Choramingar | Problemas de Comportamento do Cão
Autora:

Choramingar | Problemas de Comportamento do Cão

O choro é uma das muitas formas de comunicação vocal canina. Os cachorros geralmente se queixam quando estão buscando atenção.

Choramingar | Problemas de Comportamento do Cão

O choro é uma das muitas formas de comunicação vocal canina.

Os cachorros geralmente se queixam quando estão buscando atenção, quando estão excitados, quando estão ansiosos ou quando estão tentando agradar você.

Por que cães choramingam?

Comportamento de Apaziguamento

Alguns cães choramingam excessivamente quando interagem com pessoas e outros cães, geralmente enquanto adotam uma postura submissa (por exemplo, a cauda dobrada, o corpo abaixado, a cabeça para baixo, o olhar desviado).

Comportamento de saudação

Alguns cães choramingam durante as saudações. Este tipo de vocalização é geralmente motivado por excitação e pode ser dirigido a cães ou pessoas.

Procurando atenção

Alguns cães choramingam na presença de seus donos para obter atenção, recompensas ou desejo por objetos.

Ansiedade

Alguns cães choramingam em resposta a situações estressantes. Neste contexto, choramingar às vezes parece involuntariamente.

Outros problemas que podem causar o choramingar em cães

Ansiedade de separação

Se o seu cão apenas lamenta antes de você sair ou durante a sua ausência, ele pode ter ansiedade de separação.

Se este for o caso, o seu cão normalmente apresentará pelo menos um outro sintoma do distúrbio antes da sua partida ou quando for deixado sozinho, como caminhar, ofegar, babar excessivo, destruição (especialmente perto de portas e janelas), urinar ou defecar dentro de casa, depressão ou outros sinais de angústia.

Lesão ou condição médica

Cães frequentemente choramingam em resposta à dor ou a uma condição dolorosa. Se você perceber que seu cão vocaliza com frequência ou de repente começou a vocalizar, é importante levá-lo ao veterinário para descartar causas médicas.

O que fazer com o choramingar excessivo

Apaziguamento choramingar

Os cães podem tentar apaziguar pessoas ou outros cães quando percebem que uma ameaça ou agressão está sendo direcionada a eles.

Os comportamentos de apaziguamento incluem segurar as orelhas para trás, prender a cauda, ​​agachar-se ou rolar nas costas, evitando contato visual ou virando o corpo para o lado, para a ameaça percebida.

O lamentar do apaziguamento também é um comportamento normal em cães.

Você pode ser capaz de reduzir o apaziguamento do seu cão choramingando construindo sua confiança. Tente levar ele a uma aula de obediência que use técnicas de treinamento baseadas em recompensas.

Você e seu cão também podem tentar aulas de treinamento de truques ou esportes de cães como agilidade, flyball e freestyle musical (uma combinação de adornos e truques realizados com música).

Jogar jogos divertidos e interativos com seu cachorro, como puxar, pode aumentar a confiança do seu cão. Evite punição física e verbal. Intimidar o seu cão só diminuirá o seu nível de confiança e poderá aumentar o choramingar do apaziguamento.

Choramingar durante as saudações

Se o seu cão reclamar ao cumprimentar as pessoas, você pode desviar sua atenção para seus brinquedos favoritos. Simplesmente dizendo ao seu cão para ficar quieto durante as saudações geralmente não é eficaz porque, a menos que você tenha dado passos específicos para ensinar ao seu cão o que a palavra "Quieto" significa, ele não vai entender você.

Além disso, a maioria dos cães reclama quando cumprimenta as pessoas porque eles estão empolgados e, em um estado extremamente excitado, eles podem não ter controle sobre seu comportamento. Em vez disso, use procedimentos de gerenciamento para evitar que o seu cão fique excessivamente excitado.

Evite falar em tons excitados e altos e mantenha seus movimentos lentos e calmos. Espere para acariciar e interagir com seu cachorro até que ele fique menos animado. Também pode ajudar a ensinar o cão a fazer algo que você gostaria que ele fizesse, em vez de lamentar, como sentar ou apontar a mão quando ele cumprimenta você ou outras pessoas. Seu cão pode reclamar muito menos se ele estiver ocupado realizando algum outro comportamento mais educado.

Como ensinar segmentação manual

Tente ensinar seu cão a tocar a palma da mão estendida com o nariz durante as saudações para ajudá-la a manter a calma.

  • Segure a palma da mão estendida bem na frente do rosto do cão e espere até ele tocar com a ponta do nariz. Não diga nada. Apenas espere. Se ele não estiver prestando atenção, você pode dizer o nome dele para que ele se concentre em você, mas não diga mais nada e não mova a mão para o seu cão. Seu toque na palma da mão até o nariz não ajuda a ensinar o nariz a mover-se para a palma da mão. Se o seu cão não tocar na sua mão primeiro, você pode tentar remover e, em seguida, apresentá-lo novamente, ou movê-lo de um lado para outro na frente de seu rosto, ou esfregar um deleite na palma da mão para incentivar seu cão a cheirá-lo. Assim que sentir que o nariz do seu cão toca na palma da sua mão, diga “sim!” E alimente-o com um pequeno presente da outra mão.
  • Quando seu cão tocar sua palma da mão com segurança 9 em cada 10 vezes seguidas, comece a apresentar sua mão em lugares diferentes. Segure-o na lateral do rosto do seu cão, em direção ao chão e a alguns centímetros de distância, para que seu cão tenha que se mover em direção a ele para fazer contato. Finalmente, segure a palma da mão acima da cabeça para que ela tenha que alcançá-la. Lembre-se sempre de dizer “sim!” Assim que sentir que o nariz do seu cão entra em contato com a sua mão e, em seguida, dê um tratamento para ele.
  • Quando seu cão tocar sua mão 9 de 10 vezes seguidas, independentemente de onde você a estiver segurando, introduza uma sugestão ou comando para o comportamento, como "Diga oi". Primeiro, diga a sugestão e apresente sua mão. e espere o seu cão tocar nele. Quando ele fizer, diga “sim!” E dê um tratamento para ele.
  • Incorpore os amigos e a família do seu cão ao treinamento. Pratique sua nova habilidade em vários lugares: sua casa, a casa de um amigo e na rua durante passeios de coleira. Pergunte amigos que o seu cão conhece e gosta e que percorrem a sua rota regular e param para cumprimentar o seu cão para que possa praticar a segmentação manual com eles. Lembre-se de continuar a recompensá-lo quando ele responder corretamente.
  • O próximo passo é generalizar o treinamento para pessoas que seu cão não conhece. De antemão, diga a um amigo que nunca conheceu seu cachorro o que fazer ao conhecê-lo. Em seguida, convide a pessoa para sua casa ou combine com ela enquanto estiver passeando com seu cachorro. Durante a reunião, se o estranho apresentar sua mão e seu cão parecer confuso, ajude-a a sair. Lembrar o que fazer, pedir para tocar sua mão primeiro algumas vezes. Em seguida, peça ao estranho para tentar novamente.
  • A partir deste ponto, se alguém quer cumprimentar seu cão, seja em sua casa ou no mundo, explique que ele deve simplesmente estender a mão e esperar que seu cão se aproxime. Você pode sugerir seu cachorro dizendo: "Diga olá". Depois que seu cão tocar a mão da pessoa com o nariz, ele voltará para você por causa de seu tratamento. No caso em que a pessoa ignora seu pedido e estende a mão para dar um tapinha no seu cão, ele deve se sentir relativamente relaxado porque espera que a pessoa estenda a mão para ser tocada.
  • Tenha cuidado para não recompensar seu cão se ele fizer esse novo comportamento quando você não tiver pedido menos levantando sua mão para ele. Alguns cães podem ser agressivos e se aproximam das pessoas para tocar suas mãos, mesmo quando as pessoas não querem interagir. Recompense seu cão por tocar somente quando você tiver dado a sugestão.

Chamando a atenção

Se o seu cão usa um comportamento choroso para buscar atenção, recompensas ou objetos desejados, você precisa ensiná-lo que permanecer quieto é uma estratégia melhor. Às vezes, reduzir a lamentação em busca de atenção pode ser difícil, porque os proprietários podem, inadvertidamente, reforçar o comportamento. Perceba que qualquer contato visual, tocar ou conversar com seu cachorro - mesmo se você estiver repreendendo-a - tudo constitui uma atenção. Use linguagem corporal dramática, como afastar-se do seu cão ou cruzar os braços sobre o peito e ignorá-la completamente para indicar ao seu cão que sua lamentação em busca de atenção não funcionará.

Além de não reforçar o comportamento de choramingar, você precisa recompensar seu cão por ficar quieto. Ensine seu cão que ele deve estar sempre quieta antes de receber sua atenção, brincadeiras ou guloseimas. Procure regularmente o seu cão para lhe dar atenção e recompensas quando não estiver choramingando. Quando seu cão entender que o silêncio funciona bem para chamar sua atenção, ele não se sentirá motivado a reclamar.

Choramingar de ansiedade

Lamentar como resultado da ansiedade é difícil de eliminar a menos que a causa da ansiedade seja removida.

Anseio por causa da ansiedade geralmente é acompanhado por outros comportamentos nervosos, como andar de um lado para o outro, circular e lamber.

Muitos cães ansiosos não parecem capazes de controlar seus choramingos quando estão sob estresse extremo.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Choramingar | Problemas de Comportamento do Cão" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.