Cães são conhecidos por comer coisas quando não é suposto.
Isto é especialmente verdadeiro para os filhotes de cachorro. Além disso, os cães têm um excelente senso de olfato, tornando-se bastante fácil de encontrar qualquer segredo para o chocolate que está escondido.
Esta pode ser uma combinação perigosa quando há chocolate em torno da casa.
O chocolate é derivado das sementes assadas de teobromina e cacau, que contém certas propriedades que podem ser tóxicas para os animais: cafeína e teobromina. Se ingerido, estes dois ingredientes também pode levar a várias complicações médicas e pode até mesmo ser fatal para o seu cão.
Você também pode gostar:
Sintomas de intoxicação por chocolate
- Vômitos
- Diarréia
- Aumento da temperatura corporal
- Aumento das respostas reflexas
- Rigidez muscular
- Respiração rápida
- Aumento da frequência cardíaca
- Baixa pressão arterial
- Convulsões
Sinais avançados (insuficiência cardíaca, fraqueza e coma) a quantidade e o tipo de chocolate ingeridos também são importantes, pois são os fatores determinantes para a gravidade da toxicidade.
Os três tipos de chocolate que você deve estar ciente são:
- Chocolate ao leite - sinais leves da toxicidade podem ocorrer quando 19 gramas por 0,450 gramas do peso de corpo é ingerida
- Chocolate meio amrgo - sinais leves de toxicidade poden ocorrer quando 8,5 gramas por quilo de peso corporal é ingerido;
- Chocolate cacau - este tipo de chocolate tem a concentração a mais elevada da cafeína e do teobromina. Portanto, tão pouco como dois pequenos quadrados de chocolate pode ser tóxico para um cão de 9 quilos.
Causas
Nas quantidades certas o chocolate pode tornar-se tóxico para qualquer cão.
Portanto, tenha cuidado de alimentar o seu animal de estimação qualquer coisa que possa conter chocolate e sempre mantê-lo fora do alcance.
Diagnóstico
Complemente a sua leitura:
Seu veterinário irá realizar um exame completo físico, incluindo um perfil de sangue químico, painel de eletrólitos e uma análise de urina. Estes testes ajudarão a determinar se há uma overdose de chocolate/cafeína.
O sangue também pode ser tomado para testar as concentrações teobromina, enquanto um ECG é realizado para ajudar a determinar se o coração está mostrando quaisquer anomalias no ritmo ou condução de batimentos cardíacos.
Tratamento
Seu cão deve ser visto imediatamente pelo seu veterinário, mas você terá de chamar o seu veterinário primeiro para descobrir se há cuidados imediatos que você possa começar.
É prática comum induzir vômitos e controlar eventuais convulsões, caso ocorram. Entretanto, você precisará manter seu cão fresco, calmo, e em um espaço quieto.
Fluidos serão dados para manter o seu cão hidratado como sua condição melhora.
Para evitar mais problemas, deve ser alimentado uma dieta branda por vários dias.
Prevenção
É crucial para a saúde do seu animal de estimação para manter os produtos de chocolate fora de seu alcance, pois não há antídoto para a toxicidade do chocolate.