é um dos problemas de saúde mais comuns de Chihuahua. Isso pode causar problemas ao sistema nervoso, resultando em convulsões e até mesmo coma.
Você também pode gostar:
Um ataque hipoglicêmico pode acontecer sem muito aviso. Às vezes, um cão com baixo nível de açúcar no sangue pode mostrar sinais de letargia, fraqueza, inquietação e tremores.
Tratar um cão com um ataque hipoglicêmico toma uma ação rápida.
A razão é que, mesmo um caso leve de hipoglicemia pode se deteriorar rapidamente e resultar em dano cerebral permanente. A melhor maneira, claro, é impedir que isso aconteça tomando várias precauções.
Portanto, não deixe de visitar um médico veterinário para saber como evitar a hipoglicemia em cães e o que você pode fazer para tratar um cão com um ataque hipoglicêmico.
Colapso traqueal
Esta condição ocorre principalmente em cães mais velhos de raças pequenas, particularmente Chihuahuas, Pomeranians e Poodles Toy. Os cães obesos são especialmente vulneráveis a este problema de saúde.
A traqueia é composta de aneis de cartilagem. O colapso traqueal ocorre porque os aneis traqueais não possuem rigidez normal. Isso resulta no colapso da parede da traqueia enquanto o cão inala. O colapso da parede da traqueia leva a um estreitamento da traqueia.
O sinal típico desse problema é uma tosse de ganso, às vezes com engasgos e respiração ofegante. Os sintomas são agravados pelo estresse e esforço. A tosse também pode ocorrer quando o cão come ou bebe.
Drogas broncodilatadoras podem tratar sintomas leves a moderados. Além disso, não exponha o seu Chihuahua a situações estressantes que possam desencadear episódios de tosse.
Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária. É aconselhável usar um arnês (não colar) em um Chihuahua para proteger a garganta e as vias aéreas do cão.
Doença Valvular Crônica
Cães de raças pequenas e de brinquedo (como os chihuahuas) estão predispostos a esta doença cardíaca comum de causa desconhecida. Cães com esta doença cardíaca têm alterações degenerativas nas válvulas cardíacas. Especificamente, os folhetos das válvulas crescem espessamente e a forma fica distorcida.
Como resultado, as bordas livres das válvulas não podem fazer contato. Isso faz com que a função da válvula e o débito cardíaco sejam reduzidos.
Complemente a sua leitura:
O sintoma característico da doença valvular crônica é um alto sopro cardíaco ouvido no lado esquerdo do tórax.
A doença é crônica e progressiva e, se não for tratada, pode evoluir para insuficiência cardíaca congestiva.
Problemas da articulação no Chihuahua
Luxação patelar
Luxação na patela é uma doença congênita em que o alinhamento dos ossos e articulações da perna traseira é anormal. Isso resulta em um deslocamento da patela para o lado da articulação.
O principal sintoma da luxação da patela é um salto intermitente no membro quando a patela sai do lugar. Dependendo da gravidade do problema, cães com luxação na patela podem precisar de correção cirúrgica.
Outros problemas de saúde da raça Chihuahua
Outros problemas de saúde de Chihuahua que precisamos prestar atenção incluem:
Hidrocefalia
Se você tem um Chihuahua, você notará que ele tem um ponto fraco no topo da cabeça. É chamado de molera. Este não é um problema de saúde, apenas uma característica da raça.
Mas, Chihuahuas com uma molera excepcionalmente grande são propensas a uma condição chamada hidrocefalia. Isso é causado por um acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano ao redor do cérebro.
Filhotes com menos de 9 meses são mais propensos a esta condição, embora alguns cães não apresentem sintomas até ficarem mais velhos.
A hidrocefalia causa convulsões, cegueira parcial ou completa, demência e eventual morte. Alguns cães com um caso leve de hidrocefalia podem sobreviver e crescer até a idade adulta.
O tratamento envolve o uso de corticosteroides e diuréticos para reduzir a produção de líquido cefalorraquidiano. Às vezes a cirurgia é necessária.
Chihuahuas com uma molera excepcionalmente grande são propensas a uma condição chamada hidrocefalia. A causa é um acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano ao redor do cérebro.
Tremor
Na verdade, isso não é um problema de saúde, mas se você tiver um Chihuahua, poderá perceber que seu Chihuahua tende a tremer, especialmente sob estresse ou excitação.
O cão brinquedo e os cães de raças pequenas têm uma taxa mais alta de metabolismo, fazendo com que eles percam calor corporal mais rapidamente do que outros cães maiores. O tremor é uma maneira de ajudar a gerar calor corporal.
Os Chihuahuas devem estar sempre protegidos contra o frio, portanto, mantenha seu Chihuahua aquecido com suéteres e cobertores na estação fria.