Problemas de tosse de Chihuahua
Esta seção abrange todos os diferentes tipos de problemas associados a filhotes e cães Chihuahua que têm problemas de tosse. Vamos olhar para as principais razões pelas quais um Chihuahua pode ter uma tosse.
Existem diferentes tipos de tosse, o cão pode:
- Parece ter problemas para respirar ou fazer sons que fazem parecer que o cão não pode recuperar o fôlego
- Pode estar fazendo um barulho de rouquidão
- Pode parecer estar engasgando
- Pode parecer ter desconforto
- Pode ou não ter pus
- A tosse pode ir e vir (aguda) ou pode ser um problema contínuo (crônico)
Às vezes, tossir pode ser um problema menor, mas para alguns cães pode ser um sinal de uma condição de saúde grave. Além disso, há problemas agudos e crônicos.
Então, vamos investigar esse problema e resolver os diferentes tipos de problemas de tosse, os sinais e sintomas que seu cão pode ter e opções de tratamento.
Discutiremos as duas coisas que você pode fazer em casa e quando for necessário envolver o veterinário.
Não é bem uma tosse
Existem algumas condições menores que podem fazer com que um Chihuahua faça alguns ruídos estranhos, mas tecnicamente não será uma tosse.
- Espirro Invertido - Isso é chamado de espirro reverso porque um cão terá espasmos que o fazem rapidamente desenhar ar em seu nariz em vez de um espirro em que o ar é rapidamente soprado.
Quando isso acontecer, um cachorro fará uma espécie de barulho roncando e estenderá o pescoço, e isso pode parecer uma tosse, embora não seja. A causa exata disso é desconhecida, no entanto, pode piorar se um cão estiver inalando certas substâncias, como perfumes, limpadores de tapetes, etc.
Normalmente, isso não dura muito tempo e não prejudica um cão. Com casos aleatórios, a medicação não será prescrita.
Se um Chihuahua sofre de ataques prolongados e frequentes, anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou descongestionantes podem ser prescritos. Normalmente, massagear suavemente o pescoço de um Chihuahua (longos e lisos golpes na área do pescoço) pode acalmar os espasmos.
- Soluços - Assim como nós humanos, cães podem ter soluços e alguns donos podem confundir isso com tosse. Estes podem ocorrer do nada ou um Chihuahua pode soluçar depois de comer muito rápido ou após o exercício.
Qualquer coisa que cause uma mudança no padrão respiratório do cão pode ajudar o soluço ir embora, encorajando seu Chihuahua a beber ou ter um pequeno lanche pode parar o espasmo.
Se você está usando apenas uma coleira no pescoço em seu chihuahua, isso deve ser repensado. Nunca há uma desculpa para anexar uma coleira no pescoço de um chihuahua e permitir que toda a pressão seja colocada no pescoço.
Todos os Chihuahuas, independentemente da idade e tamanho, devem usar para passear um peitoral que não aperta o pescoço. Além disso, o peitoral também permite um melhor controle, o que pode ser muito útil ao ensinar um chihuahua passear.
Um barulho de buzina como ganso | Tossindo e Chiado
Se o seu Chihuahua está fazendo ruídos que podem ser descritos como um som de buzina, isso pode apontar para traqueia colapsada. O cão também pode parecer engasgar, lutando para respirar e fazendo um som de chiado como se ele estivesse tendo problemas com as vias aéreas.
Esta é uma condição um pouco séria que muitos cães de raça de brinquedo são suscetíveis. A traqueia de um cachorro é feita de anéis de cartilagem. Se um ou mais desses anéis forem danificados, eles podem entrar em colapso para dentro e causar uma obstrução na traqueia.
Isso faz com que um Chihuahua tenha dificuldade para respirar quando o cachorro faz barulhos de tosse que soam semelhantes a uma buzina.
Você também pode gostar:
O Chihuahua é uma raça que é propensa a esta questão. Para alguns, é uma questão genética que faz com que esses anéis sejam mais fracos do que deveriam ser, o que os torna mais propensos a esse tipo de lesão.
Para outros Chihuahuas, mesmo que não haja fraqueza genética na cartilagem, a lesão ainda pode fazer com que isso aconteça.
A razão pela qual chihuahuas sofrem com isso é devido ao uso de uma coleira no pescoço do cachorro. Quando um Chihuahua usa apenas uma coleira e é levado para caminhar com a coleira, toda a pressão e tensão é colocada no pescoço muito frágil deste pequeno cão do tamanho de brinquedo.
Não é preciso muito para essa pressão esmagar um anel traqueal. Se você está usando apenas uma coleira em seu Chihuahua, isso deve ser repensado. Nunca há uma desculpa para anexar uma coleira no pescoço de um Chihuahua e permitir que toda a pressão seja colocada no pescoço.
Todos os Chihuahuas, independentemente da idade e tamanho, devem usar um peitoral que não aperta o pescoço. Além disso, os peitorais também permitem um melhor controle para passear.
Uma etiqueta de identificação pode ser anexada no peitoral. Apenas este elemento simples pode evitar a terrível condição da traqueia colapsada, uma vez que o peitoral trabalha para distribuir peso sobre os ombros, costas e peito, em vez de ter tudo estar sobre o pescoço minúsculo.
Sinais de colapso traqueal
- Uma tosse que parece uma buzina. A tosse pode aumentar quando o Chihuahua fica animado, come, bebe, faz exercícios ou está em clima quente.
- Respiração trabalhada. Se a respiração for severamente trabalhada, os lábios do cão podem ficar azuis enquanto ele luta pelo ar.
- Relutância em se exercitar. Isso será devido a uma combinação de problemas respiratórios e a dor que acompanha tal lesão.
- Tossir após beber água
Diagnóstico
Muitos veterinários experientes podem diagnosticar isso com base no som que o cão está fazendo e o fato de que o cão é um Chihuahua, já que esta raça é tão propensa a isso. Além disso, um raio-x pode ser feito para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
O objetivo principal será permitir que os anel(s) se curem. Isso é feito com o uso de supressores de tosse, broncodilatadores e corticosteroides (para controlar o inchaço). Em muitos casos, duas semanas são dadas para ver se esse tratamento funciona bem o suficiente. Se não, a cirurgia pode precisar ser realizada.
Cerca de 70% dos cães se recuperam bem o suficiente para não precisarem de cirurgia, mas precisarão ter cuidados contínuos, como manter o peso em um nível saudável (estar acima do peso contribui para problemas) e usar um peitoral e nunca uma coleira como mencionado acima.
Uma tosse profunda, seca e rouca
Isso pode ser um sinal de tosse de canil. Não deixe o nome enganá-lo. cães que nunca estiveram perto de um canil pode contrair isso. É uma doença respiratória altamente contagiosa na qual o sistema respiratório superior está infectado.
Afeta a traqueia e a caixa de voz de um cão. Isso geralmente causa uma tosse muito profunda e seca, mas alguns cães terão um barulho buzinando, semelhante ao descrito acima que é um sintoma de Trachea colapsada.
Sinais e Sintomas da Tosse de Canil
- Uma tosse seca, profunda e contínua
- Vomitar ou passar pelos movimentos e sensação de vômito sem produzir qualquer vômito. Um Chihuahua pode tossir tanto que causa espasmos que levam a isso.
- Descarga nasal aquosa
Só com alguns cães será possível:
- Febre
- Perda de apetite
- Fraqueza
Diagnóstico
Isso é diagnosticado pelo veterinário examinando o Chihuahua e também fazendo exame de sangue.
Tratamento
Complemente a sua leitura:
Com casos leves a moderados, pode ser deixado para executar seu curso, semelhante à forma como os humanos têm que esperar acabar um resfriado.
Se um Chihuahua está tendo problemas moderados a graves para respirar e a tosse for grave, pode ser dada medicação anti-inflamatória, juntamente com supressores de tosse. Só se um cão tiver febre é dado antibióticos, já que isso pode se transformar em pneumonia.
Uma tosse molhada e muco
Isso pode ser um sinal de pneumonia, que pode ser causada por muitas coisas: vírus, fungos, bactérias ou parasitas. A maioria dos cães Chihuahua adultos saudáveis não pegam pneumonia, tende a atingir filhotes muito jovens ou cães muito mais velhos e idosos.
Deve-se notar que se um Chihuahua que sofreu de traqueia colapsada (detalhes acima), isso o deixa vulnerável a pegar pneumonia.
Sinais e Sintomas de Pneumonia
- Uma tosse muito molhada. Em muitos casos, quando o Chihuahua tosse, um spray molhado de muco fino é perceptível.
- Febre
- Respiração rápida
- Pulso rápido
- Quando um Chihuahua tem pneumonia por um tempo sem tratamento, a tosse pode se tornar extremamente grave e o cão pode sentar-se com a cabeça para fora e nos seus cotovelos o que é feito por instinto para tentar respirar melhor.
Diagnóstico
Isso é diagnosticado com raios-X e com exames de sangue.
Tratamento
Esta é uma condição muito grave e qualquer Chihuahua que esteja mostrando sinais desse tipo de tosse deve ser levado para o veterinário ou hospital animal mais próximo imediatamente.
Antibióticos serão dados e o filhote ou cachorro precisará ter uma visita de acompanhamento para garantir que os pulmões estejam limpos.
Tosse prolongada apenas à noite ou enquanto estava deitado no peito
Esse tipo de tosse pode apontar para doenças cardíacas (também referida como insuficiência cardíaca congestiva). O coração não é capaz de atender adequadamente às necessidades do corpo do cão e fica enfraquecido. Isso afeta muitas outras áreas do corpo também, incluindo os rins, fígado e pulmões (o que fará com que o cão tenha uma tosse preocupante).
Sinais de Doença Cardíaca
Nos estágios iniciais, a tosse será errática. Em estágios posteriores, um cão pode estar tossindo o tempo todo. Os proprietários podem não estar cientes de que há um problema até que o Chihuahua esteja doente há algum tempo.
Muitas vezes é só quando o coração está tão fraco que outras áreas do corpo estão infectadas, que os proprietários saberão que algo está errado. É por isso que check-ups regulares e anualmente são uma parte importante para fornecer cuidados adequados.
Diagnóstico
Um veterinário diagnosticará isso através de raio-x e um ECG.
Tratamento
As condições subjacentes, incluindo os vermes cardíacos, serão tratadas. Medicamentos para o coração serão prescritos, juntamente com mudanças no estilo de vida que incluem uma dieta de baixo sal e um menor nível de exercício.
Tossindo sangue
Se um Chihuahua está tossindo sangue, o termo médico para isso é hemoptise. O sangue pode ser fresco (vermelho) ou seco (preto) e pode ou não ser acompanhado de espuma e/ou muco. Existem algumas condições médicas diferentes que podem causar hemoptise e todas são possibilidades bastante sérias que justificam um check-up veterinário imediato.
Aqui está uma lista das condições mais comuns que fazem com que um cão tosse sangue:
- Objeto estranho ou pedaço de alimento alojado no esôfago
- Doença Cardíaca - coágulos sanguíneos podem ter se formado que são então tossidos
- Infecção por vermes cardíacos - Isso pode causar uma condição chamada tromboembolismo pulmonar, que força o sangue para as vias aéreas
- Pancreatrite canino - Inflamação do pâncreas
- Câncer de pulmão
- Tuberculose - Esta é uma infecção bacteriana grave que pode fazer com que um cão tosse sangue misturado com muco.
- Ingestão de Veneno
Outras Condições
Outras condições de saúde caninas que podem produzir tosse são: bronquite crônica, infecções fúngicas, parasitas (vermes cardíacos), gripe, cinomose o ou ingestão de um corpo estranho.